Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Cadê o amor?

“As pessoas possuem cicatrizes. Em todos os tipos de lugares  inesperados. Como mapas secretos de suas historias pessoais. Diagramas  de suas velhas feridas. A maioria de nossas feridas podem sarar,  deixando nada além de uma cicatriz. Mas algumas não curam. Algumas  feridas podemos carregar conosco a todos os lugares, e embora o corte já  não esteja mais presente há muito, a dor ainda permanece. O que é pior,  novas feridas que são horrivelmente dolorosas ou velhas feridas que  deviam ter sarado anos atrás mas nunca o fizeram? Talvez velhas feridas  nos ensinem algo. Elas nos lembram onde estivemos e o que superamos. Nos  ensinam lições sobre o que evitar no futuro. É como gostamos de pensar.  Mas não é o que acontece, é? Algumas coisas nós apenas temos que  aprender de novo, e de novo, e de novo…” - Grey’s Anatomy (3x18)



Um garoto olha para a foto de uma menina e diz "vou ter que estuprá-la", como se isso fosse perfeitamente normal. Um homem sai da cadeia por uma negligência do sistema penitenciário; ele estupra e mata quase 9 vítimas. Um homem manda matar a mulher que deu a luz à um filho dele, tudo pela fama. Um homem mata sua ex-mulher, claro, por amor.

Mas.. espera um pouco, cadê esse amor todo?



Jesus mandou que nós amássemos o próximo como a nós mesmos, e à ele, com tudo o que somos. Mas... cadê esse amor?
Onde está o amor de uma mãe, que mata seu filho antes mesmo de ele nascer?
Onde está o amor de um homem que, quando devia amar sua esposa incondicionalmente, espanca ela todos os dias?
Onde está o amor de um pai que abusa sexualmente de sua filha?
Onde está o amor de um namorado, que mata por ciúmes?
Onde está o amor de um marido que apedreja a própria mulher?

Eu tenho certeza de que não são maioria absoluta, as pessoas que fazem isso.. mas pare um minuto para refletir... Você tem amado seu próximo? Você tem mostrado, com atos, o amor que você tem por seu filho, por seu marido, namorado, por sua mãe, por seus amigos?
Quem ama não machuca, nem mesmo com palavras.
Você conhece quem está com você.
Você conhece a sua amiga.. você sabe que palavras a machucam.. mesmo assim, você fala pra ela, tudo aquilo o que ela não precisa ouvir.
Você conhece a sua mãe, e sabe que ela te ama incondicionalmente, e só quer o seu bem...mesmo assim você discute com ela, a machuca, com palavras de uma filha que não tem gratidão.
Você conhece sua filha, seu filho, e você sabe que ele não gosta de tais brincadeiras, apelidos, de fazer tal coisa que ele não precisa, você sabe o que o machuca, e do que ele gosta... mesmo assim, você o machuca mais do que o agrada, mais do que o mostra seu amor.
Você conhece seu marido, e sabe que ele te ama, sabe do que ele gosta, e do que não gosta que você faça, sabe o que o machuca.. mesmo assim, você duvida do amor dele, duvida de sua fidelidade, o machuca, e corrói por dentro.. e ainda finge que não sabe.
Você conhece sua esposa, sabe que ela é sensível, madura, tem personalidade, e, acima de tudo, te ama.. mesmo assim, você testa sua sensibilidade, e diz que ela não tem maturidade, questiona sua personalidade, e seu amor, sua fidelidade.
Será que isso é amor?

-- Eu quero que você pare por poucos segundos, e se lembre do que o machuca.
É fácil né.. você sabe de cor o que o machuca, quem o machucou, e quando, conhece no seu coração os seus traumas.
-- Agora pare por um instante, e lembre-se da dor que isso causa. Eu sei que vai ser doloroso, mas apenas tente.
Dói né... e como dói.. você daria tudo pra não ter que sentir isso de verdade de novo. Você não quer que as pessoas toquem na sua ferida, na mais dolorosa, naquela que você só quer esquecer.
-- Agora, imagine a pessoa que você mais ama com essa mesma expressão de dor que você fez. Sentindo a mesma sensação que você sentiu.
Dá pena né... dá pena, porque agora você entende completamente essa dor, afinal, você a sentiu, alguns segundos atrás. Você não quer ver essa pessoa sentindo isso de verdade.
-- Agora imagine essa mesma dor, esse mesmo sentimento em Jesus.
Agora é bem pior né... a pessoa que você mais ama, a pessoa que deu a vida por você, O Jesus, aquele que sofreu crucificado na cruz por você, e sentiu dores bem piores.. tendo que passar por essa mesma dor que você já passou tantas vezes, novamente. Daria tudo pra que ele não tenha que passar por isso novamente.

Mas agora pare para pensar: é isso o que você faz, toda vez que você profere palavras que machucam as outras pessoas que você ama.
Toda vez que você fala para seu filho, sua filha, seu namorado, sua namorada, marido, esposa, mãe, pai... aquelas velhas palavras que os machucam tanto, aquelas velhas palavras que você sabe que eles não gostam, você provoca neles essa mesma dor, da qual você se lembrou a pouco, passam pela mesma situação que você imaginou. Eles sentem a mesma dor que você, porque eles são feitos de carne, são feitos de ossos, são feitos de sangue. Igualzinho a você.
E não acaba nisso. Quando Deus te vê fazendo isso, machucando as pessoas, que Ele mesmo criou, que Ele tanto ama, e que Ele ama tanto quanto Ele ama a você, quando ele vê isso.. Ele sente essa dor. Ele se entristece, o coração dEle dói. Mas Ele te ama tão incondicionalmente, mas o ama tanto, mas tanto... que Ele te perdôa, e, mais que isso, Ele esquece. Mas você não aprende, nem mesmo quando sente essa mesma dor. Novamente, como uma criança, você insiste em machucar alguém novamente. Mas você é só uma criança. A criança dEle. Então, Ele novamente te perdôa. E novamente, e de novo. Sempre.
Ele te ama tanto... Ele nos ama tanto...

Mostre que você também tem amor para dar!
Compre flores, acenda velas, faça o jantar para a sua esposa, nem que seja encomenda. Faça uma massagem para seu marido, diga o quanto o ama. Converse com seus filhos. Diga a eles o quanto você os ama, e o quanto Deus os ama.
Não crie barreiras. Saia com sua filha, vá ao shopping com ela, entenda suas ansiedades, suas inseguranças, compre algo de que ela goste. Vá ao parque com sua família, se divirta com eles, abrace seu filho, visite sua mãe e diga à ela o tamanho do seu amor, mesmo que ele seja inexpressável. Abrace o seu pai, mostre seu amor.
Saia com suas amigas, conheça-as melhor, dê os melhores conselhos, compartilhe segredos, divirta-se com elas, mostre o quanto você as ama, o quanto você precisa delas.

Isso é amor, amor de verdade. Deus te deu um coração, com amor, para que você pratique - para que você mostre.

Espalhe amor. :)

2 comentários:

  1. lindas palavras.estava doendo meu coração,suas palavras ajudaram a acalmá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Joana fico feliz ,que algo te fez ter paz no coração bjks lindona se precisa desabafa conte comigo

    ResponderExcluir