Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

O Exorcista

Em 1973 o horror ganhava uma de suas formas mais assustadoras da história do cinema, baseado no livro de William Peter Blatty e com direção de William Friedkin, o Exorcista é o verdadeiro terror das telas.
Trama Macabra!
A história começa com o Padre Lankester Merrin em uma escavação realizada no Iraque, tudo mia bem até os escavadores encontrarem uma estatua antiga. Ao removeram do local eles libertam o demônio Pazuzu. Enquanto isso em Georgetown, uma cidade que fica nos arredores de Washington, DC, a atriz divorciada Chris MacNeil vive com sua filha de treze anos Regan. Ao brincar com a tabua de oijá, Regan passa a se comunicar com um espírito e aos poucos ela começa a ter um comportamento estranho e agressivo. No inicio Chris acha que a filha está com algum problema psicológico e a põem em um tratamento psiquiátrico, mas de nada adianta e é quando ela é aconselhada a procurar pelo Padre Damien Carras.
Aos poucos o Padre Carras percebe os sinais de possessão demoníaca. Para realizar o exorcismo o Padre Carras precisará da ajuda do Padre Merrin.

Fatos Bizarros

O Exorcista, de William Peter Blatty é um livro inspirado num caso real que ocorreu nos Estados Unidos no ano de 1949, quando um garoto de 14 anos foi possuído pelo demônio.
Pamelyn Ferdin e Denise Nickerson de A Fantástica Fabrica de Chocolates, foram procuradas pelos produtores, mas os pais delas não as queriam envolvidas na produção, então eles contrataram a desconhecida Linda Blair para o papel de Regan.
O filme recebeu dez indicações ao Oscar, mas só ganhou dois de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.
Linda Blair foi um das primeiras atrizes mirins a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Até hoje O Exorcista é o único filme de terror que foi indicado para o Oscar de Melhor Filme.
O diretor William Friedkin pediu para que o reverendo Thomas Bringham benze-se o elenco.
O personagem do ator Jack MacGowran é o primeiro a morrer na história, ironicamente o ator morreu uma semana depois de pneumonia.
Mal começaram as filmagens e o irmão do ator Max Von Sydow (Padre Merrin) morreu. A esposa grávida do assistente de câmera perdeu o bebê.
O Exorcista teve continuações horripilantes (neste caso é ruim mesmo): O Exorcista II - O Herege de John Boorman; O Exorcista III de William Peter Blatty; O Exorcista - O Inicio de Renny Harlim e Dominion: Prequel to The Exorcist de Paul Schrader.
.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário