Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Uma chama nada Olímpica no Rio de Cabral


Em quatro dias de ataques, 72 veículos foram incendiados em diversos pontos do Estado do Rio de Janeiro. Só nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, foram 31 – sendo 13 carros, 2 vans, 11 ônibus, 2 motos, 2 caminhões e 1 microônibus.
Entre presos e detidos desde o último domingo, dia 21, há 188 pessoas. No balanço dos últimos quatro dias há um ferido, três PMs baleados sem gravidade e 30 pistolas e revólveres apreendidos, além de 11 fuzis, duas espingardas, uma submetralhadora 9 mm e seis
granadas. Também foi encontrado muito material combustível para incendiar carros e grande quantidade de drogas. Só na Favela da Chatuba, no Complexo do Alemão, na Penha, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreenderam uma tonelada de maconha.

Cerca de 350 homens – da Polícia Militar e da Polícia Civil – com o apoio da Marinha, que cedeu nove blindados, iniciaram a ocupação na Favela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quinta-feira. Pelo menos 115 ônibus ficaram sem circular na região, por causa da megaoperação. Segundo a Federação de Empresas de Ônibus do Rio (Fetranspor), a viação Nossa Senhora de Lourdes recolheu quase todos os seus coletivos à garagem, que fica próxima à favela.

Sete escolas e uma creche foram fechada. Das unidades de educação, apenas uma é estadual. No entanto, segundo a Secretaria de Estado de Educação, outras três escolas estaduais foram fechadas por conta da onda de violência, em Manguinhos, Madureira e Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Só no município, mais de 12 mil alunos ficaram sem aulas.
Bandidos integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam o tráfico de drogas na Vila Cruzeiro fugiram em direção ao Morro do Alemão. As duas comunidades fazem parte do Complexo do Alemão, que possui cerca de 160 mil moradores e é composto por outras 12 localidades: morros da Baiana, do Adeus e dos Mineiros e favelas Alvorada, Matinha, Nova Brasília, Pedra do Sapo, Palmeiras, Fazendinha, Grota, Chatuba, Areal e Chuveirinho.

O clima de terror que vem assolando várias partes do Rio de Janeiro desde o último dia 9 de novembro atravessou a Baía de Guanabara e chegou aos municípios de São Gonçalo e Niterói. O primeiro caso ocorreu por volta da meia-noite desta quarta-feira, dia 24 de novembro, na Travessa Santo Antônio, no bairro São Lourenço – a poucos metros da sede do 12º BPM (Niterói). No endereço, que dá acesso ao Morro do Boa Vista – onde o tráfico de drogas é controlado por criminosos da facção Amigos dos Amigos (ADA) – o Fiat Tempra vermelho placa LAM 9152 foi alvo de bandidos fortemente armados que carregavam um recipiente com gasolina.
“Ouvi o barulho de tiros, mas como tem um morro perto e isso não é raro, não me preocupei. O susto veio quando começou a explosão. Fui até a varanda e vi que havia vários homens armados atirando para o alto após atear fogo em um carro que estava estacionado. Um dos tiros atingiu o meu terraço”, relembrou um aposentado de 62 anos que é nascido e criado no local.

“Parecia um atentado terrorista. Nunca vi nada parecido. Depois que o carro começou a pegar fogo, os criminosos foram embora e os vizinhos ajudaram a apagar o incêndio no veículo”, relembrou.
Outros dois ataques ocorrem no Fonseca, na Zona Norte de Niterói. Enquanto criminosos atearam fogo no Fox KNW 5066, na Rua Soares Miranda, próximo a um dos acessos à Ponte Rio-Niterói, o Logus placa LAM 2248 foi incendiado na Rua São Januário.
O proprietário do veículo, de 1995, lamentou o fato de não ter seguro, mas comemorou por ser saído ileso do atentado. Várias equipes do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (Centro de Niterói) permaneceram de prontidão durante toda a madrugada de ontem.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ruy França, foi para o batalhão ainda de madrugada.
“Não queríamos que esse tipo de ação chegasse a Niterói, mas já que chegou, iremos intervir com extremo rigor. Vamos verificar de onde possam ter partido esses ataques e vamos reagir”, afirmou o coronel.

Já em São Gonçalo, os casos ocorreram nos bairros Pita e Porto da Pedra. No primeiro, criminosos atearam fogo em um veículo na Rua Mentor Couto. Já no segundo, o carro incendiado estava na Rua Camilo Flamarion.
O comandante do 7º BPM (São Gonçalo), tenente-coronel Cláudio Luiz da Silva de Oliveira, minimizou a segunda ocorrência, dizendo que havia a possibilidade do fogo ter começado na parte interna do automóvel, após uma pane elétrica.

Um homem foi preso após atear fogo em um microônibus da Viação Icaraí, placa LUV-6155, que fazia o trajeto Neves – Jardim Catarina, no bairro Porto da Madama, em São Gonçalo, no início da tarde desta quinta-feira, dia 25 de novembro.
A ação criminosa ocorreu por volta das 12h30 na Rua Comandante Ari Parreiras, altura do número 1056. No momento do ataque, além do motorista, havia três passageiros no coletivo. Entretanto, a única pessoa ferida foi um dos acusados de envolvimento no ataque, Luiz Henrique Saboia Pedro, 19 anos. Ele foi atingido pelas labaredas e acabou com as pernas, os braços e o rosto queimados.
O bandido, que usou uma garrafa pet com dois litros de gasolina para incendiar o coletivo, tentou se refugiar na Casa de Saúde e Maternidade Modelo, no Porto Velho, mas foi alcançado por policiais do 7º BPM e preso em flagrante. O outro criminoso conseguiu fugir.
Segundo a Polícia, a dupla é moradora do Complexo da Coruja, no Vila Lage, e receberia R$ 300 pelo serviço. A ordem para queimar o coletivo, de acordo com as investigações, partiu dos traficantes Maico dos Santos de Souza, o Gaguinho, Jogador ou 2G, 29, apontado como o chefão do pó daquela comunidade, e de seu braço-direito, Wallace Batista Soalheiro, o Pixote, 24.
De acordo com policiais do Serviço de Inteligência (P-2) do 7º BPM, os dois teriam repassado a determinação de promover atentados de duas das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) em liberdade: Fabiano Atanásio da Silva, o FB, 34, e Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, 36, que controlam o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio.
“Eles entraram no ônibus no ponto em frente à fábrica de sardinhas, no Porto Velho, pagaram passagem normalmente e sentaram no banco de trás. Momentos depois, senti o cheio de gasolina e vi os passageiros desesperados. Só consegui pegar minha bolsa e correr. Em oito anos de profissão nunca passei por uma situação parecida ”, comentou o motorista do coletivo, de 40 anos, que preferiu não se identificar.

As chamas foram tão intensas que atingiram a rede elétrica, provocando ausência de energia em algumas ruas do bairro, e uma motocicleta que estava estacionada na calçada. O veículo também ficou completamente destruído.
“Não sobrou nada da minha moto, apenas lembranças”, lamentou o comerciante Alessandro dos Santos, 46.
O acusado foi encaminhado à 73ª DP (Neves), onde os agentes constataram que ele possuía duas anotações criminais, uma por atentado violento ao pudor e outra por posso de entorpecente.
“Ele será autuado quatro vezes por tentativa de homicídio por conta dos ataques aos passageiros e ao motorista e por dano qualificado”, disse o delegado Luiz Antônio Ferreira, titular da distrital.

Quarta-feira, dia 24 de novembro:
1º BPM (Estácio)
Morros Prazeres e Escondidinho –> 2 carros recuperados (Honda Fit e Pegeout Passion), nas malas haviam vários tambores de produto inflamável e garrafas pet – 7ª DP (Santa Teresa)
3º BPM (Méier)
Favela do Jacaré –> 1 morto, 1 garrafa de gasolina, 1 pistola 9mm – 44ª DP (Inhaúma)
4º BPM (São Cristóvão)
Morro do Tuiutí –> 1 morto, 2 pistolas 380, 1 cinto de guarnição, 15 cartuchos de 380 – 17ª DP (São Cristóvão)
6º BPM (Tijuca)
Morro do Encontro –> 1 preso – 20ª DP (Vila Isabel)
Tijuca –> 1 preso, 1 galão de 2 litros de gasolina e 1 coquetel molotov – 19ª DP (Tijuca)

7º BPM (São Gonçalo)
Morro do Salgueiro –> 1 preso, 1 pistola 380, 1.053 cápsulas de cocaína e farto material de endolação – 74ªDP (Alcântara)
Morro do Salgueiro –> 1 preso e drogas – 74ªDP (Alcântara)
Boaçu –> 3 presos, 572 sacolés de cocaína, 3 pacotes de maconha, 1 pistola calibre 380 e 9 pedras de crack
Arsenal –> 1 morto
Boa Vista –> 1 auto recuperado e 2 presos – 74ª DP (Alcântara)
Morro do Martins –> 1 auto recuperado – 74ª DP (Alcântara)
Itaúna –> 1 preso, 39 cápsulas de cocaína
Favela do Pombal –> 1 ferido e 1 moto recuperada – 74 ª DP (Alcântara)
Portão da Rosa –> 2 detidos (menores), 9 pedras de crack, 3 tabletes de maconha, 572 sacolés de cocaína, 1 pistola 380 e 3 rádios transmissores – 74 ª DP (Alcântara)
9º BPM (Rocha Miranda)
Morro do Faz Quem Quer –> 3 mortos e 2 pistolas 380, 1 revólver, 51 papelotes de cocaína e 75 trouxinhas de maconha – 30ª DP (Marechal Hermes)
14º BPM (Bangu)
Vila Kennedy –> 1 preso, 1 granada, 2 bombas caseiras, 1 garrafa pet com material inflamável, moto recuperada – 34 ª DP (Bangu)
Bangu –> 2 presos, 5 litros de combustível – 34 ª DP (Bangu)
15º BPM (Duque de Caxias)
Vila Operária –> 1 preso, 1 detido (menor), 2 rádios, 1 fuzil, 1 pistola 9mm, 5.833 sacolés de cocaína, 1.260 pedras de crack e 2.010 trouxinhas de maconha – 62 ª DP (Imbariê)
Manguerinha –> 1 preso, 1 rádio – 59ª DP (Duque de Caxias)
Lixão –> 1 preso, 1 rádio, material de endolação – 62 ª DP (Imbariê)
Santuário –> 1 preso e drogas – 62 ª DP (Imbariê)
16º BPM (Olaria)
Morro da Fé –> 1 PM baleado no braço direito – Hospital Estadual Getúlio Vargas, transferido para o HCPM – passa bem – 38ª DP (Brás de Pina)
18º BPM (Jacarepaguá)
Jacarepaguá –> 2 presos, 2 detidos (menores) e 1 garrafa pet com gasolina – 32 ª DP (Taquara)
20º BPM (Mesquita)
Riachão –> 1 morto, 1 revólver 38, 225 trouxinhas de maconha – 56ª DP (Comendador Soares)
Chatuba/Mesquita –> 1 preso, 1 detido (menor) e drogas – 54ª DP (Belford Roxo)
Vila Operária –> 1 preso, 1 detido (menor), 1 pistola 9mm, 1 fuzil 762, 5.833 sacolés de cocaína, 1.260 pedras de crack, 2.010 trouxinhas de maconha, 1 rádio transmissor e R$ 59 – 62ª DP (Imbariê)
24º BPM (Queimados)
Brizamar/Itaguaí –> 1 preso
Guandu/Japeri –> 2 presos e farto material entorpecente
25º BPM (Cabo Frio)
Favela do Lixo -> 2 presos (que teriam envolvimento com a queima do veículo) – 126ª DP (Cabo Frio)
São Cristóvão –> 2 presos e drogas – 126ª DP (Cabo Frio)
27º BPM (Santa Cruz)
Antares –> 2 presos, 104 trouxinhas de maconha, 171 sacolés de cocaína, 9 frascos de cheirinho da loló, 66 pedras de crack e 2 coletes balísticos – 36ª DP (Santa Cruz)
Rolas –> 4 presos (reconhecidos como participantes da queima de ônibus) e 1 galão de gasolina – 36ª DP (Santa Cruz)
35º BPM (Itaboraí)
Reta Velha –> 147 trouxinhas de maconha, 86 papelotes de cocaína e 35 pedras de crack – 71ª DP (Itaboraí)
39º BPM (Belford Roxo)
Parque Floresta –> 8 mortos, 1 fuzil 556, 3 pistolas 9mm, 1 pistola 380, 1 espingarda calibre 12, 1 pistola 40, 1 metralhadora calibre 9mm, 564 sacolés de cocaína, 349 trouxinhas de maconha e 1.333 pedras de crack – 54ª DP (Belford Roxo)
41º BPM (Irajá)
Largo do Sossego –> 2 presos, 1 detido (menor) e drogas – 30ª DP (Marechal Deodoro)
Irajá –> 1 preso (que estava queimado no Hospital de Irajá e tinha um mandado de prisão contra ele) – 39ª DP (Pavuna)
BOPE
Chatuba –> cerca de 1 tonelada de maconha, 7 fuzis e 1 PM ferido levemente – 22ª DP (Penha)
Total quarta-feira, dia 24:
Presos: 37
Menores apreendidos: 8
Baleados: 1
Mortos: 15
PM ferido: 2
Armas: 17 de porte (pistolas e revólveres), 10 fuzis, 1 espingarda calibre 12, 1 metralhadora 9 mm, 1 granada, 2 bombas caseiras
Veículos recuperados: 2 motos, 5 carros
Material inflamável: 5 litros de combustível, 3 garrafas pet com material inflamável, 2 galões de gasolina, 1 coquetel molotov


Quinta-feira, dia 25 de novembro:
2º BPM (Botafogo)
Botafogo –> 2 presos, 1 detido (menor), 3 garrafas pet com gasolina (acusados que queimarem o carro na madrugada) – 12ª DP (Copacabana)

3º BPM (Méier)
Jacarezinho –> 2 presos, 2 mortos

6º BPM (Tijuca)
Vila Isabel –> 2 presos, garrafa pet com gasolina – 20ª DP (Vila Isabel)

7º BPM (São Gonçalo)
Morro do Galão –> 1 preso
Porto da Madama –> 1 preso

14º BPM (Bangu)
1 menor detido, 2 presos (mulheres), 1 revólver 38, cocaína e maconha ainda não contabilizada

15º BPM (Duque de Caxias)
Manguerinha –> 1 preso, 1 galão de gasolina, 1 isqueiro, corda e 1 carro recuperado – 59ª DP (Duque de Caxias)
Corte oito –> 1 granada – 62ª DP (Imbariê)

16º BPM (Olaria)
Vila Cruzeiro –> 1 PM baleado no braço esquerdo (fora de perigo)

20º BPM (Mesquita)
Chatuba –> 1 preso (atacou o DPO)

21º BPM (São João de Meriti)
Morro do Embaixador –> 1 preso, 1 pistola 45, 437 pedras de crack e 111 sacolés de cocaína – 54ª DP (Belford Roxo)

31º BPM (Barra da Tijuca)
Barra da Tijuca –> 1 preso, 2 galões de 30 litros de gasolina – 16ª DP (Barra da Tijuca)

41º BPM (Irajá)
Cavalcante –> 6 dinamites, 6 espoletas, 1 relógio com pilhas (encontrado por garis na lixeira) – 29ª DP (Madureira)
Estrada Rio do Pau -> 2 presos, 1 garrafa com gasolina – 39ª DP (Pavuna)

UPP Pavão Pavãozinho
500 munições de 762 – 13ª DP (Ipanema)

BPRv
Avenida Brasil –> 5 litros de álcool, 5 litros de gasolina, 1 réplica de pistola – 38ª DP (Brás de Pina)

Total quinta-feira, dia 25 (até às 22h):
Presos: 15
Menores apreendidos: 2
Baleados:
Mortos: 2
PM ferido: 1
Armas: 1 pistola, 1 granada e 1 revólver
Veículos recuperados: 1
Material inflamável: 4 garrafas pet com material inflamável, 3 galões de gasolina, 6 dinamites, 6 espoletas, 1 garrafa com gasolina, 5 litros de gasolina e 5 litros de álcool

Nenhum comentário:

Postar um comentário