Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

Ramón Valdez, Seu Madruga

Será que no Brasil existe alguém que não conheça o Rasga Bucho, Tripa Seca ou o Pirata Alma Negra? É claro que todos sabem de quem estou falando, Dom Ramón Valdez, o inesquecível Seu Madruga.

Inicio

Em 2 de Setembro de 1923 nascia em Juarez, cidade do México, Ramón Gómez Valdez y Castillo. Quando começou na carreira artística, Ramón trabalhou com seus dois irmãos Manuel Valdéz e Gérman Valdéz. Manuel era conhecido como “El Loco” e Gérman eram “El Tin Tan”, juntos eles fizeram varios filmes.Ramón foi casado três vezes e teve dez filhos. Uma de suas esposas foi à atriz Aracely Julian.

Carreira

No cinema Ramón fez muitos filmes como El Rey Del Barrio(1949), La Marca Del Zorrillo( 1950) e Fuerte, Audaz y Valiente( 1960). Com quase 50 filmes no currículo, chegou uma hora que Ramón acabou conhecendo um tal de Roberto Gómez Bolaños que o convidou a trabalhar com ele num programa de tv. O programa se chamava “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada”, onde conheceu os comediantes Edgar Vivar, Rubén Aguirre e Carlos Villagrán. Em seguida veio a serie Chespirito e o Chapolin Colorado, onde interpretou os vilões Racha Cuca, Tripa e Rasga Bucho entre outros.

O Sucesso do Chaves

Em 1971surgiu o seriado Chaves, que tornou o elenco famoso em vários paises, mas ninguém ficou tão conhecido quanto Ramón Valdez, ou melhor, Seu Madruga, o inquilino malandro que sempre arrumava um jeito de não pagar o aluguel ao dono da vila, Seu Barriga que sempre o ameaçava de expulsar do local, mas nunca o fazia.
Seu Madruga era o personagem que representava o povo, esperto, sempre arrumava um bico pra fazer e ganhar um dinheirinho.Seu problema era o Chaves que atrapalhava suas mutretagens e a Dona Florinda que sempre batia nele.

Pequenos Problemas

Em 1979 Ramón teve que deixar o programa por problemas de saúde.Depois de se recuperar, ele teve problemas para se desassociar sua imagem a do personagem Seu Madruga.Nessa época ele só recebeu quatro ofertas de emprego, todas de Roberto Bolaños para volta com o Seu Madruga.
Em 1981, Chaves havia voltado a ser um quadro do programa Chespirito, e Ramón Valdez retornou com Seu Madruga. Após alguns problemas pessoais com Roberto Bolaños, Carlos Villagrán foi para a Venezuela, onde ganhou o seu próprio programa “Frederico”, e Ramón foi com ele.
Em Frederico, Ramón interpretava um novo personagem, Don Moncho e em 1988, Carlos Villagrán voltou a interpretar o Kiko na serie AH! Que Kiko, e Ramón Valdez voltou com o eterno Seu Madruga.

O Adeus

Ramón Valdez fuma bastante e isso o levou a um câncer de pulmão que se espalhou para o estômago.Em 9 de Agosto de 1988 morria Don Ramón Gómez Valdez y Castillo, que estará sempre vivo nas eternas reprises do humorístico Chaves onde sempre será o inesquecível Seu Madruga.

Curiosidades

Em 1985 o SBT exibiu a novela Lupita, Ramón Valdez trabalhou nela;
Valdez tinha um circo que viajou por toda a República Mexicana;
Seu sobrinho é o cantor Cristian Castro;
Ramón Valdez teve alguns papeis nos filmes do comediante Cantinflas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário