Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dalits. Eles se revoltaram na Índia por ter que limpar excrementos humanos com a mão


 
 
A sociedade indiana está repleta de muitas práticas do mal, alguns dos quais equivale a atrocidade a uma ou outra seção do dalit (ou casta) / seções privadas da sociedade. Uma tal atrocidade é a: a remoção de excrementos humanos por seres humanos, com o mínimo de ajuda de vassouras, scarpers metal e baldes. Esta prática foi oficialmente suposto ter sido proibida em 1993 pelo Governo da Índia. lapsos Oficial e apatia à parte, as pesquisas pela ativistas que trabalham contra esta prática mostra que até agora mais de 14 lakhs dos catadores ainda estão sofrendo ignomínia e quase 95% desses trabalhadores são mulheres. Esses catadores são o segmento de dalits intocáveis, que foram presos nesta profissão como um trabalho de nascimentos de base. Os Estados não tomaram o ato de abolição desta prática com seriedade e até mesmo muitos 1999-2000 um Estado não haviam notificado o ato. É nesta perspectiva que a ação social do grupo Safai Karmachari Andolan deu uma chamada para a abolição desta atrocidade até o final de 2010.

A limpeza manual é um ramo da "intocabilidade" praticada na Índia. Muitas sociedades feudais viram o nascimento hierarquia baseada em castas, mas o sistema de castas indiano foi legitimada através da Sagrada Escritura para torná-lo um fenômeno religioso. Muitas fatores têm contribuído para a emergência de casta, classe, raça e religião. Atualmente a teoria da raça não achar graça muito com os estudiosos sérios decasta. Os principais fatores contribuintes foram os econômicas e religiosos. Em sua famosa frase pontos Ambedkar que "casta não é uma divisão do trabalho, é uma divisão dos trabalhadores". Ele coloca mais ênfase nos fatores ideológicos e religiosos. Em sua análise, estes fatores estão interligados como fatores que influenciaram civilizacional e resultou em mudanças sociais, levando à formação do sistema de castas.

A evolução da sociedade de castas foi um processo lento. Sua continuidade foi assegurada, tornando hereditário. O tabu primitivo em comer junto e casamento tornou-se o direito de castas, que por sua vez levou aos limites do casamento e complicadas regras de endogamia e exogamia. A continuidade do sistema de castas dependia vasta rede de sub-castas, as quais foram relacionadas com as profissões. Esta sub-casta - jati - passou a ter maior relevância e se tornou a base do funcionamento da sociedade hindu. Como tornou-se casta hereditária com estreita ligação entre a ocupação e sub-castas, que resultou em uma checagem automática de indivíduo subir na hierarquia de castas.

Untouchablity é o resultado deste sistema de castas e limpeza manual é a expressão subumanas dos mesmos, sendo que das piores atrocidades perpetradas pelas castas superiores sobre as castas baixas. Este é o conceito-chave inerentes poluição pureza, renascimento e teorias que foram usadas para escravizar a casta baixa e mantê-los ligados à ocupação subumanas. Khalid Akhtar (Hardnews Media, março 2008) aponta que as primeiras referências a ele são encontrados em Narada Samhita e Samhita Vajasaneyi. Em Narada Samhita uma das 15 funções listadas para intocáveis, um é a remoção de dejectos humanos. Em Vajasaneyi Samhita, chandalas são referidos como escravos envolvidos na eliminação dos excrementos humanos. Mesmo dalits outro olhar sobre eles e todos a avenida de interação social, sob qualquer forma que lhes foram negados.

Escavações em Lotha em Gujarat mostram que a civilização Harappan tinha água do sistema de saneamento baseado. Os banheiros estavam conectados por esgotos e bueiros e tinha câmaras. Com o declínio da civilização Harappan esta tecnologia entrou em esquecimento.

O sistema de limpeza manual continuou nos tempos medievais também. Enquanto os reis muçulmanos fizeram introduzir técnicas diferentes em lugares. Como tal, a política comunitária, como é seu costume, está tentando propagar que desde que os muçulmanos usaram burka, as mulheres não podiam sair às selvas, eles introduziram a limpeza manual. Esta é outra maneira de colocar a culpa dos problemas internos de fonte externa. Isto está longe da verdade. Observação e pesquisa no sistema de fortalezas Mughal "saneamento mostra que eles tinham pequenos pontos nos quartos de banho dos fortes Mughal que foram utilizados como banheiros. Os resíduos destes banheiros foi realizado pela força gravitacional dos baluartes com a ajuda de água. Esta técnica tem sido visto no Forte Vermelho em Delhi, nos palácios do Rajastão, em Hampi, Karnataka e em Thiruvananthapuram, Kerala.

O britânico alegou que eles vieram aqui, trazendo "Fardo do Homem Branco" de civilizar o Oriente, mas, tanto quanto retrógrada práticas sociais estavam preocupados que estavam despreocupados com esses. No caso de limpeza manual eles colocaram o selo de aprovação sobre esta sistematizando-o e criando os cargos de catadores no exército, ferrovias, municípios e grandes cidades. Salvo alguns lugares que não colocou rede de esgoto na maioria dos lugares, como já observaram que o sistema de limpeza está no lugar. Devido às mutações industriais, final de artesanato e pauperização de uma parte da sociedade, alguns deles forçados a se juntar a este trabalho.

"Rebelião contra a casta e sua receita em 'Ambedkars Aniquilação de casta e os esforços de Mahatma Gandhi para erradicar untouchabilty, as experiências com novos modelos de banheiros, teve um efeito mínimo sobre a situação social total, como a transformação social tem sido dolorosamente lento. Depois de particionar o "intocáveis" do Paquistão não foram autorizados a vir para a Índia eo Governo da Índia não tente muito para a passagem segura do grupo para a Índia. E aqui a situação continuou como tal ficou a dever a que a vida era uma humilhação total para este setor da sociedade persistisse. Durante muitas décadas atrás a pressão dos movimentos sociais está a obrigar as autoridades do Estado a abolir esta prática e reabilitar os catadores. Como de costume, a resposta do Estado foi cozido e meia há uma falta de efetividade da mesma. A etapa dos movimentos sociais para fazer tudo, a campanha de advocacia e outras pressões, para garantir que esta prática é posto para descansar é muito importante.

Sabe-se que a opinião popular e os esforços de todas as pessoas sensíveis a este fim são necessários neste momento de tempo para remover essa mancha na sociedade indiana, independentemente da sua sanção, por parte das Escrituras Sagradas e práticas tradicionais. Bastante é bastante, essa atrocidade em uma seção da nossa sociedade tem que ser interrompido imediatamente, eles precisam ser rahabilitated à vida digna, venha o que vier.

markthetruth.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário