Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

Adoro (santos )

Sete quilômetros de praias, terreno plano, clima tropical, temperatura média anual de 22º C.

Centro Histórico restaurado, o maior jardim de praia do mundo, o maior porto da América Latina, passeios e atrações turísticas para todos os gostos e badalada vida noturna...

Tudo isso a apenas 68km da Capital. Precisa dizer mais?

Foto: Marcelo Martins

Santos


Praias - Santos

Praias - Santos
Depois do Santos Futebol Clube e seu Rei Pelé, Santos ganhou novamente fama internacional ao ser inclusa em 2001 no Guinness Book - O Livro dos Recordes como a cidade com o maior jardim frontal de praia do mundo. Não é pra menos, os 5.335m de comprimento exibem 77 espécies de flores e mais de 1.700 árvores cuidadosamente tratadas por 40 funcionários da Prefeitura.

Além disso, as praias são alvos preferidos dos atletas, tanto profissionais quanto amadores, para a prática de corridas, caminhadas, passeios de bicicleta e patins (hábitos renovados com a recente ciclovia), jogos de vôlei, basquete, tamboréu, frescobol e Triathlon.

Ao longo da orla há seis postos de salvamento que abrigam também Biblioteca, Gibiteca, Cinearte, Escolinha de Esportes Radicais, Guarda Municipal, sanitários e Laboratório de Controle Ambiental, além dos quiosques de lanches e dos chuveiros públicos, muito disputados quando é preciso dar uma trégua ao sol.

Já na areia, é possível descansar na sombra das barracas de praia. Cada uma das 223 representa um clube social, agremiação, entidade ou sindicato e costuma oferecer serviços de comes e bebes aos seus visitantes. Se entre um petisco e outro bater aquela vontade de entrar na água, fique sabendo que de um modo geral as praias de Santos apresentam mar calmo de temperatura amena e a segurança é garantida pelos diversos Salva-Vidas especialmente treinados para zelar pelos banhistas e evitar acidentes.

Os 7 km de praia não têm separação geográfica e apenas são conhecidos pelo nome dos bairros por onde passam e pelos canais que os cortam:

Praia do José Menino (Canal 1) - Próxima à divisa com São Vicente, é freqüentada por surfistas. Possui a Plataforma do Emissário Submarino, onde será construído o Museu Pelé.

Praia do Gonzaga (Canal 2) - Fica no ponto mais badalado de Santos, muito procurado pelos turistas dos hotéis do bairro. Na Praça das Bandeiras tem o Posto de Informações Turísticas e o ponto final da Linha de Ônibus Conheça Santos.

Praia do Boqueirão (Canal 3) - Tem Ilha de Conveniência com Posto de Informações Turísticas, Posto Policial, Banco 24 Horas e sanitários. Conta com conjunto arquitetônico modernista tombado pelo Patrimônio Histórico. Aos sábados à tarde apresenta Feira de Artesanato.

Praia do Embaré (Canal 4) - Situa-se em frente à Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré. Possui vários quiosques com lanchonetes, bastante freqüentadas pelos jovens.

Praia de Aparecida (Canal 5) - Tem como ponto central a Fonte do Sapo, onde a garotada costuma brincar, patinar e andar de bicicleta. No entardecer de Domingo acontece o Baile da Terceira Idade.

Ponta da Praia (Canal 6) - Local onde se pode admirar o movimento dos navios que entram e saem pelo porto de Santos. Nos finais de semana conta com o Jardim das Artes, exposição de pinturas de artistas locais, além do agito dos Píeres que funcionam como ponto de encontro de jovens pela madrugada adentro.

O Canal 7 também fica na Ponta da Praia, bairro em que se situam os clubes de regatas, o ferryboat (onde se tomam as balsas para o Guarujá), a Ponte Edgard Perdigão, mais conhecida como Ponte dos Práticos, pois dali partem as embarcações para a reserva ecológica da Laje de Santos e as barquinhas para a Fortaleza da Barra, e o Deck do Pescador.

O Canal 7 desemboca numa avenida à beira-mar que é acompanhada pelo calçadão e uma longa mureta, que contém os avanços da água quando o mar se enfurece. É um espetáculo à parte que somente a natureza tem o dom de produzir. É também nesse local que os amantes da pesca esportiva passam suas horas de lazer.

Foto: Tadeu Nascimento


Surf - Santos

Melhor época: De junho a agosto

As Ondas: Longas e manobráveis, abrindo p/ direita e esquerda, melhor ondulação é de sul c/ vento sudeste. Quiver ideal varia de 6´2" a 6´8"

Picos: Quebra mar e Canal-2

Crowd: Intenso


Porto - Santos

Porto - Santos
Considerado o maior porto da América Latina, suas instalações ocupam 7,7 milhões de m² e cerca de 14 km de extensão, alcançando ambas as margens do estuário e estendendo-se até Guarujá e Cubatão, onde se encontram os terminais da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) e Ultrafértil.

É lá que se movimenta a economia do município e cerca de 40% do PIB (Produto Interno Bruto) Nacional. Sua importância no contexto econômico-financeiro reside na exportação de açúcar, café, papel, sucos cítricos, soja em grão e em farelo.

A origem do porto, que data do século XVI, está vinculada ao tráfico de escravos e ao comércio de sal. Mas seu papel no desenvolvimento do Estado e do País deve-se principalmente à exportação de café.

Em 1886, um grupo liderado pelos brasileiros Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle obteve a concessão para construção do porto como o conhecemos hoje, e para sua exploração por 90 anos.

Mas foi em 2 de fevereiro de 1892 que um navio estrangeiro atracou no cais, marcando oficialmente o início de funcionamento do porto de Santos.

No século XIX, o perigo de epidemias que a movimentação de cargas, passageiros e tripulantes dos navios poderia acarretar, acabou motivando o investimento no sistema sanitário, que beneficiou toda a cidade.

A partir de 1980, a administração passou a ser exercida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que foi recentemente transformada em autoridade portuária responsável pelo arrendamento dos armazéns e outras áreas, bem como pela administração de todo o complexo.

Atualmente a Baixada Santista luta pela regionalização do porto, visando mudar o modelo de administração que passaria a ser gerido pelo governo estadual e os
municípios de Santos, Cubatão e Guarujá, possuidores de áreas portuárias.

Foto: Francisco Arrais


Laje de Santos - Santos

Laje de Santos - Santos
O Parque Marinho da Laje de Santos localiza-se a 45 km da costa e é considerado um dos melhores pontos de mergulho do litoral brasileiro. Sua profundidade varia de 18 a 40 metros com visibilidade. Inclui rochedos e rochas submersas, e a laje - definição para rochedo marinho sem vegetação -, cujo formato se assemelha ao de uma baleia.

Com 55 metros de comprimento, 33 de altura e 185 de largura, a Laje de Santos abriga um farol de sinalização da Marinha. Abrange, ainda um conjunto conhecido como "cemitério de âncoras", constituído por várias peças que ficaram presas nos corais ao redor da rocha, além de um barco pesqueiro naufragado que se tornou viveiro de animais marinhos.

A um quilômetro da laje existem calhaus - fragmentos de rocha dura - que formam grutas e passagens, num verdadeiro labirinto submerso.

A pesca é rigorosamente proibida. Toda a área registra incidência de baleias franca e bryde.
O local tem ainda grande importância como zona de pouso, alimentação e reprodução de um total de 12 espécies de aves marinhas, tanto migratórias como residentes. Aves de mar aberto de grande porte, como o albatroz-de-sobrancelha e o albatroz-de-nariz-amarelo, que não procriam no Brasil, aparecem como visitantes nos meses de inverno.

Onde fica: Acesso por barco a partir da Ponte Edgard Perdigão, na Avenida Saldanha da Gama, Ponta da Praia

Mais informações pelo tel: 3261-3445 ou pelo Disktour: 0800-173887

Foto: Francisco Arrais


Museu de Pesca - Santos

Museu de Pesca - Santos
O Museu de Pesca oferece a seus visitantes uma visão geral dos principais grupos marinhos do Brasil e de várias partes do mundo, sendo que 90% do material exibido é proveniente dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Formado a partir de uma coleção de conchas, os seus 21 mil exemplares correspondem ao maior acervo de conchas do País. Entre elas se destacam duas da espécie gigante Tridacna gigas, natural das Filipinas, sendo que a maior tem um metro de comprimento e pesa 148 Kg.

A visita monitorada apresenta ainda o acervo de animais taxidérmicos, que conta com tartarugas, aves marinhas e um exemplar da maior espécie de tubarão do mundo, o tubarão-baleia, além de esponjas marinhas, algas, corais, aquários, escafandros, âncoras e canhões antigos e uma loja de souvenirs recheada de produtos alusivos ao mar.

O Museu que, desde 1969 funcionou na residência de Quíncio Ferreira, um dos fundadores, passou à sua sede atual em 30 de junho de 1984, coordenado por Luiz Alonso Ferreira, biólogo com pós-graduação em Biologia Marinha.

Endereço: Rua República do Equador, nº 81. Tel: (13) 3261-4808

Foto: Patricia Andrik


Aquário Municipal de Santos - Santos

Aquário Municipal de Santos - Santos
Por: Paula Ferreira

O Aquário Municipal de Santos, considerado o ponto turístico mais visitado da cidade e o segundo do Estado, só perdendo para o Zoológico de São Paulo foi inaugurado em 1945 pelo presidente Getúlio Vargas.

Iniciada uma importante reforma em 2004, o Aquário foi reaberto ao público em janeiro de 2006, com 3.000 m² - sendo 2.214 m² abertos aos visitantes - e mais de 4 mil animais de todo o País e até da Patagônia.

Todo o complexo é climatizado com trabalhos de cenografia que reproduz os habitats originais dos animais de água doce e salgada, além de ser adaptado para pessoas portadoras de deficiência.

As maiores novidades do aquário depois da reforma foram o tanque oceânico com 350 mil litros de água salgada e grande variedade de peixes; um tanque amazônico com árvores, plantas e cipós que reproduzem uma floresta inundada; e outro de toque, onde o visitante pode tocar animais como estrelas do mar, ouriços e anêmonas.

Os pingüins são uma das atrações mais procuradas. O tanque possui 100m², com espaço para banho de sol e uma área totalmente refrigerada. Ali, o visitante poderá conferir o único pingüim nascido em cativeiro no Brasil.

O aquário não permite entrada com roupa de banho ou sem camisa. Também é proibido fumar e não é permitido o uso de flash para tirar fotografias.

A entrada custa R$ 5,00, estudantes pagam meia e crianças até 12 e idosos a partir de 60 anos não pagam ingresso mediante a apresentação dos documentos.

O horário de visitação é das 9h às 18h de segunda a sexta e das 9h às 21h aos sábados domingos e feriados.

O Aquário fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº, Ponta da Praia.

Foto: divulgação


Como chegar - Santos

A cidade de Santos esta localizada a 68 km da cidade de São Paulo/SP,

RODOVIÁRIO

- Rodovia Padre Manuel da Nóbrega - SP55 (antiga Pedro Taques): estabelece o elo entre Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

- Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP61): estende-se desde a zona urbana, do Guarujá até a balsa, que dá acesso ao Município de Bertioga e que por sua vez, é ligado ao Planalto (Mogi das Cruzes), através da Rodovia Dom Paulo Rolim Louveiro (SP98).

- Rodovia Caiçara (SP55): liga a Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá) ao Guarujá, Vicente de Carvalho e Bertioga.

- Sistema Anchieta-Imigrantes (SP150): liga a região metropolitana da capital do Estado de São Paulo com o Porto de Santos, o Pólo Petroquímico de Cubatão, as indústrias e fábricas do ABCD e a Baixada Santista.

FERROVIÁRIO

- MRS (Antiga Estrada de Ferro Central do Brasil): opera nas linhas que ligam Rio de Janeiro a São Paulo e Belo Horizonte e à Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

- FERROBAN (Antiga Fepasa): seu trajeto liga a capital do Estado de São Paulo às cidades de Presidente Epitácio, Araguari, Baixada Santista, Santa Fé do Sul, Rubinéia e Aparecida do Taboado.

- PORTOFER: concessionária da exploração do modal ferroviário dentro da área do porto organizado de Santos.

AQUAVIÁRIO

- Marítima: porto de Santos.
- Hidrovia (Travessia Santos-Guarujá): travessia de veículos e passageiros entre Santos e Guarujá por meio de balsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário