Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Definição de Felicidade

Um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de janeiro), foi conduzido para tentar identificar o que a felicidade, significava para as pessoas, dentro de uma perspectiva da sociedade brasileira. O objetivo, segundo os pesquisadores,era traçar um perfil do conceito de felicidade para a população, para verificar se o fato de ter muito dinheiro afetaria as pessoas.
Existe uma área de estudo denominada Bem Estar Subjetivo, que faz uma diferença entre os conceitos de felicidade, que seria um estado interior da pessoa, indenpendente das circunstâncias exteriores e satisfação, que costuma ser uma sensação temporária, mais ligada a fatores externos. Esses estudos científicos, devem ser feitos de forma relativa,medindo as diferentes realidades sociais de cada país e sua população, para que o conceito de felicidade possa ser entendido por todas as pessoas que participaram desse estudo, que associa a sensação de alegria e bem-estar, ao dinheiro que elas possuem.

Dinheiro e Felicidade

Definição de Felicidade
Definição de Felicidade
A prosperidade pode ser um meio para se alcançar a felicidade, pois dá condições às pessoas de ter uma situação digna de sobrevivência. Nesse caso, quando há um aumento de renda, ou desenvolvimento econômico do indivíduo, ele se sente mais feliz, porque é capaz de realizar ou obter coisas que antes não tinha condições de ter. Pessoas mais realistas, além de afirmarem que dinheiro traz felicidade sim, ainda completam falando que, quanto mais se tem bens materiais, melhor se vive.

Conceito Oriental de Felicidade

Conceito
Conceito

Pesquisas Realizadas

De acordo com pesquisadores da UFRJ(Universidade Federal do Rio de Janeiro), o conceito oriental de felicidade está muito próximo do que a psicologia sugere, pois se baseia no estado interno do indivíduo, suas emoções, seus sentimentos,dependendo muito pouco das situações externas. Já no conceito de satisfação, a sensação de bem-estar,costuma ser temporária, e está sempre ligada aos fatores externos,que costumam dar prazer as pessoas, como por exemplo, ganhar um aumento de salário, ou comprar uma roupa nova, sendo considerado apenas um caminho para se chegar à felicidade.

Conceito de Felicidade na Psicologia

Psicologia
Psicologia
De acordo com estudos relacionados à psicologia, a felicidade pode ser conceituada como uma sensação de bem-estar constante e interiorizada, porém que tem relação com os estados de satisfação, relacionados também com fatores econômicos favoráveis que o indivíduo apresenta. Segundo alguns pesquisadores, atividades filantrópicas, como ajudar pessoas carentes com dinheiro, por exemplo, ou fazer parte de alguma congregação religiosa, também pode estar relacionadas, de forma diferente com a questão da prosperidade.
Pessoas altruístas tendem a apresentar um estado mais permanente de satisfação,pois consideram que sua felicidade está associada a ajuda que oferece aos outros seres humanos. O que realmente importa para as pessoas, no entanto, é fazer com que outros valores, que não os materiais, se solidifiquem,para proporcionar estados de satisfação e sensação de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário