Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

VARIZES

O QUE SÃO VARIZES ?
Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.
A palavra variz se origina do latim: VARIX que sigifica SERPENTE.
As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas.
Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. Estes casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético em seus portadores. Esses pequenos vasos são de localização intradérmica.
Figura 1 – Estes pequenos vasos são chamados também de microvarizes, aranhas vasculares e telangiectasias.
Figuras 2, 3 e 4 – Varizes de pequeno, médio e grande calibre.
COMO SE FORMAM AS VARIZES?
As varizes se constituem num dos problemas mais antigos do ser humano.
O sangue é bombeado pelo coração para dentro das artérias que, por sua vez, levam este sangue para todas as partes de nosso corpo. Todas as células de nosso organismo são nutridas por este sangue.
Já as veias têm como função drenar o sangue de volta para o coração. Este caminho que o sangue percorre desde a sua saída do coração pelas artérias até o seu retorno pelas veias para o coração recebe o nome de CIRCULAÇÃO.
Andar sobre as duas pernas criou um sério problema para a circulação: o coração fica bem distante dos pés e das pernas. O sangue desce muito facilmente do coração até as pernas e os pés, através das artérias. Mas precisa desenvolver esforço muito grande para voltar dos pés e pernas até o coração. E este esforço é desenvolvido contra a força da gravidade. Esta tarefa de retorno venoso é executada pela veias. Por isto a natureza lança mão de alguns mecanismos para facilitar o retorno do sangue das pernas até o coração:
Válvulas venosas – a natureza municiou as veias dos membros inferiores com estruturas muito delicadas, porém resistentes, chamadas de válvulas venosas. Estas válvulas servem para direcionar o sangue para cima. E este trabalho tem que ser feito permanentemente, por anos e anos. Na pessoa normal a válvula se abre para o sangue passar e se fecha para não permitir que o sangue retorne. Esta atividade se torna mais fácil quando estamos deitados ou com as pernas elevadas. Em algumas pessoas, com o passar do tempo, váris fatores podem determinar ou provocar um mau funcionamento destas válvulas. Com a idade, ou devido a fatores hereditários, as veias podem perder a sua elasticidade. Essas veias começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Esta dilatação anormal das veias leva à formação das varizes.
Algumas pessoas têm veias mais fracas e menos resistentes a este trabalho contínuo de promover o retorno venoso. Esta característica tem um importante componente hereditário. Por esta razão existem muitas pessoas com varizes dentro de uma mesma família
• A bomba plantar – cada vez que pisamos o sangue acumulado nos pés é bombeado para cima. Por isto é tão importante caminhar.
• A bomba muscular da panturrilha – a contração dos músculos da batata da perna também serve de bomba para o retorno venoso. Mais uma vez se confirma a importância de andar.
É preciso que estes mecanismos que ajudam no retorno venoso funcionem perfeitamente; o mau funcionamento das válvulas venosas está entre as principais causas para a formação das varizes.
FATORES DE RISCO
QUEM TEM VARIZES ?
Nem todo mundo tem varizes. Calcula-se que 18% da população adulta tem varizes. Só no Brasil estima-se que mais de vinte milhões de pessoas carregam esta doença. E, dessas pessoas, as maiores vítimas são as mulheres por causa dos hormònios femininos – principalmente a progesterona que favorece a dilatação das veias. Agora, o principal fator de risco para se ter varizes é a presença desta doença na família: a hereditariedade. Veja agora outros fatores que contribuem para faforecer o aparecimento das varizes ou agravar as varizes de quem já as tem:
• Idade – costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem ir piorando com o passar os anos. É pouco freqüente antes dos 30 anos. Entretanto, as microvarizes ou “aranhas vasculares”, também chamadas de “vasos”, podem aparecer em pessoas bem mais jovens.
• Sexo – as mulheres são mais propensas do que os homens;fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias;alguns pesquisadores relatam que as terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais aumentam o risco de varizes.
• História Familiar – se há uma incidência de varizes na família, a sua chance de ter a doença será maior.
• Obesidade – o sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso.
• Traumatismo nas pernas
• Temperatura – exposição ao calor por tempo prolongado pode provocar dilatação das veias.Não é à toa que a incidência de varizes é um pouco menor nos países mais frios. Portanto, cuidado com a exposição excessiva ao calor do sol, das saunas, dos fornos, etc.
• Tabagismo – pesquisas revelam que a parede das veias também sofre as agressões das substâncias contidas nos cigarros
• Gravidez – Durante a gravidez a quantidade de sangue circulante aumenta e, portanto, aumenta o trabalho das veias. Aumenta também a quantidade de progesterona, aquele hormônio que dilata as veias. Outro fato que acontece na gestação: o útero vai aumentando de tamanho e vai comprimindo as veias do abdômen e da região pélvica da mulher, colocando assim um obstáculo para a subida do sangue das pernas para o coração. As “varizes” que aparecem durante a primeira gravidez frquentemente desaparecem após o parto. Já aquelas que surgem a partir da segunda gestação costumam permanecer após o nascimento do bebê.
• Sedentarismo – o movimento das pernas é muito importante para “bombear” o sangue das veias. Portanto, ficar muito tempo sentado ou em pé parado é muito ruim para o trabalho das veias. Os exercícios e o combate ao sedentarismo são muito importantes para a circulação corporal. Portanto, muito cuidado com os trabalhos em que somos obrigados a ficar parados muito tempo.
• Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal – mais uma vez encontramos o problema dos hormônios atrapalhando as veias da perna. Alguns pesquisadores já responsabilizam os hormônios anticoncepcionais pelo aparecimento de varizes em mulheres jovens. O Fórum da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (www.sbacv-nac.org.br) adverte inclusive para os cuidados que devem ser tomados com os remédios usados para a terapêutica de reposição hormonal (www.climaterio.org).
A IMPORTÂNCIA DAS VEIAS SAFENAS
A veia Safena Interna é a veia superficial mais longa do nosso corpo, indo desde a parte interna do tornozelo até a virilha (figura 1). Pelas suas características a veia safena é muito utilizada para substituir artérias entupidas em varias regiões do nosso corpo, principalmente as artérias coronárias ( no coração ) e artérias da própria perna. É por este motivo que algumas pessoas pensam que a safena é uma veia do coração!
Por esta razão a safena se tornou uma veia muito importante e só deverá ser retirada se estiver muito doente e não servir para a confecção de pontes também chamadas de bypass. Muitas cirurgias de varizes podem ser realizadas sem retirar as safenas, desde que não estejam muito comprometidas com a doença varicosa.
Há uma outra veia safena de tamanho menor, chamada de Safena Externa, e que se localiza na parte de trás da perna, mais precisamente sobre a panturrilha.
Figura 1 – A Safena Interna percorre toda a extensão da perna, desde a prega da virilha até o tornozelo.
QUAIS OS SINTOMAS
QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DAS VARIZES?
Na grande maioria das vezes a queixa principal é a estética: na posição de pé as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis. Além disso, outros sinais e sintomas podem estar presentes. Alguns desses sinais e sintomas são:
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados que alguns pacientes referem como “pequenos rios e seus afluentes”;
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchação, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Prurido ou coceira
• Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
• Sensação de peso nas pernas;
• “Pernas inquietas”
• Cãimbras
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de varizes é relativamente fácil na medida em que pode ser feito pela simples inspeção visual.
O seu medico poderá, através do exame físico e de algumas manobras, verificar quais as veias que estão comprometidas e se as suas safenas estão normais. Este exame inicial é feito com o paciente em pé.
O mapeamento de todos os segmentos varicosos pode ser feito também com a ajuda da ultra-sonografia venosa realizada com o Doppler. O Doppler pode também auxiliar na busca de trombos venosos e de alterações no fluxo do sangue venoso.
Nos casos mais avançados ou em que há necessidade de avaliação mais acurada o seu médico poderá solicitar exames mais sofisticados, como o Ecodoppler.
COMPLICAÇÕES DAS VARIZES
O sangue que é bombeado pelo coração para todo o corpo é rico em oxigênio e nutrientes. O oxigênio e os nutrientes são utilizados por todas as células do nosso organismo, e o sangue que volta pelas veias para o coração é pobre em oxigênio e em nutrientes. Quando temos VARIZES este sangue tende a ficar represado nas pernas. Em consequência, com o passar do tempo, os tecidos das pernas passam a ser menos oxigenados e menos nutridos.
Quando não tratadas de forma correta as varizes podem progredir e desenvolver severas complicações. Entre estas podemos citar:
• Eczema – geralmente se inicia com prurido (coceira)
• Dermatite
• Flebite e trombose – flebite significa inflamação da veia. Varicoflebite consiste na inflamação da varizes. Esta inflamação pode vir acompanhada da formação de trombo decorrente do sangue que coagula. Esta trombose superficial pode progredir para as veias profundas e aumentar o risco de embolia pulmonar.
• Pigmentação e escurecimento da pele


• Hemorragias – a pele e a parede das varizes muitas vezes ficam tão finas que facilmente se rompem. Quando isto acontece pode ocorrer uma importante perda de sangue. Este episódio é chamado de varicorragia (hemorragia proveniente de varizes).
•Úlceras – a complicação mais temida pela população é a formação de feridas nas pernas denominadas úlceras. No início cicatrizam com certa facilidade mas, com o tempo e se tratadas de forma indevida, vão se tornando mais complexas. Como existem vários tipos de úlceras ns pernas, é importante o acompanhamento de uma especialista.
Quando isto ocorrer, procure deitar-se, elevar a perna e colocar bandagens compressivas sobre o local. Feito isto, procure imediatamente o seu médico.
TRATAMENTO DAS VARIZES
Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes. O mais importante são as medidas preventivas. Quando estas medidas de precaução não são suficientes, o seu médico poderá indicar um ou vários dos tratamentos abaixo:
• Escleroterapia química– É provavelmente a técnica usada há mais tempo. Muito utilizada para as microvarizes ou vasos e para as varizes de calibre muito pequeno. Consiste na injeção de substancias esclerosantes que expulsam o sangue para as veias normais e entopem as veias que estão sendo tratadas. Embora essas injeções precisem ser repetidas em algumas veias, a escleroterapia costuma ser muito eficaz e com excelentes resultados quando realizada por médicos experientes.
• Cirurgia – as cirurgias de varizes estão cada vez menos agressivas. A grande maioria das varizes pode ser realizada hoje através de mini-incisões e o tempo de internação hospitalar raramente precisa passar de 24 horas. As varizes retiradas numa cirurgia não provocam danos à circulação, uma vez que as outras veias normais e o sistema venoso profundo normal se encarregam de garantir o fluxo de retorno.
• Laser escleroterapia – a escleroterapia com laser está em evolução e ainda não substitui a escleroterapia química. Não pode ser aplicada em todos os tipos de pele e ainda não dá bom resultado nos vasos de calibre maior. Novas tecnologias com laser em desevolvimento poderão ampliar a sua utilização. No Brasil alguns médicos fazem o tratamento misto: laser e injeções.
• Laser endovenoso – consiste na introdução de cateter com laiser dentro das varizes com a intenção de destruí-las pelo calor. É uma técnica ainda em fase experimental.
• Radiofreqüência – é a mesma técnica anterior usando o calor produzido por cateteres dotados de dispositivo de RF (radio-freqüência).
Nunca se automedique.

Cirurgia de Varizes

O que são e como surgem as varizes?

Saiba que as varizes se constituem num dos problemas mais antigosdo
ser humano e calcula-se que 20% dos adultos por volta dos 30 anos
tem varizes.


Para o seu conhecimento a palavra variz vem do latim: Varix que significa Serpente.

Quem sofre mais com as varizes?
Em um estudo recente acredita-se que no Brasil são mais de 20 milhões de pessoascom este
problema. Dentre essas pessoas as mulheres são mais atingidas que os homens. Isso ocorre
devido ao progesterona que é um hormônio feminino que colabora com a dilatação da veia. Outros
fatores hormonais como a gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior
facilidade de dilatação das veias segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular alguns
pesquisadores relataram que as terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais aumentam o
risco de varizes.

Normalmente estes problemas aparecem por volta dos 30 anos de idade, porém outro fator que
favorece as varizes é a presença hereditária, e o problema já vem de dentro da família onde outras
pessoas já tiveram ou tem pré-disposição a ter varizes, consequentemente as varizes podem ser
mais precoces começando aos 20 anos de idade e apresentam os sintomas como: veias
azuladas na perna, coceira, dores, câimbras, etc .

Entenda que as varizes, são veias doentes, que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas
e tortuosas. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de
grande calibre.

Existem quantos tipos de varizes?
Existem basicamente três tipos de varizes (3). Veias Tronculares, que são as grossas, saltadas e bem visíveis na pele. Veias Reticulares, que são visíveis mas não salientes, possuem coloração azulada ou esverdeada e por último as microvarizes: São pequenas ramificações avermelhadas, também chamadas de “vasinhos”.

Como surgem as varizes?
Quando uma pessoa, seja homem ou mulher, fica muito tempo em pé ou sentada, o sangue vai para o pé com muita facilidade por ser impulsionado pelo coração e devido a gravidade. Como explicado no texto acima o sangue precisa retornar ao coração para manter o fluxo sanguíneo para nutrir todo organismo. Se este processo falha, o sangue não sobe e a veia fica tortuosa.

Este problema pode ocorrer em homens e mulheres em duas situações.
Em pessoas que possuem veias com válvulas e paredes normais o sangue aguarda a melhor oportunidade subir, sem causar nenhuma alteração no processo de bombeamento nem desconforto. Agora em pessoas que as válvulas já estão doentes acontece, uma inversão no caminho, o sangue não sobe, e passa a ir de cima para baixo e da veia profunda para a superficial.

É exatamente esta inversão que provoca o aumento do volume sanguíneo dentro da veia superficial, ocorrendo o processo de dilatação e o aparecimento das varizes.

Posso ajudar o sangue a voltar para coração?
Sim. Nas pernas existe o "coração periférico", que na verdade é a musculatura da panturrilha ("batata da perna"), mas este coração só funciona quando se movimenta o músculo da perna ou seja, contraindo e relaxando a panturrilha. Para fazer este movimento você adaptar alguns habito ao seu dia-a-dia, como: Subir e descer escadas, praticar esportes, caminhar e pedalar. Estes são alguns dos exercício básicos que ajudam a ativar este "coração da perna" que faz o bombeamento do sangue para cima.

Outra opção é deitar e deixar suas pernas inclinadas para cima durante algum tempo. Isso ajudará o no fluxo sanguíneo. entretanto é importantíssimo saber que isso não repara uma veia que já esta doente (varizes), não funciona como tratamento e o paciente dever avaliado por um médico especialista antes de praticar qualquer uma destas atividades. Desta forma você inicia um acompanhamento especializado e previne as complicações das varizes.

Quais os Sintomas de varizes?
Na grande maioria das vezes a queixa principal é a estética, na posição de pé as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis. Além disso, outros sinais e sintomas podem estar presentes:

• Dores nas pernas
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados;
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchação, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceira;
• Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
• Sensação de peso nas pernas;
• Câimbras

Se você sente estes sintomas
Lembre-se que varizes de membros inferiores é uma doença crônica, e necessita de acompanhamento médico permanente.

O ideal é que as varizes sejam tratadas o quanto antes, pois como toda doença crônica, quanto antes se iniciar o tratamento melhor. Veja quais a doenças que uma variz não tratada pode causar.

Quais os tratamentos de varizes?
Entre os tratamento de varizes disponiveis , existem três técnicas básicas. De acordo com os especialistas os tratamentos mais eficazes são:

1) Cirurgia de Varizes convencional
A cirurgia é feita com micro-agulhas que removem as varizes (veias doentes) e a recuperação pode ser de até 3 dias. Este método tem cobertura na maioria dos planos de saúde e a operação particular é mais acessível.

2) Cirurgia de Varizes a laser
Com este método não é necessário remover as varizes (veias doentes) e o tempo de recuperação no pós-operatório que é menor que o da cirurgia convencional, podendo voltar as atividades normais entre 1 ou 2 dias, além de diminuir significativamente a dor e o aparecimento de hematomas. Este método é muito usado na cirurgia de safena.

3) Escleroterapia para microvarizes e vasinhos
O tratamento de escleroterapia é um tratamento sem cirurgia. O médico especialista avalia e identifica o calibre da veia e dependendo do caso pode se optar pelas aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Este método é mais comum neste tipo de aplicação em vasinhos e microvarizes.

Em casos de dúvidas sobre o melhor tratamento para o seu caso, envie um e-mail para o especialista em varizes Dr. Fernando Soares Moreira e descreva seu quadro atual.

O que são veias profundas, superficiais e comunicantes?
Quando uma pessoa é diagnosticada que tem varizes, isso quer dizer que ela possui um problema nas válvulas e nas paredes das veias que bombeiam o sangue de volta ao coração. Entre essas veias dos membros inferiores existem três tipos:

1) As veias superficiais são as veias que ficam sob a pele, na camada de gordura e que podem ser visíveis.
2) As veias profundas ficam no meio da musculatura da perna e não são tão visíveis.
3) E as veias comunicantes, que ligam as veias superficiais e as profundas.

Quando uma dessas veias começam a se dilatar e ficar tortuosas, elas se tornam varizes (veias doentes) o que pode comprometer todas as outras ligadas a ela e com o tempo se agravar.

Qual a função das veias?
Para entender a função das veias é preciso entedender como funciona o fluxo sanguineo. no sistema de circulação o sangue é bombeado pelo coração para dentro das artérias que trabalham para levar este sangue para todas as partes do corpo para oxigenar e alimentar as células do nosso organismo. Neste fulxo o sangue chega até as partes inferiores como as pernas e os pés que devem retornar ao coração através das veias. Por isso que as veias são tão importantes, elas devem levar o sangue de volta ao coração, para que ele não fique parado nas pernas e ocasionem em varizes, pernas inchadas e doloridas. Dentro de cada veia existem válvulas sincronizadas que bombeiam o sangue para cima. Este processo de orientação que traz o sangue para cima ocorre em etapas. O processo começa da veia superficial para a profunda, através da veia comunicante, e isso impede que o sangue faça o caminho errado, assim o sangue circula corretamente pelas veias, independente se a pessoa está na posição de pé ou sentada. Porém se este fluxo não funciona corretamente o sangue continua nas pernas dilatando os vasos sanguineos que acaba gerando as varizes.

As varizes podem ser hereditárias?
Sim. Existe uma tendência hereditária para pessoas que apresentarem varizes:

As varizes podem voltar?
Não. De forma alguma as varizes voltam, isso é um mito!
O que pode ocorrer é que se não houver um acompanhamento preventivo novas veias podem estar muito sensiveis e ponto de ficarem doentes. Neste caso você precisa praticar esportes e visitar seu Médico angiologista com mais frequencia:

Os riscos avermelhados são varizes?
Não. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada e estes casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético em seus portadores. Essas pequenas ramificações são chamadas de “vasos” ou microvarizes.

Varizes
Telangiectasias, popularmente conhecidas como "vasinhos", que são tratados com injeção de substâncias (como glicose hipertônica) ou laser
 
 
 
Varizes devem ser tratadas por cirurgia
 
 

 
   As varizes constituem a mais comum de todas as doenças vasculares. Sua incidência é de cerca de 15% na população adulta. As varizes são veias permanentemente dilatadas, tortuosas e sem função adequada. Incidem 3 vezes mais nas mulheres do que nos homens em decorrência de fatores constitucionais e hormonais.
   São raras antes dos 14 anos de idade e geralmente, quando ocorrem em crianças, fazem parte de deformidades vasculares congênitas. A partir da puberdade há aumento progressivo na incidência das varizes, sendo que acima dos 70 anos, cerca de 70% das pessoas apresentam dilatações venosas nos membros inferiores.
   Calcula-se que 24 milhões de pessoas sofrem com os problemas decorrentes das varizes, nos Estados Unidos, na atualidade. O indivíduo com propensão genética nasce com menor resistência da parede das veias e essa predisposição, associada a fatores desencadeantes como gestações, obesidade e sedentarismo, profissões que implicam em tempo prolongado em posição ereta (barbeiros, balconistas, porteiros) ou que exigem grandes esforços (estivadores, halterofilistas), favorecem o surgimento das varizes.
     A gestação é o fator desencadeante mais importante e que faz com que a incidência das varizes predomine nas mulheres. Nessa condição, além das alterações hormonais que ocorrem durante todo o período de gravidez, na segunda metade da gestação há aumento da pressão nas veias das pernas devido à compressão do útero no abdome. Se esse aumento de pressão não for suficiente para provocar dilatação permanente, as veias voltam ao seu calibre inicial após o parto. Isto costuma ocorrer após a primeira gestação; no entanto, com as gestações sucessivas, as veias tendem a se dilatar, tornando-se varicosas e assim permanecem após os partos.
ANATOMIA
    Existem três sistemas de veias nos membros inferiores, a saber: o sistema superficial, o profundo e o das veias perfurantes.
    O sistema superficial é constituído pelas veias safenas interna, externa e por suas colaterais. Estão situadas logo abaixo da pele (poucos milímetros) e são a sede habitual das varizes. São veias pouco importantes na drenagem do sangue dos membros inferiores, pois somente 15% dele retorna ao coração por esse sistema. No interior dessas veias existem válvulas que são dispositivos que, em condições normais, impedem que a ação da gravidade provoque refluxo de sangue em direção do pé. Dessa forma, o sangue só pode circular no sentido do coração.
    O sistema profundo é constituído por veias situadas junto aos ossos e músculos e representa o mais importante sistema de circulação venosa dos membros inferiores, pois aproximadamente 85% do sangue que chega às pernas, retorna ao coração por ele. Também essas veias contém válvulas no seu interior, cuja função é a mesma que no sistema venoso superficial; direcionar o sangue no sentido do coração.
    O sistema das veias perfurantes comunica o sistema superficial com o profundo e também têm válvulas que, em condições normais, só permitem o fluxo do sangue do sistema venoso superficial para o profundo.
CLASSIFICAÇÃO
    As varizes podem ser classificadas em dois tipos: primárias (essenciais) e secundárias.
    As primárias constituem a maioria das varizes vistas na prática médica. Elas decorrem de fatores hereditários, são hereditárias e associados aos fatores desencadeantes (GESTAÇÃO, PROFISSÕES que requeiram longos períodos em pé).
    É relativamente freqüente a associação de varizes com outros defeitos tidos como hereditários, tais como pés planos, hemorróidas, hérnias e outros. As varizes secundárias decorrem, em geral, da obstrução das veias profundas (principais) causadas por um processo de tromboflebite.
QUADRO CLÍNICO
    Depende de sua extensão, duração e da presença de complicações.
    Dor em peso ou desconforto doloroso nas pernas quando em posição ereta. Se manifesta em mulheres na fase pré-menstrual e durante a gestação. Também é freqüente a queixa dolorosa na época do calor. Essa sensação dolorosa costuma melhorar quando o paciente anda e com a elevação das pernas.
    Nos casos mais avançados pode aparecer edema (inchaço) nas pernas, que se acentua com o passar do dia, tornando-se mais evidente no final da tarde, causando mais desconforto nas pernas.
COMPLICAÇÕES
São cinco as principais complicações das varizes dos membros inferiores:  
  • tromboflebite superficial;
  • sangramento pelas veias varicosas (varicorragia);
  • hiperpigmentação (manchas escuras da pele);
  • eczema;
  • úlcera (ferida) de pele (úlcera varicosa ou de estase).
    A tromboflebite superficial consiste na inflamação da parede da veia com formação de coágulos no seu interior. A veia torna-se endurecida, avermelhada, quente e muito dolorosa, impedindo o paciente de andar adequadamente. Em geral não existe maior gravidade, constituindo apenas uma complicação incomodativa do doente. No entanto, quando ela ocorre nas veias safenas, pode apresentar maior gravidade pela possibilidade de originar embolia pulmonar.
    A varicorragia consiste no sangramento por rompimento de uma veia varicosa. Em geral ocorre naquelas dilatações venosas bem superficiais, com parede muito fina. É ocasionada por traumas; mesmo pequenos traumatismos, aqueles quase nunca percebidos, pelo simples roçar da perna em alguma estrutura rígida, podem provocar a rotura da veia.
    A hiperpigmentação da pele (manchas) ocorre em casos crônicos. Localizam-se nas pernas, no seu terço inferior ou sobre trajetos venosos varicosados. Não causam dor mas, particularmente em mulheres, interferem na estética da perna e, para desventura delas, não desaparecem após a operação das varizes.
    O eczema varicoso caracteriza-se por lesão avermelhada e descamativa na pele das pernas, acompanhada de prurido (coceira). Em geral se acentua com o uso de pomadas a base de antibióticos ou sulfa, que intensificam a reação alérgica, podendo, em alguns casos, tornar o eczema disseminado por todo o organismo.
    A úlcera varicosa é a complicação mais grave das varizes. Na grande maioria das vezes, ela se localiza no terço inferior da perna, na parte interna, junto ao tornozelo. Podem surgir após leves traumatismos que, em indivíduos não varicosos, não teriam maiores conseqüências. Tornam-se particularmente dolorosas quando se infectam e são de difícil cicatrização.
DIAGNÓSTICO
    Pelo simples exame clínico, na maioria dos casos, o médico pode identificar as veias varicosas e determinar sua origem, isto é, se primárias ou secundárias. Os exames complementares ficam restritos a casos em que hajam dúvidas ou para planejamento cirúrgico.
     Os testes empregados atualmente são, na maioria dos casos, não invasivos. O Doppler venoso é um exame de ultra-som realizado no consultório para se avaliar a presença de um bloqueio no sistema venoso profundo.
    O Duplex-Scan (Eco-Doppler) também é um exame de ultra-som especialmente construído para o exame dos vasos sanguíneos, que permite, sem a necessidade de injeção de contraste ou irradiação com Raio X, a visibilização de obstruções de veias ou artérias.
    Quando os exames anteriores são insuficientes para o esclarecimento do caso, emprega-se a flebografia, que é a injeção de contraste no sistema venoso para se detectar bloqueios nas veias e avaliar a função das válvulas.
    As varizes dos membros inferiores podem ser tratadas por métodos clínicos ou cirúrgicos.  
TRATAMENTO CLÍNICO

    O tratamento clínico consiste em quatro itens:  
  • utilização de compressão elástica;
  • exercício físico regrado;
  • evitar longos períodos em posição ereta;
  • perda de peso, se necessário.
    A compressão elástica com meias ou bandagens visa comprimir as veias insuficientes, retirando o excesso de sangue do seu interior e evitar o edema de pernas.


TRATAMENTO CIRÚRGICO

    Os objetivos são: eliminar a dor, o grau de desconforto e evitar futuras complicações, além da melhora estética.
    O tratamento cirúrgico das varizes dos membros inferiores consiste na retirada das veias superficiais doentes com micro-incisões, visando um ótimo resultado estético. O tratamento cirúrgico evoluiu muito durante as últimas décadas, com o aperfeiçoamento da técnica cirúrgica e dos materiais utilizados, sendo que atualmente o paciente começa a deambular precocemente, já no dia seguinte ao procedimento cirúrgico.
    Quando as veias varicosas são retiradas, o sangue é direcionado para o sistema venoso profundo, fluindo com maior facilidade para o coração, desaparecendo a estase venosa no sistema venoso superficial.
    Só se pode realizar a cirurgia das varizes quando o paciente apresenta boa circulação arterial, sistema venoso profundo pérvio e quando se encontra em boas condições clínicas.
    Uma vez preenchendo os quesitos básicos para a realização de uma cirurgia, deve-se considerar que existe um pequeno risco associado com qualquer procedimento cirúrgico. Os riscos são diferentes para cada pessoa, dependendo de vários fatores como idade, presença de doença associadas e tipo de cirurgia a ser realizada.
    A cirurgia de varizes, num paciente em boas condições clínicas, é uma cirurgia de pequeno porte. As complicações são infrequentes quando a cirurgia é realizada por um profissional devidamente experiente e habilitado.
    A cirurgia não necessita ser realizada de imediato pois não é urgente. Pode-se aguardar algum tempo até que as condições clínicas sejam as melhores possíveis, diminuindo assim os riscos cirúrgicos.
    A recuperação da cirurgia é um processo individual. Depende da idade do paciente, tamanho da cirurgia realizada e capacidade de recuperação pessoal.
    No período pós operatório não é necessário o repouso absoluto. As atividades físicas devem estar presentes, sendo aumentadas progressivamente segundo a orientação médica em cada caso. Deve-se evitar ficar em pé, parado, ou sentado com os pés para baixo, pois nestas situações, poderá haver edema e dor, com retardamento no período de recuperação cirúrgica.
    Atualmente, com o auxílio das meias elásticas, que comprimem as pernas, evitando o aparecimento de edema, após 5 a 14 dias da cirurgia, a maioria dos pacientes pode voltar a suas atividades normais.
    A compressão elástica é utilizada por um período aproximado de um mês, dependendo de cada caso.
Varizes nas duas pernas

Hiperpigmentação da pele (manchas): ocorre em casos crônicos



Úlcera de estase na perna


Esquema mostrando a veia safena interna e veias colaterais na perna logo abaixo da pele



Esquema mostrando a veia safena externa e veias colaterais na perna logo abaixo da pele




Esquema mostrando as veias superficiais(azul escuro) e profundas(azul claro) na perna
Esquema mostrando varizes superficiais com úlcera de estase Esquema mostrando como é feita a remoção das veias varicosas durante a cirurgia



   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário