Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Quatro passos para resolver problemas

Casamento em minha opinião é a melhor coisa do mundo, viver feliz em família, compartilhar tudo e ter companhia para a vida toda. Mas como não somos perfeitos, na estrada da vida surgirão problemas, afinal, são pessoas e opiniões diferentes. Enfim, é inevitável que algo desagradável aconteça, mas nada que impeça ou diminua o amor que um sente pelo outro e nisso tudo é muito importante saber lidar com estas situações para minimizar os problemas e maximizar a harmonia e felicidade familiar. Eis algumas dicas:
1 – Marque uma hora para conversar sobre o problema: alguns problemas podem trazer à tona fortes emoções negativas. Se isso acontecer controle-se e diga que seria melhor marcar uma hora em que ambos estejam mais calmos para conversar antes que a situação piore. Mas não desconsidere o problema, esperando que ele simplesmente desapareça. E lembre-se que será uma conversa para resolver o problema e não discutir quem está certo e quem está errado.
2 – Diga o que sente de maneira honesta e respeitosa: seja honesto e específico sobre seus sentimentos ao se expressar. Seu objetivo não é vencer uma guerra ou conquistar um inimigo, mas apenas deixar que seu cônjuge saiba o que você pensa sobre o assunto. Para conseguir isso, diga, na sua opinião, qual é o problema, depois quando ele acontece, e então explique como você se sente a respeito disso. Daí com tato, dê sua opinião sobre como solucionar o problema.
3 – Escute e leve em conta os sentimentos de seu cônjuge: não suponha que você sabe o que seu cônjuge está pensando ou sentindo. Mostre respeito pelo seu cônjuge por não interrompê-lo quando ele fala. É preciso humildade e paciência para prestar atenção ao que o outro diz e levar em conta sua opinião, mas se os dois fizerem isso, ambos vão entender os pensamentos e os sentimentos um do outro sobre o assunto.
4 – Entre num acordo: poucos problemas serão resolvidos em um casamento a menos que marido e esposa trabalhem juntos e apóiem um ao outro. Se aprenderem a trabalhar em equipe e cooperarem um com o outro, conseguirão resolver quase todos os problemas e obter bons resultados.

Segredos do casamento feliz

Segredo 1: As prioridades certas
Em um casamento feliz, cada cônjuge considera as necessidades do outro mais importantes que as suas. Em coisas como bens materiais, emprego, amigos e até parentes são menos importantes. Marido e esposa passam bastante tempo juntos, por isso avalie as suas prioridades.
Segredo 2: Comprometimento
Casais felizes encaram o casamento como uma união permanente. Quando surge um problema, esforçam-se para resolvê-lo em vez de usá-lo como desculpa para desfazer essa união. Quando há comprometimento, marido e mulher se sentem seguros. Confiam que um honrará a união do outro.

Segredo 3: Cooperação

O casamento deve ser encarado como uma parceria. Quando há cooperação, não pensam mais como solteiros – “eu” e “meu” dão lugar a “nós” e “nosso”.

Segredo 4:Perdão

Casais felizes aprendem do passado, mas isso não significa ter uma lista de velhas queixas e usá-las para fazer afirmações generalizadas, como “Você está sempre atrasado” ou “Você nunca me ouve”.
Segredo 5: Alicerce sólido
Para uma casa durar muito tempo, ela precisa de uma alicerce sólido. O mesmo se aplica à família, que, para ser bem-sucedida, precisa estar alicerçada sobre uma fonte de orientação que realmente funciona – a Bíblia.

Faz bem comunicar-se bem

Algumas esposas queixam-se de que seus maridos conversam muito pouco com elas e isso é triste, pois o marido que toma tempo para falar com a esposa e realmente escuta o que ela diz demonstra seu amor e respeito por ela. É verdade que nestes tempos corridos talvez os dois trabalhem muitas horas fora de casa, mas mesmo assim o casal precisa reservar tempo um para o outro. Senão um pode se sentir independente do outro e assim os problemas começam a surgir.
Se um dos dois teve um dia difícil, umas poucas palavras bondosas e compreensivas da parte do outro podem realizar um grande bem. O tom da voz e a escolha das palavras são importantíssimos. Por exemplo, alguém poderia dizer de maneira irritada e ditatorial: “Feche essa porta!” Mas, bem mais amoroso seria dizer, com voz calma e compreensiva: “Poderia fazer o favor de fechar a porta?”
A boa comunicação prospera num ambiente de palavras gentis, olhares e gestos afáveis, bondade, compreensão e ternura. Por empenharem-se a fundo em manter a boa comunicação, tanto o marido como a esposa se sentirão à vontade para expressar suas necessidades e assim resolver qualquer desacordo que surja. A boa comunicação ajuda até mesmo no relacionamento sexual do casal, fazendo com que cada um procure o bem estar do outro e não apenas o seu próprio bem estar. Mas lembre-se que a comunicação é uma via de mão dupla, não única, ou seja, os dois devem se expressar bem como escutar. Se houver um esforço neste sentido, o casal será muito mais feliz e verão que comunicar-se bem faz muito bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário