Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dicas de saúde ! Gelatina tudo de bom .



Imagine um alimento muito saudável e pouco calórico, que reduz os níveis de colesterol no sangue, controla a glicemia, fortalece os ossos e os tecidos do corpo todo. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos. Sim, ele existe! Estamos falando da gelatina, alimento composto praticamente de aminoácidos, que ajudam na síntese e na renovação do colágeno.
"Dos aminoácidos essenciais para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação, porque o nosso metabolismo não consegue sintetiza-los. Só a gelatina possui nove tipos deles, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), neurotransmissor que nos deixa feliz", avisa a nutróloga Daniela Hueb, de Bauru, SP.
É boa para a saúde
Como principal fonte de colágeno – substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões –, a gelatina desempenha importante papel na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante.

Os atletas colocam nas suas dietas a maior quantidade possível desse ingrediente, buscando prevenir lesões e esculpir a musculatura. "Ela não é boa apenas para conseguir bíceps e glúteos sarados, mas principalmente para fortalecer a musculatura do coração. O músculo cardíaco sadio e com ótima força de bombeamento sangüíneo soma mais e mais pontos para a saúde", avisa Daniela Hueb.
Maior saciedade
Um dos benefícios dessa delícia e que faz a mulherada ficar louca por ela é que, além de ser isenta de gordura, sua versão diet tem apenas sete calorias por 100 g. "A versão normal fornece 380 calorias, obtidas praticamente dos carboidratos. A diet é isenta desse nutriente", diz Cristiane Ruiz Durante, nutricionista, da Academia Triathon, de São Paulo.

Se você está de regime opte sempre pela versão sem açúcar. Outra vantagem dessa delícia é a sua indicação com sucesso nos programas de emagrecimento para espantar a fome. "Depois de preparada, ela possui grande quantidade de água e forma um gel, que retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa hidratada e saciada por mais tempo. Ela ainda dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e intestinos", explica Daniela Hueb.
Pele mais firme
Você já deve ter ouvido falar que, quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza, ou seja, colágeno. Isso significa dizer que, com os níveis dessa substância em dia, a pele adquire mais firmeza, fica bem hidratada e sem rugas. Com uma dieta rica em proteínas, atividade física e pouca exposição solar é possível obter bons resultados na saúde e na beleza. Mas a nutróloga Daniela Hueb adverte: "Comer gelatina todo dia é muito importante. Mas não basta consumir grande quantidade desse alimento sem mudar o estilo de vida precário".

Gelatina é tudo de bom
Ela faz jus à fama de doce número um para quem está de dieta. É a sobremesa menos calórica, mais prática, versátil e fácil de fazer que existe. Ainda é ótima para a saúde e a beleza, pois fortalece os ossos e os tecidos do corpo todo.

Põe na mesa
A gelatina forma um gel termo-reversível, isto é, ela pode ser convertida para a forma sólida e depois para a líquida, por meio de aquecimento. Por essa facilidade é um produto de ligação ideal para fazer sobremesas, gomas, marshmallows, caramelos, iogurtes, musses... Vale (e muito!) a pena acrescentar esse ingrediente nas suas receitas, para ganhar mais saúde e beleza. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!

Consumo em cápsulas
Você também pode encontrar a gelatina em forma de cápsulas em farmácias especializadas. Elas apresentam as mesmas vantagens da versão em pó, porém as encapsuladas são mais eficientes para a formação de colágeno, isso por causa de sua pureza e sua não adição de corantes. Já as do tipo em pó são absorvidas em mais velocidade pelo organismo. Outra desvantagem das cápsulas é que para se obter 10 g (dose mínima diária) é necessário o consumo de 20 delas, enquanto a mesma quantidade é obtida em apenas uma colher de sobremesa de gelatina em pó. "Vale lembrar que a ingestão desse tipo de suplemento deve ser feita por um profissional da área, pois a dose pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo", finaliza a nutricionista.

Musse de limão
Calorias por porção: 32
Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:• 1 col. (sopa) de gelatina em pó sem sabor
• 2 col. (sopa) de água morna
• 1 pacote de gelatina em pó diet sabor limão
• 1 xíc. (chá) de água morna
• 1/2 limão
• 1 xíc. (chá) de água fria
• Suco de 1 limão (sem adoçar)
• 1 clara
• Raspas de 1 limão
• 1 copo de iogurte natural desnatado
• 2 col. (sopa) de adoçante em pó

Modo de fazer:
•1. Em uma tigela, dissolva a gelatina sem sabor em 2 col. (sopa) de água morna e deixe hidratar. Reserve.
•2. Em outra tigela, dissolva a gelatina diet sabor limão em 1 xíc. (chá) de água morna. Reserve.
•3. No liqüidificador, coloque 1/2 limão e a água fria. Bata por 1 min. em velocidade alta.
•4. Passe por uma peneira, descarte o bagaço e volte o líquido ao liqüidificador.
•5. Junte o suco do limão, o iogurte desnatado, a gelatina sem sabor, a gelatina diet sabor limão e o adoçante em pó.
•6. Bata em velocidade alta por 2 min. Transfira a mistura para uma tigela.
•7. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto de neve. Incorpore-as delicadamente à mistura.
•8. Divida a musse em 8 tigelinhas e leve à geladeira por no mínimo 6 h. Antes de servir, decore com as raspas de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário