Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

EMAGREÇA

a
Divulgação
.
Se sente mais gorda? Normal, toda a gente ganha mais peso quando tem períodos de inatividade, principalmente no Inverno, porque esteve doente, ou grávida entre outras causas que podem aumentar a quantidade de gordura no seu corpo. Agora o problema é como perder o peso que acumulou nesse tempo em que fez menos atividade física. Não é impossível emagrecer, perder peso rápido é mais complicado e por vezes até pouco saudável.
Agora deve estar a perguntar se existem simpatias para perder peso. Sim, existe uma simpatia para emagrecer, mas tem que ter fé, força de vontade e fazer sacrifícios. Como fazer a simpatia para perder peso? É simples e fácil, só tem que seguir os princípios dos Monges Franciscanos para emagrecer. Outras simpatias que não assentem numa filosofia de contenção e auto-controlo da gula, assim como no trabalho físico, não funcionam. Se você quer perder peso, tem que se sacrificar. Controle o seu apetite e controlará o seu peso. Tenha disciplina na escolha do que come e conseguirá perder peso sem grande dificuldade.
Esta simpatia para emagrecer, é uma simpatia a São Francisco de Assis.
Você vai comer como um monge franciscano e trabalhar como um servo de Deus dedicado e sempre com fé para perder o seu peso em excesso.
Uma dieta franciscana é simples e pobre em calorias, porém rica em nutrientes.
Mandamentos para fazer uma Dieta Franciscana e emagrecer com saúde:
1-     Evitar as tentações do pecado da gula, tais como alimentos processados (por exemplo, refrigerantes, doces, sobretudo aqueles que têm recheio e coberturas doces), fritos, pão branco, excesso de hidratos de carbono (como batatas fritas), pizzas, salsichas, molhos, maionese. Você deve substituir os molhos, a gordura e o sal por ervas aromáticas e temperos naturais, tais como: suco de limão e vinagre.
2-     Prefira sempre o cru, o grelhado e o cozido ao frito e ao refogado. Evite comer carne vermelha, prefira sempre o peixe ou as carnes brancas e magras das aves.
3-     Não ingira só proteínas, combine com legumes cozidos ou saladas, varie as combinações de vegetais para não enjoar um vegetal.
4-     Evite ingerir batatas ou arroz, assim como misturar estes dois alimentos com pão. Se comer pão não pode comer arroz ou batatas, se comer batatas ou arroz está proibida de comer pão.
5-     Coma sopas e caldos e substitua a batata (na época de S. Francisco de Assis não eram consumidas batatas pela sociedade ocidental) por nabos, abóboras e cenoura ou outros vegetais não calóricos.
6-     Encha o estômago com sopa antes de comer o prato principal, pois assim retira uma parte da fome e come menos calorias.
7-     Coma salada em grandes quantidades, evite comer carne e farináceos em excesso.
8-     Evite as sobremesas, estas são só adequadas para épocas de festa a título excepcional (dias santos).
9-     A gula é pecado, por isso coma dentro das leis de Deus. Pense sempre antes de encher completamente o seu prato, ou repetir pela segunda vez, que no mundo alguém não tem pão na mesa e que o seu apetite desmedido ofende Deus. Sempre que colocar comida no seu prato deixe sempre 1 terço do mesmo vazio e nunca repita a dose, se não souber medir a comida no prato, passe a usar um prato ou tigela mais pequena. Use um prato maior só para a salada.
10-  Não deve passar muitas horas sem comer, porque se o fizer, a seguir cometerá o pecado da gula, pois a comida que estiver na sua frente entrará na sua boca sem que você tenha tempo de pensar e escolher o que é melhor para a sua saúde.
11-  Coma fruta da época e escolha fruta pouco calórica, como a melancia.
12-  Faça menos comida para evitar cair em tentação de comer demais.
13-  Se comer carne, coma carne com osso.
14-  Quando comer laticínios, coma iogurte magro se possível sem adição de açucar, queijo fresco e leite magro. Prefira os iogurtes simples, sem pedaços, sem açúcares, sem cereais, se quiser adicione fruta aos iogurtes.
15-  Ingira mais calorias pela manhã (coma bem e equilibradamente no café da manhã) e vá diminuindo ao longo do dia, tal como faz um monge que precisa de muita energia para trabalhar durante o dia e de se purificar à noite. Tem que se castigar pelos pecados da gula anteriormente cometidos.
16-  Beba toda a água que quiser e necessitar, se tiver sede beba sempre água, nunca outra bebida, excepto chá ou café, mas sem açúcar. De preferência 1 a 2 copos de água antes de cada refeição.
17-  3 a 4 vezes por semana caminhe 500 a 1000 passos em redor de uma igreja. Ajoelhe-se 50 vezes perante a cruz (em casa). E visite 3 igrejas por dia indo a pé e benzendo-se com a água benta das 3 igrejas para afastar o pecado da gula. Em cada uma deverá deixar um donativo (1 moeda) do dinheiro que você conseguiu poupar por comer menos.
18-  Deve andar a pé sempre que possível (evite andar de carro), suba escadas em vez de andar de elevador. Lembre-se que São Francisco e seus monges deslocavam-se sempre a pé.
19-  Se puder frequente uma academia e faça exercício físico localizado para emagrecer e também perder a barriga. Para perder a barriga pode se deitar de costas na cama e puxar as pernas juntas para cima as vezes que conseguir, comece por fazer isso 5 vezes por dia, aumentado mais 5 a cada semana que passa até ficar no máximo 100 vezes. Se não tiver dinheiro para pagar o custo de uma academia, use a sua imaginação e use por exemplo garrafões ou garrafas de plástico cheias de água como se fossem pesos de fazer ginástica. Cada litro de água tem o peso de 1 quilo, se fizer exercício com um garrafão com 5 litros estará a levantar 5 quilos.
20-  Todas as semanas deve fazer o bem aos necessitados, aos doentes, aos desafortunados, aos inválidos, aos órfãos, indo visitar por exemplo idosos ou familiares doentes e ajudando-os nas suas tarefas, pois fazer o bem a outrem é servir a Deus.
21-  Ofereça o seu trabalho para limpar lugares santos (igrejas, altares, capelas, mosteiros, basílicas e santuários).
22-  Limpe todas as semanas a fundo a sua casa (limpe bem os seus santos, o local onde tem a sua Bíblia), ao sábado de preferência para quando chegar ao dia do Senhor (o domingo) poder venerar Deus tendo a sua casa limpa.
23-  Coma sempre que puder sentado e faça uma pequena oração de agradecimento pela sua refeição. Coma sempre em ambiente calmo, evite ter a televisão ligada.
24-  Coma alimentos que tem que ser colhidos, descascados, partidos ou arranjados no ato de comer, você tem que se esforçar para poder comer.
25-  Tente sempre consumir produtos criados ou cultivados por si.
26-  Cozinhe sempre a sua comida e a partilhe com outras pessoas, se possível.
27-  Deve saborear a comida, comer devagar e mastigar pelo menos 7 vezes o que põe na boca antes de engolir, pois a comida que temos no prato é uma dádiva divina e um privilégio, pois nem todos somos abençoados com comida a cada refeição no planeta Terra.
28-  Pense: “nunca irei desmotivar de conseguir perder peso, porque estou no caminho do bem, irei com serenidade fazer este regime franciscano e com a bênção de Deus vou alcançar calmamente os meus objetivos, pois estou iluminada por São Francisco de Assis.”
29-  Ame-se a si próprio pois só pode amar os outros como se fosse a si mesmo, caso tenha auto-estima e amor-próprio. Respeite o seu corpo, nunca abuse dele a comer ou beber em excesso. Se perder peso, irá ganhar saúde.
Oração a fazer em cada igreja (que visitar) para emagrecer:
Senhor a gula, já não é mais meu pecado,
Nesta igreja me benzo,
E todos os dias emagreço,
Por Ti caminho, por Ti faço, por Ti me sacrifico,
Não irei carregar comigo mais o peso do pecado da gula,
Pois muitos Teus filhos padecem de fome,
De hoje em diante dar-te-ei uma moeda todos os dias com o que poupo por não comer demais,
Deposito 1 moeda nesta igreja,
Devolvei-me a beleza e a saúde que o pecado da gula me tirou,
Irei sempre me privar de comer em excesso,
Ao jantar vou-me sacrificar só comendo sopa, fruta e um pouco de carne ou peixe com vegetais e com um pouco de massa ou arroz.
E chá ou água com um pouco de pão e uma fruta vou cear, assim como fazia São Francisco de Assis (dia sim, dia não).
Quando depositar a moeda na caixa de oferendas diga:
Troco esta moeda por saúde e pelo peso que sai de mim, dando-me leveza e agilidade para fazer o bem.
Nota:
Quando fizer esta simpatia para emagrecer, deposite sempre moedas douradas nos ofertórios das igrejas que visitar. Se possível inicie esta simpatia para emagrecer em Lua minguante. Siga os mandamentos de São Francisco para emagrecer durante 21 dias no mínimo, o ideal serão 6 meses.
Evite dietas loucas de só comer um alimento (por exemplo, a dieta do abacaxi, em que se pode comer só abacaxi) ou tipo de comer (dieta em que se come só sopa por exemplo), das que prometem emagrecer depressa, ou emagrecer 5 ou 10 quilos em uma semana ou mesmo em 1 dia. Emagrecer rapidamente é perigoso e tem efeito contrário, pois quando abandonar o regime o seu organismo estará desequilibrado, com falta de nutrientes e você com a saúde mais débil e o seu corpo irá fazer tudo para acumular nutrientes quando você comer comida normal. Se perder 10 quilos em uma semana, nas próximas 3 a 4 semanas sem regime poderá engordar 10 a 15 quilos. Quem quer perder peso rápido, acaba por perder a saúde também. Simpatia para emagrecer rápido infalivel, não existe, tão pouco para emagrecer urgente. Lute pelo seu peso ideal com Deus e São Francisco ao seu lado, o poder de emagrecer está consigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário