Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Traços do Mentiroso

Quem é que não conhece um mentiroso nesta vida? Bom, o fato é que algumas pessoas abusam desse artifício para tirar vantagem própria, para lesar e enganar terceiros. Se é doença, transtorno ou simplesmente maldade não é o intuito deste artigo, e sim aprender como diagnosticar o mentiroso. Existem alguns indícios que indicam como são os trejeitos de alguém quando está mentindo. Pelo menos três traços principais são notados no mentiroso, são eles:
Frase

Movimento dos Olhos

Eis aqui um dos mais característicos trejeitos do mentiroso: o jeito de movimentação do olhar. Se você conseguir identificar e aprender essa informação, poderá tirar vantagem e minimizar dores de cabeça com os mentirosos. Uma pessoa que está mentindo geralmente tenta ficar olhando para a esquerda, e, quando está dizendo a verdade quase sempre para a direita. Porque isso seria verdade? Isso acontece porque quando a pessoa mente ela está usando uma área do cérebro diferente da área de quem está falando a verdade. Para mentir, precisamos criar uma história, e isso acontece na parte da frente do cérebro, onde se localiza nosso lado criativo, que estará trabalhando firme para inventar a estória. Quando falamos a verdade a área que o cérebro é ativado é a traseira, pois temos de buscar a memória e nisso, movimentamos nosso olho para o lado direito. Isso se deve à movimentos espontâneos, naturais de nosso corpo e reflexos que dificilmente podem ser controlados. Com algum treino e muita paciência, você conseguirá descobrir os mentirosos por esse lado.
Mentiroso

Modulação de Voz

Na grande maioria das vezes o mentiroso apresenta um discurso descompassado e sem um padrão de altura. Isso acontece pois quem fala a verdade não precisa pensar no que está falando, só precisa ativar e lembrar o que realmente aconteceu e isso sugere uma narrativa calma, tranquila e numa entonação de voz. Já o mentiroso, por estar criando a história, vai Ter momentos em que falará devagar, fruto de estar concentrado em Ter que discursar e ao mesmo tempo pensando na história que terá de contar, com momentos de extrema excitação, rapidez e altura na fala, fruto de que ele está orgulhoso de estar conseguindo montar uma história convincente e se fazendo acreditar.
Traços do Mentiroso

Linguagem Corporal

Outra fácil de perceber é que a grande maioria dos mentirosos tentam encobrir seu rosto durante a mentira, nem que seja através de uma discreta coçadinha na cabeça – reflexo de que o cérebro percebeu que não vai contar a verdade e tenta impedi-lo, involuntariamente através da mão no rosto. O mentiroso tem por característica sempre iniciar um discurso com uma pequena porção de verdade e com uma pequenina porção de verdade no final, pois precisa disso para dizer que a pessoa se confundiu com o que ele falou, caso a mentira seja desmascarada. De uma forma ou outra, fique de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário