Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Casas de isopor?

Esta é a casa que vem sendo intitulada “casa do século 21″. A casa é um tipo de domo, algo com uma forma de um igloo. A casa é 100% feita de isopor! (poliestireno expandido)
styrofoamdomehomeshn7 Casas de isopor?
Pode parecer uma escolha de material um tanto quanto bizarra para uma residência, mas o isopor tem algumas vantagens, como ser resistente a tufões, terremotos, não atrai formigas nem cupins, é à prova de mofo, é um eficientíssimo isolante térmico e acústico e ainda por cima é barato e praticamente instantâneo de construir. Este isopor que constitui a casa é tratado químicamente de modo que não propaga a chama e não libera fumaça tóxica em caso de incêndio. Além do mais, nem todo mundo sabe que existem varias densidades de isopor disponíveis. Quando a gente fala em isopor a maioria das pessoas pensa logo em caixa de cerveja ou aquelas placas escolares. Não é este isopor não. Este não aguenta nada. O isopor dessas casas é bem mais denso, com uma dureza parecida com a da madeira.
O problema que eu vejo nisso é que o isopor é um senhor poluente ambiental. Além do mais, eu não me sentiria muito seguro numa casa que derreteria se eu jogasse aguarraz nela. Mas acho uma idéia interessante, por exemplo, para remanejamento de desabrigados. Tipo os infelizes que perderam suas moradias no terremoto da China. Enquanto o governo Chinês vai levar dois anos para reconstruir as casas, poderia usar este tipo de moradia provisória até que casas normais ficassem prontas. Bem ou mal, é muito melhor que viver numa barraca de camping.
A empresa que produz essas casas chama-se International Dome Houses Inc. As casas são estruturadas em partes pré-moldadas de isopor prensado, assim fica fácil construir. É como se fosse com lego. Só que as peças são enormes.
parts02ab8 Casas de isopor?
Nem todas as casas do sistema são em forma de domo. Isso dá uma variabilidade de composições e montagens que permite adaptação ao orçamento e à criatividade. Sinceramente, eu achei bem legal mesmo. Melhor que 90% das casas pré-moldadas que já vi. No site dos caras tem uns modelos que me impressionaram. O espaço interno é muito grande, e as misturas de formas permitem conceitos bem loucões. Saca só:
ex07rc6 Casas de isopor?
ex05lx4 Casas de isopor?
ex01mc4 Casas de isopor?
ex04xi1 Casas de isopor?

Eu fico imaginando que deve ser legal ver a construção de uma casa assim. Em poucos dias ela deve ficar pronta, e considerando o material, deve ser bem barato. Assim, você escolhe bem o terreno e coloca uma casa dessas pré-moldada lá. Isso garante algum tempo até você juntar mais uma grana para fazer a casa definitiva. Depois ainda pode usar a casinha de isopor inicial como garagem, depósito ou escritório home-office.

Nenhum comentário:

Postar um comentário