Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

Uma diva chama SELENA



.


Yolanda entra na vida de Selena





Yolanda e Selena no dia-a dia trabalhando na loja da Sel

Aproximadamente há cinco anos atrás (1990), pouco antes da carreira de Selena se tornar bastante intensa, Abraham começou a receber ligações de San Antonio, Texas de uma mulher chamada Yolanda Saldivar. Esta lhe disse que estava interessada em fundar um fã clube em homenagem à Selena. No começo, Abraham a ignorou. Depois, devido a persistência de Yolanda, resolveu ceder pensando na publicidade que isso traria para Selena. Saldivar que trabalhava como enfermeira de pacientes tuberculosos em San Antonio, no Chest Hospital, tornou-se fã numero 1 de Selena.
Embora tivesse 30 anos gritava como uma adolescente nos shows de Selena. Ela transformou sua casa num verdadeiro culto à Selena com fotos de todo tamanho. Saldivar tinha permissão para entrar no ônibus da banda sempre que esta se apresentava em San Antonio. Mas Selena começou a ter um contato maior com sua futura assassina, depois de tê-la contratado como gerente de suas butiques localizadas em Corpus Christi e em San Antonio, Texas."Yolanda já era presidente do fã clube por quatro anos, então concordei com a contratação dela" Disse o pai de Sel.
O que a família não sabia era que, no começo dos anos 80, Yolanda tinha sido acusada pelo seu então patrão, um médico, de lhe furtar $9.000( nove mil dólares). Contudo, o caso não chegou a ir aos tribunais devido a um acordo. Selena não percebia a obsessão de Saldivar por ela. Quando Selena adorou o anel em formato de ovo faberge que Yolanda lhe dera, Abraham alertou a filha sobre o verdadeiro significado daquele presente. Ele estava preocupado com a aproximação de Yolanda. Contudo, Selena retrucava dizendo: "Oh, papai , deixa disso! Todo mundo que se aproxima de mim é estranho para o senhor."
Até os funcionários da boutique reclamavam de Yolanda. Diziam que ela era muito manipuladora e era incompetente para administrar a loja. Entretanto, Selena relutava em acreditar que por trás daquela fã tão dedicada existisse algum outro interesse obscuro que não fosse somente carinho.
Em fevereiro de 1995 os problemas envolvendo Yolanda e o fã-clube, começaram.
As pessoas reclamavam que não tinham recebido o material do fã clube apesar de terem pago por ele. Então, a família Quintanilla resolveu chamar a atenção de Yolanda que além de presidir o fã clube, também gerenciava a Boutique de Selena. A família notou que começava a sumir dinheiro da boutique. No começo de março do ano de 1995, Selena demitiu Yolanda. Contudo apesar da demissão, Yolanda ainda devia explicações porque alguns documentos estavam desaparecidos.

No dia 30 de março Selena foi ao encontro de Yolanda que se encontrava hospedada num motel, a fim de pegar esses papeis que faltavam. Ao chegar em casa, Selena se deu conta de que ainda estavam sumidos importantes documentos e, na manhã de 31 de março retornou ao motel. As 11:47 da manhã daquele dia depois de uma forte discussão entre as duas, Yolanda atirou em Selena.

Segundo depoimentos de empregados do motel, onde o fato ocorreu, Selena sangrando muito chegou até a recepção do motel e disse .. ."Tranquem as portas ela vai atirar em mim de novo" Disse Shawna Vela recepcionista do motel."Ela gritava 'socorro. socorro' .Eu levei um tiro.' "Selena estava com a mão no peito" Afirmou Rosalinda Gonzalez, uma assistente da gerência do motel. " Selena foi caindo devagar e logo se formou uma poça de sangue.
Então ela perguntou quem tinha atirado e Selena lhe disse "Yolanda do quarto 158. Nada se pôde fazer para salvar a vida de Selena. Segundo o médico responsável por seu atendimento no hospital.O tiro rompeu uma veia do coração fazendo com que Selena perdesse muito sangue rapidamente. No mesmo ano o julgamento de Yolanda começou. A imprensa deu destaque ao caso que foi noticiado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. (JORNAL NACIONAL)

Fãs de Selena lotavam a frente do Tribunal protestando contra Yolanda com cartazes. Em outubro de 1995, Yolanda foi condenada a prisão perpétua pelo assassinato de Selena." Selena tinha a mesma personalidade de minha esposa, " Abraham diz. " Se eu vejo uma discrepância, então eu fico alerta. Mas Selena poderia ver 20 discrepâncias e então, quando acontecia algo realmente grave.
Em março, Abraham tinha acusado Saldivar de desviar dinheiro do fã clube e das boutiques. A família tinha achado quatro cheques incluindo um de $3.000, que ela tinha escrito em seu nome e tirado da conta do fã clube. " Se você alguma vez viu um animal coagido você saberá como ele reagirá , "Abraham diz. Abraham não tinha noção de que depois daquela confrontação entre eles e Yolanda, ela compraria um revólver calibre 38 em San Antonio." Segundo Manolo Gonzales, Seelna não queria Yolanda por perto, mas pela sua natureza, queria resolver as coisas da melhor maneira possível para não magoar ninguém. "Ela queria afastar Yolanda dos negócios mas não queria perder sua amizade. Eu acho que Selena via em Yolanda uma pessoa dedicada, alguém em que ela poderia confiar. Selena era uma pessoa que confiava muito nos outros".
Em março (1995), Selena enviou Saldivar a Monterrey, México onde ela estava planejando abrir uma boutique nova. Saldivar foi avisada de que quando ela voltasse ela deveria fornecer as declarações de banco e outros documentos que poderiam estabelecer a sua inocência. Ao retornar, Saldivar ligou para Selena e disse que tinham lhe roubado o carro e ela tinha sido seqüestrada e estuprada. Ela parecia histérica ao telefone. Selena sentia que Saldivar estava protelando. Mesmo assim a cantora tinha esperança de que seu pai tivesse se enganado sobre Saldivar. Selena insistiu que Saldivar fosse ao médico quando ela voltasse a Corpus Christi.Na quinta-feira à, 30 de março, Saldivar ligou novamente para Selena do Motel Days In, que não ficava muito longe da Q Produções (escritório e estúdio da família Quintanilla). Mas quando Chris e Selena chegaram ao motel, Saldivar não forneceu os documentos que Selena esperava receber e também não foi ao hospital. Aproximadamente meia-noite, Saldivar liga novamente para Selena dizendo que estava sangrando por causa do estupro. Ela pediu que Selena voltasse ao motel, mas o Chris persuadiu a esposa para lidar de manhã com isto. Selena partiu cedo na sexta-feira para se encontrar com sua algoz . Elas foram para o hospital onde Saldivar reivindicou ter sido estuprada.Não houve nenhuma testemunha do que exatamente aconteceu quando elas voltaram ao hotel. Presumivelmente, Selena resolveu despedir Saldivar. Uma empregada que limpava um quarto de hotel escada acima falou para a polícia que ouviu gritos. Então ela ouviu o tiro. Ela olhou da janela e viu duas mulheres que corriam pela piscina. A pessoa estava gritando pedindo por ajuda e estava apertando o tórax. A outra mulher tinha uma arma na mão direita dela. Selena chegou ao salão de entrada do hotel onde o balconista fechou a porta e chamou uma ambulância. Ela estava sangrando em profusão por causa do ferimento nas suas costas. Uma testemunha perguntou quem tinha atirado e Selena disse " Yolanda, " . Na mão de Selena estava o anel no formato de ovo fabergé que Saldivar tinha lhe dado de presente
Na foto Selena com o anel
Image hosted by Photobucket.com


Yolanda ficou horas dentro de seu carro veja foto abaixo) ameaçando se matar.
Image hosted by Photobucket.com.
Ela dizia várias coisa dentre elas... " O pai de Selena me levou a fazer isso. Ele me expulsou da cada deles, da vida deles"
Olá!!! Sou fã da cantora Selen,a desde o dia que assisti ao filme sobre a sua breve vida! O que me chamou a atenção para essa cantora foi seu carisma, seu talento, sua alegria de viver!!!
Ela encantava a todos com seu jeito simples e alegre de ser.
Infelizmente, Selena morreu aos 23 anos de uma forma trágica! Nós fãs do Brasil e do mundo todo continuaremos a homenagear essa cantora que, com certeza, seria uma das Divas fazendo sucesso no mundo todo!
Curiosidade...


Olá turma, como a maioria de vcs sabe, a cantora Selena Quintanilla Perez só ficou conhecida aqui no Brasil após o filme sobre sua vida.
Eu resolvi colocar aqui a título de curiosidade as vezes em que ela de algum modo foi mencionada pela TV do Brasil



Tv Globo -1995 - No Jornal Nacional da Globo. Eu assisti a reportagem. Na época não sabia quem a Sel era, mas me lembro que achei horrivel ela ter sido morta por uma fã. O jornal mostrou imagens da Sel em shows e tbm mostrou imagens do dia do crime.

SBT ( tv aberta) e TNT ( TV a cabo) passaram o filme sobre a Sel. Foi através do filme que o público brasileiro passou a conhecer a históra de vida da Sel

Rede Record em 2005 mostrou imagens de Selena. O assunto era inevitável, sua morte

Tv a cabo - Canal Multishow 2004 - Mencionou o assassinato de Selena com imagens dela.

Além da TV Selena foi lembrada em rádios como Jovem pan no programa Pânico e no programa do Jô Soares ambos falaram sobre o foto de ela ter sido morta pela presidente do fã-clube

A música de Selena - I could fall in love - fez parte da trilha sonora da novela Cara & Coroa 1995. A música era tema da personagem Natália interpretada pela atriz Alessandra Negrini


Free Image Hosting at www.ImageShack.us



Eu traduzi toda a reportagem publicada pelo jornal Houston Chronicle sobre Selena, feita no ano de sua morte. O original está em Espanhole em Inglês. No meu blogger 9 bidi brasil vcs poderão ler o original .

Quem foi Selena?


Embora os álbuns de Selena em espanhol tivessem alcançado o topo das paradas latinas e ficado semanas nos primeiros lugares depois de sua morte, muitos ainda estavam desejando saber como a cantora texana poderia ter ganho tantos seguidores dedicados. Enquanto Howard Stern, um radialista polêmico que na época fez troça sobre a tragédia, outros simplesmente perguntavam, "Quem é Selena" ?

A terceira filha de Abraham e Marcela Quintanilla, Selena nasceu 16 de abril de 1971, no Hospital de Comunidade de Brazosport. A família viveu em Lake Jackson onde Abraham foi empregado da empresa Dow Química Cia, como um despachante.

Image hosted by Photobucket.com
Foto da familia Quintanilla na década de 70, Selena está nos braços de seu pai na foto

Para Abraham, parecia que Selena já tinha nascido feliz. " Ela era cheia de vida, " dizia seu pai " Ela sempre estava brincando e fazendo palhaçada ao redor ".

Image hosted by Photobucket.com

Para os vizinhos em Lake Jackson - 55 milhas no sul de Houston - os Quintanillas pareciam ser família patriarcal muito amável "Eles eram uma família muito unida. As crianças eram muito bem-educadas" diz Carmen Read, que viveu com seu marido Ed e os dois filhos perto da casa dos Quintanillas' na Rua Caladium.
A.B. (abreviação para Abraham Quintanilla III) era oito anos mais velho que Selena; Suzette tinha quatro anos a mais. " Eles eram tão unidos, nunca presenciei qualquer briga entre eles. Eu nunca vi qualquer discussão entre eles enquanto brincavam. Eles nunca reclamavam de coisa alguma" diz o amigo de infância de AB, David Read. Carmen tinha uma atenção especial para com os Quintanillas porque eles eram na ocasião, uma das poucas famílias hispânicas em Lake Jackson. Eles a faziam lembrar de sua própria infância : Carmem cresceu em uma das únicas famílias mexicano-americanas em Silsbee, no leste do Texas.

Foto descontraída dos irmãos Quintanilla: AB III, Selena e Suzette
Na adolescência
Image hosted by Photobucket.com


na fase adulta


Image hosted by Photobucket.com
Aqui já adultos posando para uma revista

Eu sempre senti que (Abraham) talvez fosse um pouco rigoroso com as crianças. Ele era um típico mexicano trabalhador muito rígido . Ele definitivamente era o chefe da casa. Eu fui criada naquele mesmo tipo de casa. Talvez seja por isso eu sempre prestei mais atenção neles. Mas eu acho que as pessoas que viviam aqui sabiam que eles não eram uma família comum no cotidiano. Carmen afirma.

Abraham reconhece que ele era um pai rígido. Ele não permitia que seus filhos dormissem nas casas de outras crianças, e ele não acreditava em encontros casuais. Se ele foi muito duro com as crianças, ele diz, é porque ele se lembrou da sua própria infância violenta em Corpo Christi. "Todos estes anos, sabia onde minhas crianças estavam 24 horas por um dia, Talvez eu me excedi nisto, eu não sei. Eu apenas não queria que eles passassem pelo que passei. Eu era uma criança de rua. Meus pais não me podiam me controlar quando eu era jovem ".

Desde cedo, Selena começou a exibir uma personalidade irreprimível que lhe era muito peculiar. Nina McGlashan, professora do primeiro-grau de Selena da Escola O.M. Roberts, se lembra dela como uma criança muito agradável. "Ela tinha uma personalidade desinibida. Ela era ansiosa para agradar e ansiosa para aprender. O tipo de criança que você gostaria de ter em uma classe. Também, eu me lembro que ela tinha um pouco timidez". Diz o Nina Smith.


foto de Selena na escola .Clique na foto para ampliá-la

Desde cedo todas as três crianças dos Quintanilla mostraram um interesse pela música, segundo o pai. Esse interesse veio naturalmente. Nos anos cinqüenta e sessenta, antes de se mudar para Lake Jackson, Abraham era líder de uma banda em Corpus Christi chamada Los Dinos. O nome foi tirado da gíria italiana los muchachos. Los Dinos cantavam uma mistura de rock and roll e música mexicana tradicional, com vocais sempre em harmonia. Mas nessa época, as oportunidades eram limitadas para esse estilo de música que era conhecida como Tex-Mex ou música chicana.


Abraham perdeu o interesse eventualmente pelo negócio de música e conseguiu um trabalho na empresa Química Dow , a fim de sustentar sua família. Selena tinha seis anos quando Abraham percebeu que ela tinha uma voz notável. Ele estava ensinando A.B. alguns acórdãos no violão, quando Selena começou a cantar. "Eu sempre quis voltar ao mundo da música, mas eu sentia que já estava envelhecendo, e minhas crianças estavam crescendo. Quando eu descobri que Selena poderia cantar, eu vi a chance para voltar ao mundo de música através de minhas crianças".

Abraham estava convencido de que ele tinha um talento especial para desenvolver nas crianças. " Eu sentia que Selena tinha um dom para cantar desde pequena, " ele diz. " Ela tinha jeito de artista. Claro que, ninguém acreditou em mim, naquele momento ". Com o apoio de sua esposa, Abraham transformou a garagem dele em um estúdio de música. Um amigo deu um velho baixo de Silvertone, e ele comprou baterias. A.B. pegou o baixo, e Suzette foi nomeada para tocar baterias."Eles não sabiam nada sobre musica, " Abraham diz. " Eu apenas coloquei os instrumentos nas mãos deles e disse, ' certo, vamos. ' No princípio, eles eram muito jovens, " ele diz. " Eles não prestavam muita atenção. Eles quereriam ir brincar com as outras crianças.

Então eles começaram na música. A pequena banda familiar ensaiava quase diariamente depois da escola. " Nós fizemos todas as coisas de criança normais juntos. Mas eles sempre sabiam qual a hora para ensaiarem. Eu entrava lá e às vezes assistia. Selena sempre parecia estar se divertindo muito". diz o David Read amigo de infância de AB


Não demorou muito para Abraham deixar o emprego e abrir um restaurante de comida mexicana Papagayo- em Lake Jackson. Ele tinha em mente que o lugar teria um palco e uma pista de dança. Selena e a banda se apresentavam nos fins de semana e ganharam admiração dos freqüentadores do restaurante. " Era tão incomum, você não esperava ver uma criança se levantar e cantar em um restaurante assim. A voz dela era um pouco acima do tom ideal, mas Selena cantava sempre com muito entusiasmo. Ed Read afirma.

Abraham guarda uma fia de Selena aos nove anos de idade cantando uma versão espanhola super clássica de Rick James' Super Freak. Eu posso vê-la em minha mente, " Abraham diz. " Ela era uma ótima dançarina desde menina. Ela tinha o que as pessoas negras chamavam de Soul. E ela poderia cantar qualquer tipo de música ". Afirma seu pai.


Rena Dearman uma cantora de 19 anos respondeu a um anúncio de Abraham para violonista e um tecladista . Ela tocava teclado e seu parceiro e futuro marido (Rodney Pyeatt) teclados.

Image hosted by Photobucket.com

Aqui temos uma foto de Selena no centro, aos 9 anos cantando com a banda no restaurante de seu pai em Lake Jackson. Da esquerda a direita: Abraham Quintanilla, Rena Dearman, Selena, Rodney Pyeatt, Suzette e A.B.

Dearman diz que ela ficou impressionada a primeira vez em que ouviu Selena cantar. " Eu não esperava ouvir o que eu ouvi. Claro que, a entonação dela ia ser mais alta. Mas é o que ela fazia com as notas. Esta menina tinha algo de especial. Ela poderia dar certo." Ela cantava como adulta. Abraham forçava a banda a trabalhar e estar sempre melhorando, Dearman diz. Diariamente quando não estavam se apresentando no restaurante, eles ensaiavam na garagem. O repertório era principalmente os 40 sucessos cantados em inglês e ocasionalmente, músicas antigas em espanhol, traduzidas por Abraham. Então ele começou escrevendo as próprias canções dele em espanhol para as banda.

Dearman começou a se sentir bem próxima da família dos Quintanilla , e ela observava o jeito de Abraham. Ele tinha um temperamento forte, mas ele era justo. Eu respeitava o que ele estava tentando realizar. Ele tinha uma meta. Ele sabia o que ele estava fazendo. E ele era um pai bom. Ele amava essas crianças".

Como tudo começou

Como se mostrou, Abraham era melhor como empresário da banda do que administrador de restaurante. " Eu era inexperiente no negócio de restaurante. Um dia, eu decidi que isso era o que eu queria fazer. Na semana seguinte, eu já estava arrendando o lugar. Eu tive uma grande despesa. Todo o dinheiro que eu tinha economizado foi utilizado no custo inicial da inauguração. "No começo dos anos 80, os negócios envolvendo petróleo começaram a ficar escassos e atingiu o restaurante que faliu. Abraham teve que pedir emprestado dinheiro do seu irmão Hector e se mudou com a família para sua cidade natal em Corpus.

A banda se tornou a única fonte de renda da família. Poderia ser uma situação desesperadora. Mas Abraham não viu deste modo. " Eu sempre soube que Selena seguiria em frente. Eu nunca tive qualquer dúvida ". A banda viajava por toda parte do Estado do Texas, Lake Jackson, Laredo, El Paso, tocando em pequenos clubes, em festas de casamento. Havia sete pessoas no furgão velho. Abraham era o gerente e engenheiro de som e Marcela lhe ajudava. Selena se matriculou na escola secundária em Corpus. Mas a agenda da banda a forçava freqüentemente, a perder as aulas das sextas e das segundas. Depois de alguns meses, ela desistiu e continuou a estudar por cursos de correspondência.

Nem todo o mundo aprovava o estilo de vida incomum da família. Abraham nos conta que tanto seu pai como seu irmão lhe diziam, " Você vai arruinar suas crianças. Eles serão cercados por bêbados e drogados. Esse ambiente vai afetá-los ". Mas Selena não parecia chateada por não ter uma adolescência normal. "A única coisa que eu sabia é que ela amava o que fazia. Ela estava se divertindo. Eu não penso que ela teria sido feliz fazendo qualquer outra coisa se ela não estivesse cantando. Quando ela estava no palco, ela fazia seu melhor. Se as pessoas interagissem com ela, era melhor ainda". Afirma Dearman


Enquanto Selena era a estrela do espetáculo, ela permanecia sempre a mesma, não se afetava com a atenção que recebia do público quando estava no palco. Segundo Dearman, " Ela nunca se punha altiva conosco. Ela nunca mudou. Ela sempre foi uma pessoa amorosa e ao mesmo tempo divertida". A maioria das recordações vívidas por Dearman junto aos Quintanillas no início da banda são as conversações longas que ela compartilhava com a família na parte de trás do furgão. Enquanto Pyeatt e Abraham às vezes se ocupavam de intensas discussões religiosas - Pyeatt era batista e AB era testemunha de Jeová - ass crianças se divertiam
" Eu sei como eles conseguiram ser do modo como são hoje, " Dearman diz. " É por causa de seus pais. Selena cresceu para ser uma boa menina. Eles foram educados para terem ética no trabalho, compaixão e não desprezarem as pessoas. Eles acreditavam que se você trata bem as pessoas, você seria recompensado ".

Dearman deixou a banda de Selena y los dinos quando Pyeatt decidiu formar a própria banda country. Ela realmente não queria deixar a banda, mas ela sentiu que tinha que seguir o marido dela. O casal se divorciou depois de alguns anos. " Eu estava disposta a voltar para a banda custasse o custasse " ela diz. " Eu tinha tanta confiança em Abraham. Ele ia fazer todo o mundo ver o que ele viu em Selena. Eu sei que A.B. sentia-se do mesmo modo. Eles sabiam que tinham algo especial lá".

Mas devido ao seu orgulho e convicção, Abraham admitiu que teve uma experiência que lhe abriu os olhos. Foi quando ele agendou a banda para abrir o show do conjunto Mazz no parque de diversões em Angleton. Era 1983. Mazz era na ocasião febre do momento o grande sucesso do mercado de Tejano.

" Quando nós chegamos no corredor, toda a banda Mazz já tinha se instalado Abraham disse. " Quando eu vi todo o equipamento, eu me apavorei. Quando eu tocava na minha adolescência não existia aquele tipo de equipamento. Eles tinham 30 alto-falantes de um lado e 30 do outro." Eu perguntei para meu filho A.B, Você conhece isso? Eu penso que nós estamos no lugar errado. Eu penso que esta é uma festa de rock and roll ou algo parecido. Nós começamos a sair quando o promotor de eventos do lugar entrou. Eu disse, `Este é o lugar onde nós iremos nos apresentar hoje à noite? ' Ele disse, `Sim. ' Eu perguntei de quem era o equipamento? Ele disse, dos Mazz. ' " Aquela noite, depois de Selena abrir o espetáculo para eles, eles subiram no palco. Fiquei totalmente assustado. Aquele som de bateria era tão poderoso que minha camisa tremia, e eu nunca tinha visto fumaça e luzes daquele jeito.

Nos bastidores, eu não queria que minhas crianças voltassem para lá ". Eu estava envergonhado. Nós tínhamos um som de quinta categoria. Eu descobri naquela noite que as coisas tinham mudado desde a última vez em que participei do mundo da música.

Selena fez a sua primeira gravação comercial com Los Dinos quando ela tinha 12 anos. O primeiro álbum dela, " Mis Primeras Grabaciones, foi lançado em 1984 em Corpus Christi pelo selo Freddie um dos mais velhos e estabelecidos selos da TEX_MEX. Rick Longoria que criou a campanha para o dono do selo e produtor Freddie Martinez pediu que Selena colocasse os vocais em apenas algumas chamadas. " Ela era muito profissional. Ela ficava sentava lá fazendo coisas de menina enquanto a gravação prosseguia.
Ela era muito amável. Era difícil de acreditar que ela era a vocalista. Mas quando ela começava a cantar, não havia qualquer problema. Eu fiz sessões de gravação com pessoas com o dobro da idade dela e ficávamos repetindo várias vezes porque as pessoas não faziam direito Longoria diz."

Selena gravou com o selo de Freddie Martinez um único álbum, Ya Se Va, mas o álbum não vendeu bem. Então, Selena y Los Dinos trocaram de gravadora, foram para Cara, depois mudaram para Manny selo. " Desde o começo, nós achávamos que ela tinha talento. Mas ela ainda precisava se aprimorar. Nós pensávamos que ela levaria aproximadamente três ou quatro anos para estar realmente pronta e foi exatamente o que aconteceu.

Enquanto Selena surgia como um artista gravando discos, A.B. se desenvolveu como compositor e produtor. Ele era motivado pela necessidade de proporcionar à Selena material original e com forte apelo para o público. "Nós não tínhamos nenhuma canção. Nós constantemente estávamos procurando por material. Então, A.B. procurou por Luis Silva que era um compositor renomado no mercado, mas ele o ignorou. A.B. ficou chateado. Eu disse, 'Filho, você precisa entrar no seu quarto e botar sua cabeça para funcionar, até que você escreva algo bom. Isso era o começo ". Disse Abraham .

E então, depois de muito esforço AB compôs sua primeira música Dame un Beso, " era um hit moderado. A.B., que já era o arranjador da banda e produtor, logo assumiu como o compositor das músicas de Selena. Também Ricky Vela escrevia, às vezes em parceria com AB. Embora Selena pudesse cantar em qualquer estilo, a aproximação versátil da banda ocorreu não somente pela necessidade como também por escolha.
Montagem da década de 80. Selena no show o Johnny Canales

Free Image Hosting at www.ImageShack.us.

Selena y Los Dinos


Image hosted by Photobucket.com

" Em certas áreas de Texas, como no Vale, por exemplo, música de acordeão é muito forte, Quando nós íamos para o Vale, nós tocávamos mais canções ao som do acordeão feito nos teclados. No lado oeste do Texas, o público gostava mais de cumbias, assim nós tocávamos mais cumbia. E em Houston e Dallas, o público jovem gostava mais de musica pop, então nós tocávamos pop ". Disse Abraham.

Daniel Bustamente, produtor do Festival de musica chicana de Houston, se lembra do primeiro aparecimento de Selena no Teatro Miller Outdoor, quando ela tinha apenas 15 anos. " Ela estava nervosa, " ele afirmou. Mal a música começava todos ficavam impressionados com o alcance de sua voz. Selena fazia coisas diferentes com sua voz, de um certo modo ela se assemelhava a uma cantora de ópera".

Por volta de 1988, Selena já era tão popular no mercado da música tejana que recebeu o prêmio como a melhor vocalista feminina da música Tejana, na Premiação de música em na San Antonio. Ela ganharia esse prêmio durante sete anos consecutivos.

Os álbuns de Selena que eram vendidos pelo selo Manny estavam alcançando a marca de 20.000-25.000 cópias, uma marca respeitável para um artista de música Tejana regional. Ela também estava construindo gradualmente uma ótima reputação além dos arredores do Texas.


Pórem os Quintanillas não estavam ficando ricos . Johnny Canales, um famoso apresentador de rádio e tv em Corpus, recorda uma viagem que ele fez para Idaho na companhia da banda no ônibus deles. Segundo Canales, Selena e sua família viveram tempos difíceis, por isso para ela, os tempos bons não eram nada. Ela nunca mudou seu jeito de ser.


Na frente do ônibus da banda, sobre o pára-brisa havia uma frase que dizia: Ninguém que você conheça e eles mantiveram essa frase.


Foto do ônibus

Selena e Johnny Canales

Image hosted by Photobucket.com

O ponto decisivo na carreira de Selena aconteceu em 1989. Jose Behar, o representante da Sony no ramo de música latina, há pouco tinha fundado uma gravadora a EMI latina. Ele vinha às premiações de música tejana à procura de novos artistas para contratar. Selena foi a primeira descoberta dele. " Eu estava com um amigo meu, Mario Ruiz que é agora o presidente de EMI no México. Nós estávamos na parte de trás do auditório quando nós a vimos. O Mario e eu olhamos um para o outro, e dissemos UAU!!! Isto é especial. Behar disse.


" Mas virei para ele e disse, Isto é interessante. Mulheres não vendem na mercado de tejano. ' E elas realmente não vendiam. Contudo eu disse até agora. Isto era exatamente o que eu estava procurando. ' Assim eu fui até os bastidores conhecê-la e ela disse, `Vocês são da EMI?' Sim somos. ' E ela continuou falando com algumas outras pessoas. Eu disse, `Com licença eu, eu realmente sou da EMI. ' E ela disse, sei..., meio incrédula. Eu acho que ela pensou que eu era fã ou algo parecido, eu não sei. " Eu acabei falando com o dela.

O motivo pelo qual eu contratei Selena, e a família dela sabe isto, não foi porque ela venderia muitos discos no mercado Tejano. Juro por Deus que eu nunca pensei que ela venderia meio milhão de unidades em espanhol. Não estava no programa de trabalho. " A razão pela qual eu a contratei foi porque eu pensei que eu tinha a próxima Gloria Estefan ". Os primeiro discos com a EMI venderam um pouco mais do que os discos lançados na antiga gravadora a , Manny.

A grande reviravolta ocorreu quando Selena gravou " Buenos Amigos, " um 1991, um dueto com Alvaro Torres. Graças, em parte pela vídeo pela produção sofisticada do vídeo que mostrava Selena e Torres que cantando em frente de uma orquestra, a balada conquistou o primeiro lugar nas paradas latinas da billboard, introduzindo, deste modo, Selena em todos sos lugares.


Selena , muito emocionada, recebendo disco de ouro pelo disco Entre a mi mundo de 1991 das maãos de presidente da EMI José Behar
Image hosted by Photobucket.com

Em seguida ela gravou uma participação especial em" Dondequiera Que Estés " com o cojunto Barrio Boyzz, que era uma banda de jovens latinos no estilo New kids on the block e Boyz II Men. No vídeo, Selena era vista cantando e dançando com o grupo Barrio Boyzz, num cenário urbano. Claramente, havia mais nesta cantora do que somente acordeões e chapéus de vaqueiro. Estes dois vídeos abriram as portas
para Selena entrar no mercado latino internacional com os próprios seus próprios sucessos, " La Carcacha " e " Como la Flor ".


Selena gravando com o grupo Barrio Boyzz

Enquanto artistas da música Tejana como os Mazz e La Máfia faziam muito sucesso pelo México em turnês, Selena foi a primeira cantora a conquistar a audiência enorme do sul" Pela primeira vez, nós expusemos para mexicanos o que a música Tejano era, " diz Behar. " E uma vez que você entra no México acaba repercutindo na Califórnia ". Canales cujo programa de TELEVISÃO em Corpus Christi é internacionalmente assistido, concordou, o México era a chave. " Assim que ela conquistasse o México, nós sabíamos que ela iria conseguir " ele diz. " Para um artista de música Tejana, entrar naquele mercado é difícil. Ela assumiu esse desafio sem problema algum

O sucesso de Selena no México e outros países latinos americanos tiveram a ajuda de A.B. A sua habilidade de captar um som tropical, internacional. Onde as raízes mais profundas da música Tejana estão nos ritmos de polca no norte do México, Selena y Los Dinos convidaram os ouvintes para " Baila Esta Cumbia ". Cumbia um ritmo afro-caribenho, parente da salsa e merengue, originado na Colômbia. Migrou para o Norte através da América Central e México, a música se adaptou em cada região.

Na Colômbia, é tocado freqüentemente em um estilo de grandes bandas, como salsa. No Texas, a cumbia é tocada com acordeão. O estilo que AB e Selena faziam era mais ambicioso. Em " Tecno Cumbia, " do 1994 álbum " Amor Prohibido, " ele somou elementos de funky, reggae e salsa em uma mistura de dança de alta tecnologia. " Eu estudei isto, e eu achei um modo para fazê-lo, " A.B. disse em uma entrevista três semanas antes da morte de Selena. " O estilo cumbia pode chegar em Porto Rico, Nova Iorque, Miami, México, em qualquer lugar ",.


Para A.B. a música tejana não tinha crescido muito nos últimos 10 anos. O que mudou foi a postura de certos artistas de música Tejana para atrair um maior número de público latino. "Eles nos chamam Tejano, e sim, nós somos do Texas. Mas muita música que nós estamos tocando é do México e América do Sul. A música de Selena y Los Dinos' é " uma mistura de tropical, reggae, cumbia, todas estas coisas. E tinha influência pop também". Disse Ab.

A.B., que produziu os álbuns espanhóis de Selena, também era co-produtor no álbum em Inglês de Selena. Embora AB reconhecesse as razões da gravadora em trazer produtores de fora, ele sentia que tinha uma certa vantagem em relação aos outros compositores e produtores que trabalhavam com Selena. "Eu estou com Selena desde quando ela tinha seis anos " Eu tocava com meu baixo todas as noites junto com Selena. Eu sentia a vibração e sua reação ao cantar as músicas. Era muito fácil compor para ela. Afirmou AB.

" Amor Prohibido " chegou as paradas em primeiro lugar, incluindo os sucessos, " No Me Queda Más," " Bidi Bidi Bom Bom " e " Fotos y Recuerdos ". Esta última melodia é uma versão espanhola inspirada em Chrissie Hynde e os Pretendentes ' clássico dos anos 80, chamado "Back on the Chain Gang." O álbum ultrpassou o disco Mi Tierra " de Gloria Estefan e vendeu mais de 800.000 cópias. É esta destinado a passar de 1 milhão de este ano(1995).


A.B. realizou só a metade do que ele tinha a intenção de fazer em " Amor Prohibido ". Apesar do sucesso de Selena no mercado de música espanhola. Selena cresceu falando inglês. No começo da banda, Abraham(seu pai) teve que lhe ensinar foneticamente as letras espanholas. Ela estava impossibilitada de fazer entrevistas com as mídia mexicana sem um intérprete. " Meu primeiro idioma é espanhol, e o dela é o inglês, " diz Manolo González, cubano, vice-presidente da EMI no escritório, em San Antonio "Quando ela falava comigo, ela falava em Inglês, nunca em Espanhol.

Selena, uma cantora com garra e talento



Selena era uma menina inteligente. Ela tinha a intuição para saber o que as pessoas queriam ver e ouvir. Nos últimos quatro anos, ela estudou espanhol. Quando foi ao México no último mês de 1994, ela lidou muito bem a imprensa". Os fãs de muitos anos de Selena estavam vendo Selena se transformar numa jovem mulher madura e estonteante. Seu jeito de se vestir quando cantava, com calças apertadas e bustiês, fez com que muitos a chamassem de Madonna mexicana. Mas apesar das comparações, Selena não comprometeria sua moral para alcançar o sucesso. Ela poderia ser sensual no palco, mas ela nunca era vulgar. Uma vez ela recusou participar de uma novela mexicana porque havia uma cena que pedia um beijo leve. " Eu não me sentiria confortável com isso.

Selena tem um público muito grande que vai de criança de cinco anos até pessoas mais velhas.



Jose Behar

diz que a gravadora nunca disse à Selena como se vestir ou como se comportar no palco, embora ele admitisse que sempre queria Selena sozinha na capa ao invés de mostrá-la com os membros da banda. A única coisa que ela e Madonna tinham em comum era os bustiers, Behar diz. " Selena nunca baixou o nível.

Grandes artistas não têm que fazer isso ". Ele compara Selena com uma mistura de Whitney Houston e Janet Jackson em termos da imagem dela e alcance vocal. Ainda assim, Behar levou 4 anos para convencer a divisão pop da EMI que Selena tinha potencial para ser super-estrela também da musica pop. " Ele sempre falava de Selena, " lembra-se Nancy Brennan, a vice-presidente de EMI da parte artística e de repertório" Ele um disco arranhado que ficava repetindo Selena Selena...

A primeira vez que Brennan viu Selena foi a dois anos atrás(1993) convenção de Música latina em Las Vegas. Brennan estava lá para ver o cantor Jon Secada, um artista de EMI que estava desfrutando simultaneamente sucesso enorme nos mercados ingleses e espanhóis. Selena abriu o espetáculo. Brennan ficou impressionada. Selena assinou com SBK subsidiária da EMI em dezembro de 1993. Mas ainda demoraria mais de um ano até que o álbum em Ingles começasse a ser gravado. Primeiro era necessário escolher o repertório, selecionar o material certo e produtores.

Então " Amor Prohibido, de um modo inesperado se tornou um sucesso no mercado latino. Selena estava a mil por hora: viajava com a banda e filmava comerciais, acompanhava de perto a abertura de sua boutiques. Uma revista de negócios, Hispânica, a listou como uma das artistas latinas mais prósperas no mundo, com renda anual calculada em 5 milhões de dollares.


Canales vai mais além. "Eu diria que ela é como essas cantoras, mas só que Selena era muito melhor, " ele diz. " Essas pessoas nunca cantaram Tejano. Ela poderia fazer o que elas faziam, mas seria difícil para elas fazer o que Selena faz ".


Selena no cinema
Ela fez seu primeira participação nos cinemas como uma cantante de mariachi no filme com Marlon Brando/Johnny Depp "

"Don Juan DeMarco ".

Selena interpreta uma cantora de Mariachi


" Foi a primeira vez que eu fazia um álbum para uma artista que estava muito ocupada" Brennan lamentava com bom humor. " Como você pode dizer para alguém: `Não, eu não quero que você toque o Astrodome para 60.000 pessoas; Eu quero que você trabalhe em seu álbum? ' Todo o mundo a quer. Mas Brennan não tinha a menor dúvida de que Selena seria um sucesso internacional quando o disco em inglês ficasse pronto. Eu penso que Selena pode fazer qualquer coisa que ela quer fazer, " Brennan disse. " Ela pode ter uma carreira próspera em
dois idiomas. Ela tem coração. Ela tem estilo. " Se eu tivesse que pôr meu próprio dinheiro, eu apostaria em Selena. Eu diria que o disco muti-platinum é esperado. O céu é o limite.

Selena conhece Chris


Tinha havido um rapaz, alguns anos antes que tinha lhe interessado. Mas Abraham não permitia os dois namorarem.

Abraham era contra qualquer envolvimento amoroso de Selena, muito menos com alguém da banda. E foi exatamente isso que aconteceu Selena enamorou-se de Chris e vice versa!!!!!

" Como eu disse, eu era mesmo pai possessivo, " Abraham diz. " Eu achava que ela era muito jovem, que a carreira dela estava começando a florescer, e que ela tinha grande futuro à frente. Eu não queria que nada a distraísse ". Mas depois que ele conheceu Chris melhor, Abraham aceitou a relação. " Eu vi como ele era, a personalidade dele. Eu o quero agora como um filho."
Chris e Selena se casaram em 2 de abril de 1992. O noivo tinha 22, a noiva 20 incompletos. Eles compartilhavam uma casa em um lote em La Molina, um bairro de trabalhadores de Corpo Christi. Abraham e Marcela viviam bem próximos e A.B. vivia também próximo a eles com a esposa dele e suas duas crianças. Entre as três casas, havia nove cachorros cinco pertenciam à Selena. Ela amava animais.

Embora Selena se sentisse em casa mo bairro La Molina, ela e Chris estavam planejando se mudarem para uma casa mais espaçosa. O casal comprado terreno mais distante da cidade, no qual eles pretendiam construir uma casa e eventualmente começar uma família. Selena já tinha escolhido a mobília.

Saiba mais sobre essa história de amor no meu site sobre eles
http://selechris.blogspot.com

Yolanda entra na vida de Selena





O momento mais comovente da cerimônia veio quando um grupo de crianças soltam 24 pombos,
representando cada ano da vida de Selena, celebrar o retorno dela para os anjos.


Embora os adultos demonstrassem sua dor e seu pesar pela família de Selena, foram os jovens que mais tiveram dificuldade em aceitar a morte dela. Eles se identificaram com ela, as meninas especialmente. Selena era tida como ídolo, um modelo a ser seguido.

Em Houston, a estudante de escola secundária Jefferson Davis, Christina Galvan fez um discurso em tributo à Selena algumas semanas depois da morte dela. Agora nós sabemos como nossos pais se sentiam quando Ritchie Valens morreu. Selena é nosso Ritchie Valens .Ela é nosso John Lennon. Ela é nosso Elvis.

Cartaz veiculado no site de noticias CNN


Nós sempre sentiremos falta de Selena. Nunca haverá outra rainha de música tejana Parte dessa reação era resultado do maneira dramática e trágica de sua morte. Mas Selena também tinha um energia positiva que tocava as pessoas, algo que é cada vez mais raro e difícil de achar no mundo da música. Ela era vivaz e encantadora, sim, mas ela também tratava todos igualmente. Freqüentemente, ela passava horas conhecendo os fãs e assinando autógrafos antes e depois dos seus espetáculos .

Abraham contou uma história de quatro mulheres, cada umas com mais de 70 anos que dirigiram de Dallas depois do tiroteio." Elas me falaram que nunca tinham visto Selena em shows ou pessoalmente, mas elas tinham visto Selena pela televisão e tinham se apaixonado por ela. Elas disseram que poderiam ver que Selena era uma pessoa humilde."


Carmen Read, um ex vizinho da família Quintanilla em Lake Jackson, se lembra do tempo em que Selena e Suzette pararam para conversar aproximadamente dois anos atrás. Ela nunca falava de si mesma; o enfoque dela estava em nós. Ela nos fazia sentir celebridades".Até a família dela ir ao concerto Selena e ter assistido ao show em Astrodome em fevereiro .Eles realmente não tinham idéia de como Selena tinha prosperado. Todos nós olhávamos as 60.000 pessoas. Eu pensava, Meu Deus esta é a nossa pequena Selena' Todos nós nos sentamos lá com um certo nó na garganta ".

Jose Behar estava convencido de que Selena morreu sem apreciar completamente quão grandioso era seu talento. " Ela se sentava no meu escritório e eu dizia, `Selena, você é uma estrela. Você deveria cantar ou deveria ser um apresentadora no Grammy.Ela dizia, 'Jose, sobre o que está falando? Eu não sou uma estrela.' Ela tão pouco estava pedindo por elogios. Ela era desse jeito. A maioria dos artistas diria. Onde eu assino quanto vou cobrar? " Ela era uma pessoa humilde e generosa . Não era uma pessoa falsa. Ela era 24 horas, uma pessoa simples. Ela sabia de onde tinha vindo e nunca esqueceu isso. A fama nunca se colocou entre ela e as fãs ".

Behar percebeu que parte de sua atitude de vida vinha de sua formação religiosa. A religião testemunha de Jeová não valoriza datas comemorativas como feriados ou aniversários, eles não acreditam em qualquer forma de idolatria. Selena amava cantar e entreter; o rótulo de estrela não significava muita coisa para ela.

Manolo González acha que o jeito bondoso de Selena a levou à sua morte. " Ela ficou na mira do fogo(Saldivar) pessoalmente, " ele diz. " Ninguém faz isso neste negócio. Eu quero dizer, Selena era uma artista que gerava vários milhões de dólares por ano, e ela fazia as compras sozinha. O pai dela continuava lhe dizendo para ter cuidado. Ela dizia Pai, as pessoas não são assim ruins.

Abraham diz que ele desejaria ter despedido Saldivar mais cedo. Mas ele não imaginava que ela seria capaz de tal violência. Ele se culpa por ter colocado Selena em uma posição onde ela poderia se tornar uma vítima a empurrando para uma carreira musical em primeiro lugar. " Eu penso se eu não tivesse feito isso Se não tivesse deixado a religião para segundo plano' Ela teria sido criada como uma serva de Deus. A tragédia reuniu a família e fez com que nós nos voltássemos para nossas crenças religiosas ".


Rudy Trevino, o produtor da Música de Tejano, diz
" Nós continuamos com nossa vida, você sabe. Em nossos dias temos pressa buscando nosso modo de ganhar a vida e nos esquecemos de nossas necessidades espirituais. Eu não tenho qualquer dúvida de que nós veremos Selena novamente, quando ela virá com a ressurreição. Enquanto isso, tenho uma carreira para administrar. É uma ironia triste que a morte de Selena tenha enfocado atenção da mídia para a música Tejana. Desta morte horrível, trágica, sempre haverá alguém querendo saber que estilo de música é esse."

Um sonho não concretizado



Selena era a artista mais importante da musica tejana, até mesmo antes da morte dela. Ela abriu mais portas que qualquer um. Para José Behar, a morte de Selena causou sérias mudanças no mercado latino de música. Lojas antes das que nunca levaram a serio a música latina estão provendo os álbuns de Selena agora. Outros artistas Tejanos irão se beneficiar com isso. Selena seria uma super-estrela mundial, Behar diz.



Selena a promessa mais brilhante de música tejana ou texana, para o futuro. Se estivesse viva, poderia ter sido a primeira superstar internacional a sair do mercado de música texana-mexicana para o mundo. Uma artista vivaz que poderia cantar qualquer estilo de música. O potencial dela era ilimitado. Até mesmo depois de sua morte, Selena poderia se tornar a primeira artista de música texana a quebrar as barreiras no mercado pop.


O último capítulo desta história ainda não foi escrito. Enquanto Selena estava orgulhosa da cultura hispânica e herança, ela estava orgulhosa com a possibilidade de atrair o público de língua inglêsa. Ela tinha gravado cinco faixas para o álbum novo. Selena falava com tanto entusiasmo sobre seu disco em Inglês. Em julho(1995), a gravadora EMI lançou o álbum Dreaming of you que inclui cinco faixas em inglês, mais outras faixas remixadas e regravações de seus maiores sucessos em espanhol. " Nós vamos fazer nosso melhor para lhe dar o disco de sucesso em inglês que ela tanto queria, " disse a vice-presidente da EMI Nancy Brennan.

Disco póstumo "Dreaming of you" lançado em 18 de julho 1995


1. I Could Fall In Love
2. Captive Heart
3. I'm Getting Used To You Baby
4. God's Child
5. Dreaming Of You
6. Missing My Baby
7. Amor Prohibido
8. Wherever You Are
9. Techno Cumbia
10. El Toro Relajo
11. Como La Flor
12. Tu Solo Tu
13. Bidi Bidi Bom Bom


O álbum sinalizou um som novo para Selena. Ela estava preparada para ser a mais nova Diva, comparável a Janet Jackson ou Mariah Carey, mas com um toque latino. "I could fall in love" (Eu poderia Me apaixonar) foi o primeiro single do álbum novo, que foi lançado em julho de 1995. Selena gravou para o filme Don Juan Demarco músicas do mexico estilo Mariachi: "Tu solo tu" e "El toro Relajo".

O lançamento póstumo também incluiu os grandes sucessos em espanhol: "Bidi Bidi Bom Bom", "Como La Flor", "Techno Cumbia" e "Amor Prohibido",
Uma boa surpresa é o dueto de Selena com David Byrne, intitulada God's child" ( Criança de Deus)"

No Âmbito profissional o sonho de Selena era ampliar cada vez mais seu público americano, cantando em Inglês, mas sem deixar suas raízes tejanas. Afinal, Selena ao contrário do que muitos pensavam era americana, tinha nascido nos EUA.

Para Abraham, Selena a super-estrela, será sempre aquela menina nervosa detrás do microfone que cantou pela primeira vez no restaurante da família em Lake Jackson.
Toda vez que a via, a primeira coisa que ela fazia era me abraçar e me beijar, . Quando estou em casa levo os vídeos e fitas. Às vezes ela me faz rir. Para os outros, mues outros filhos, minha esposa e Chris, é muito doloroso. Eles vêem os vídeos e começam a chorar. Para mim, é confortante. Eu me acalmo. É como ela estivesse viva entre nós. Ele diz comos olhos cheios d'água.


Selena sempre lembrada


Abraham Quintanilla (Pai) sempre tenta se lembrar da filha como a viu pela última vez, ou seja, um dia antes de sua morte. Selena Quintanilla-Perez era uma mulher madura de 23 anos e superstar em ascensão que sonhava em criar uma família grande com seu marido e companheiro de banda, Chris Pérez, assim que sua carreira musical estivesse estabilizada. Ela tinha um sorriso que iluminava a noite, e uma presença que chamava a atenção de todos, por onde quer que fosse. Mas, na verdade, a única imagem que seu pai tinha em mente era daquela menina de oito anos, nervosa atrás do microfone no restaurante de sua família em Lake Jackson.



Desde muito cedo, Abraham estava convencido de que Selena estava destinada a se tornar uma estrela. Sendo ele próprio um ex -músico, reconheceu o raro potencial da voz de Selena. Ele tinha apostado tudo no talento dela. Eles começaram viajando num velho furgão, pelas estradas do sul do Texas, se apresentando em aberturas de show de outros cantores, e terminaram viajando num um grande ônibus todo equipado e cantando para mais de 60.000 em Houston Texas.

Selena tinha se tornado a estrela maior da música Tejana. Ela era um nome familiar no México e estava à beira de uma inovação sem precedentes para conquistar o público de língua inglesa. Contudo, devido ao trágico evento, o sonho que Abraham tinha compartilhado com a esposa , Marcela, e suas três crianças tinha sido destruído. Selena não apareceu no estúdio da Q Produções aquela manhã do dia 31 de março de 1995. Não era incomum ela chegar atrasada. Atrasar-se era parte de seu charme.

Mas naquela manhã de sexta-feira era surpreendente que Selena não tivesse, pelo menos, telefonado. Às 10h manhã, ela tinha um compromisso com seu irmão mais velho , A.B., e irmã, Suzette, para ajustar os vocais numa fita demonstrativa de uma canção nova, que A.B. havia escrito. Selena também estava no meio da gravação de seu tão esperado álbum em inglês. O álbum estava sendo feito devagar por causa da agenda de Selena, sempre cheia de compromissos.

Já passava das 11h da manhã e não havia nenhum sinal de Selena. Então, A.B. telefonou para Christopher Perez, o marido da Sel, e este afirmou que ela tinha deixado a casa às 9h, enquanto ele ainda estava na cama. Chris não soube dizer onde ela tinha ido, mas tinha um palpite que tinha algo a ver com Yolanda Saldivar, a ex-presidente do fã-clube de Selena.

Abraham e A.B. foram almoçar. Assim que eles retornaram ao escritório o telefone tocou. A cunhada de Abraham gritou que Selena tinha sofrido um acidente. O Abraham correu para a emergência do hospital. No hospital, Abraham soube que não tinha havido nenhum acidente. Selena tinha levado um tiro pelas costas e tinha chegado ao hospital sem vida. Um médico disse ao pai dela que estavam tentando trazê-la de volta à vida e tinham feito uma transfusão de sangue. Abraham sendo Testemunha de Jeová, imediatamente reagiu à transfusão. " Não! Ela não ia querer isto, " ele gritou. Só então, se deram conta das últimas palavras do doutor. Selena estava morta.

Para crianças que cresceram nos bairros como La Molina, onde vivia a classe operária em Corpus Christi, onde os Quintanillas viveram, Selena era a rainha do povo, uma artista próspera que nunca perdeu contato com suas raízes e tradições. Mas para, Abraham, ela ainda era a sua pequena menina. A menina que ficava a pular na cama dele, enquanto ele tocava seu velho violão e cantava as canções do estilo mexicano de que tanto gostava.

A sua menina linda tinha partido.

A família de Quintanilla não estava só em seu pesar. A violenta morte de Selena, em março 31 se espalhou além de Corpo Christi. A Primeira reação dos fãs foi de não acreditar, depois passaram a homenagear Selena com muita adoração.

Começaram as manifestações de carinho nas ruas: carros declaravam "Nós sentiremos sua falta Selena"

Nas Igrejas, fãs faziam vigílias de oração organizadas de última hora. As rádios tocavam a música de Selena o tempo todo. Seus discos foram rapidamente vendidos. No fim de semana, após a morte dela, milhares de pessoas de luto do Texas, México e de outras localidades fizeram a peregrinação à Corpo Christi para prestar a última homenagem. Aquele domingo, em Corpus Christi no centro de Convenção, o corpo de Selena encontrava-se em um caixão preto cercado de rosas brancas.

Depois que uns rumores deram a entender que o caixão estava vazio, a família concordou em abri-lo para confirmar que as notícias horríveis eram verdades.



O enterro de Selena ocorreu em 3 de abril, numa cerimônia privada no Memorial do Parque de Gravisite.
Flores e cartões cobriram a cerca da casa onde Selena e Chris viviam. Velas enfileiravam a calçada.


O Memorial do Parque em Gravesite se tornou um local de constante visitação.

O motel onde Selena foi assassinada se tornou um santuário à memória dela, com mensagens de fãs rabiscados nas paredes do quarto onde a cantante tinha estado com a assassina, Saldivar.

Saldivar era suspeita de desviar dinheiro do fã clube de Selena. Selena tinha ido para o hotel sozinha, a pedido de Saldivar, esperando obter documentação que Saldivar dizia que provaria sua inocência, ou seja, que não tinha roubado dinheiro.

Todas as noites, o cemitério tinha que recolher cartões e flores. Abraham mostrou-se surpreso e grato pelas manifestações de carinho. Ele sabia que as pessoas não gostavam apenas da Selena cantora. " Eu sabia que muitas pessoas gostavam dela", ele disse. "Eu via o carinho em todos lugares nas faces das pessoas para qual cantávamos. Mas, realmente, fui surpreendido pela magnitude disso tudo. Eu penso que as pessoas estão cansadas da maldade deste sistema em que vivemos. Ela era uma pessoa boa, uma pessoa limpa, com moral. As pessoas percebiam. E não há muitas pessoas com moral neste mundo".

Além das butiques de roupas, a imagem de Selena estava presente em Corpus Christi e San Antonio: camisetas de recordação eram vendidas, bonés. Uma semana após o terrível acontecimento, revista people distribuída no Texas e em outros estados do sudoeste dos EUA colocou Selena na capa. A revista foi vendida rapidamente, então se resolveu fazer uma reportagem especial em homenagem à Selena. Na história da revista People só tinham sido feitos, até então, 3 tributos dessa espécie.

EM 1997 FOI FEITO UM FILME SOBRE A SUA VIDA. A JLO FEZ O PAPEL DA SELENA. AO INTERPRETAR sELENA JLO FICOU CONHECIDA E SUA CARREIRA DECOLOU

Aqui uma foto montagem que eu fiz com a Selena e a Jlo
Image hosted by Photobucket.com
 
 
 
.
 
.
.
Bidi Bidi Bom Bom - Brasil-

..



WELCOME, BIENVENIDOS....

Olá! Sejam bem vindos ao meu bloguito em homenagem à cantora Selena Quintanilla Perez. Seu carisma e talento fizeram com que a admirasse como cantora e como ser o humano. Aqui vocês encontrarão todos os temas por ordem de publicação. Vejam o que já passou (temas antigos) indo ao arquivo do Bidi. Muito obrigada pela visita. Besitos com carinho *************** Atenção : Tenha paciência com os downloads das fotos. Vale a pena vê-las. Obrigada pela sua compreensão!! Please, wait a few moments, while bidi Brasil page loads. It has a lot of cool info, pictures, links...animate gifs, banners It is worth the wait, I promisse. *************** Obrigada pelo apoio de Sempre!!!
 ..


Ser fã é admirar não somente o talento do artista mas também sua maneira de ser e de se relacionar. Admiro a Selena porque:


1. Venceu na vida às custas de muito trabalho e dedicação. Sua história de vida foi muito bonita, e foi retratada num filme . Quem assistir vai se emocionar
(OBS. Para quem não conhece a Sel. Indico o filme sobre sua vida. Vcs encontrarão todo o filme no
youtube

2. Selena cantava com muita emoção. Um exemplo está na música "Como la flor" e "No me queda más". Vejam os videos no youtube.

3. Venceu preconceitos e conquistou o topo das paradas de sucesso da música tejana , até então dominada por homens ( ganhou sete vezes o prêmio de melhor cantora de musica tejana e ganhou um grammy por melhor album mexicano americano)
(OBS. Selena e sua bandea venceram o preconceio machista arraigado na musica tejana e conquistou o público com seu carisma e talento)

4. Tinha uma voz muito bonita e cantava diversos gêneros musicais como ( música regional tejana, música pop americana, música regional mexicana)
(OBS. Desde muito pequena o pai da Sel percebeu que tinha sua filha tinha uma linda voz, com timbre perfeito para ser uma cantora. Realmente Selena tinha uma voz muito bem definida desde pequena e à medida que ela crescia o alcance vocal de Selena se destacava mais e mais.)

5. Dedicava-se às causas sociais( fazia campanhas beneficentes em favor da educação, contra a violencia)
(OBS. Selena sabia que seu sucesso e fama poderia ser usado para chamar a atenção das pessoas. Seu nome era sinônimo de credibilidade. Por isso estava sempre engajada em campanhas educacionais, divulgando a importância do estudo e da cultura da música tejana e de suas raízes latina( Selena era descendente de mexicanos)

6. Mesmo com todo sucesso alcançado, era uma pessoa humilde.
( OBS. Selena era era bem "pé no chão" . Sabia distinguir a Selena cantora da Selena filha, irmã esposa. Como ela dizia em suas entrevistas. Qaundo estou no palco sou a artista, cantora. quando estou fora dele sou uma pessoa simples, normal.

7. Era uma artista completa, cantora, dançarina, compositora, e designer de moda ( empresária de sucesso- tinha sua própria loja de roupas) e ainda atuou numa novela e num filme
( OBS. Selena era muito agitada, tinha muita energia e não a disperdiçava. Seu talento não se resumia ao mundo musical. Ela se aventurou em outras atividades. Adorava criar roupas para seus shows e daí surgiu a idéia de criar sua própria linha de roupas que fez muito sucesso no Sul dos EUA. Como Selena era muito vaidosa em sua loja havia Salão de Beleza, loja de jóias e bijouterias.)

8. Era muito engraçada, estava sempre brincando, contando piadas. Ninguém ficava sério diante de Selena
(OBS.Selena era uma mulher sofisticada, elegante e ao mesmo tempo mantinha viva dentro de si uma menina sapeca e engraçada. No post abaixo eu conto algumas passagens engraçadas sobre a Sel)

9. Selena era uma profissional séria que se empenhava 100% no que fazia.
( OBS. Todo seu talento era nato. Não estudou canto, nem dança, e nem atuação

10. Tinha uma energia positiva que contagiava a todos ( desde crianças até idosos). Era sempre muito simpática com todos.
( OBS. O sorriso, a gargalhada solta era marca registrada da Sel. carisma de Selena era nítido. Selena tinha diversas qualidades que cativava as pessoas: era muito sincera em seus comentários e no seu jeito de lidar com as pessoas era muito carinhosa e humilde)

Selena estava sempre aprontando alguma brincadeira. Ela fazia graça com todos.

Quando havia algum evento esportivo no colégio, Selena e seus irmãos subiam na arquibancada e ficavam mascando chiclete até ficarem bem grudentos e então jogavam nas pessoas que estavam na frente deles.

O pai de Selena era a sua vitima favorita.
Uma vez Selena lhe deu biscoitos de chocolate recheados para comer. Acontece que Selena tirou o recheio e no lugar, colocou pasta de dente e deu para o pai. O mais incrivel é que ele comeu e pensou que o recheio fosse de menta. E ainda pediu mais biscoito. Todos riram muito da situação inclusive, ele próprio.

O Pai da Sel tinha um jeito sério, mas também era brincalhão. Uma vez estavam todos no ônibus usado para viagens e show. Suzette, irmã da Sel, pegou um cordão e ficou passando em frente ao Abraham para acordá-lo. Acontece que ela estava figindo que estava dormindo e foi ele quem deu um susto no pessoal. todos caíram na gargalhada.

Desde pequena Selena gostava de fazer brincadeiras. Ela e seus irmãos costumavam se cobrir com lençóis brancos e se escondiam no quintal. Quando as pessoas passavam pela rua eles saiam dando susto.

Pete Astudillo conta que uma vez Selena brincou com ele por causa de uma bota que estava velha demais e tinha até buraco no solado. Ela tirou sarro disto num show!!!

Selena tbm brincava muito com Chris seu marido sempre o acordava com alguma brincadeira. Dizia que ele era tão calmo que às vezes tinha que sacudi-lo para saber se ele estava vivo.

Selena era assim: extrovertida e sempre de bom humor com todos a sua volta!!!!
.

.
.
ESPECIAL ETERNAMENTE SELENA QUE PASSOU RECENTEMENTE NA TV TELEMNUNDO
.

10° aniversário do lançamento do filme :SELENA.

.





Novas bonecas da Sel.( Um colar com nome da Sel acompanha a boneca e um mini poster)

.

Fotos recentes de Chris e sua familia.
Chris refez sua vida e hoje está casado e com filhos.

.

.
.



.
.
Aqui está a relação de Comunidades sobre a Selena. Acho que a maioria é composta de fãs brasileiros
Para entrar você precisa estar cadastrado no orkurt.
Esta lista é só um exemplo que como a Sel é querida aqui no Brasil.
Se vcs conhecerem mais comunidades no orkut me avisem que eu colocarei aqui tbm!


http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=156987
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3463986
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=979866
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2210866
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1250000
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2382583
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1222521
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2054715
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6133942
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7279188
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2382549
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2386425
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4076640
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4343033
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4661822
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4671956
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4370176
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7642883 

ATRIZES COM O MESMO PENTEADO DE SELENA usaram mesmo penteado que Selena usou em diversos eventos.

Fran Drescher ( usou no extinto seriado The Nanny) e Jlo ( usou no filme "Encontro de Amor" - Maid in Manhattan)
Vale ressaltar que além da Jlo, há outra camareira que tbm usa o mesmo estilo de cabelo da Sel. Assisitam para ver como é semelhante.


Free Image Hosting at www.ImageShack.us.
 










Tradução do bilhete
Mãe, eu amo muito você e obrigada por sempre me apoiar. Te amo. Selena
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Para meu paizinho querido. Papai, muito obrigada por me trazer a este mundo. Te amo. Selena

" Selena escreveu estas notas amorosas a seus pais no verso de umas fotos que ela tirou para o seu casamento. Chris e Selena estavam planejando fazer um casamento privado, num hotel em 1993. Mas a mídia ficou sabendo e eles resolveram cancelar. Mas Selena tirou fotos usando um vestido de casamento e deu para os pais. Segundo a família Quintanilla essa foto nunca será pulbicada.Em que pese a família ter dito isso; em um especial para tv sobre a vida de Selena, aparece uma dessas fotos.


In English
"Selena wrote these loving notes to her parents on the backs of bridal portraits she took for her canceled wedding--pictures her family says it will never publish."





Chris Perez e sua banda estão de volta - Chris Perez project finally regroups


"Depois que ter passado um tempo tocando com o grupo com Os Kumbia Kings, Chris Perez afirma que está pronto para recomeçar o projeto ( Chris Perez band). "Nós nunca realmente acabamos, decidimos fazer uma pausa, e deixar a vida nos levar. O último álbum não nos agradou, para sermos honestos. Todos apreciamos e amamos ritmos de cumbia, mas dedicar o álbum inteiro a ele, provavelmente não foi a melhor decisão. Ganhamos um Grammy misturando diversas formas de música, e é isso que continuaremos a fazer. Nós temos várias canções ótimas e queremos lançá-las este ano". O grupo lançou pela Q. produções, " Una Noche Mas " em 2001, que baseou-se no ritmo cumbia. "Era um álbum muito diferente em contraste com "Ressurreição" de 1999.Este nos fez ganhar o Grammy ." Desde que se separou dos companheiros de sua banda, Perez' se divertiu muito com OS Kumbia Kings "Foi ótimo ter feito turnê com os Kings, nós fomos há tantos lugares, e adoro estes caras" Mas, eu e AB conversamos, uns meses atrás, e para mim, o grupo KK é um para jovens. Vai ser muito bom reunir-me com John ( John Garza ex-integrante da banda Selena y Los Ddinos ) .Realmente algo eu pretendo fazer".





(Enlarge) clique na figura abaixo para ampliá-la
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
A banda de Chris Perez lançou dos discos

Ressurection aqui (estilo rock): que lhe rendeu o grammy em 1999 e

Una Noche mas aqui
( estilo cumbia) em 2001

Ondanet-ChrisPerezBand

Chris com a Banda Fotos


FOTO RECENTE - clique na foto para ampliá-la( enlarge)
Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Algumas fotos foram tiradas do fórum dos Kumbia Kings
 


Existe fonte com a letra do nome de Selena? Veja a resposta abaixo
Muitos fãs de Selena ficam se perguntando se existe a fonte do famoso logo do nome de Selena. A resposta é não. A razão disso é que o logo foi criado por uma empresa chamada A Big Chihuahua . Se vocês forem ao site oficial da empresa e clicarem em galeria e depois "Identity", verão que eles têm Selena como uma de suas clientes. A gravadora EMI latina contratou a referida empresa para desenvolver uma logomarca de Selena. Se vocês notarem, todos os cds de Selena lançados antes de 1989 , não têm essa logomarca. A empresa Big Chihuahua tbm desenvolveu o título do primeiro cd de Selena lançado pela EMI latina que levou apenas o nome Selena

Site oficial da empresa Big Chihuahua
Logomarca de Selena 

.
.


4 comentários:

  1. É realmente lamentável que um talento como Selena tenha sido tirado do mundo de forma tão trágica e precoce. Lembro-me de ter assistido ao filme quando era adolescente e ter me encantado pela voz, simplicidade e carisma da Selena. Era verdade o supos caso amoroso entre ela e Yolanda?

    ResponderExcluir
  2. ate hoje eu tento entender o que yolanda saldivar ganharia tirando a vida de selena,eu acho que teria sido mais facil,se o pai de selena tivesse chamado a policia para yolanda no dia que tiveram uma reuniao de prestaçao de contas do dinheiro roubado do fa-clube,talvez teria evitado esta tragedia,e a yolanda estaria presa,eu acredito que o senhor abraham tem um pouco de culpa nisto tmb,se ele se preocupava tanto na segurança dos filhos,era para ter agido desta forma,ate porque cabeça ficou para pensar.

    ResponderExcluir
  3. Se tem algum culpado é a religião que ensina a gente a ser bobo.Deveria éensinar a nos defender dos espertos.

    ResponderExcluir