Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

Amizade

Amizade


Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.

Tipos De Amizade

Amizade x coleguismo


Em sentido mais estrito, são chamados de amigos aquelas pessoas com quem se costuma realizar atividades recreativas, tais como esportes, jogos diversos, sair à noite; ou no contexto dos adolescentes, aqueles com os quais se dão melhor na escola.

Muitos apontam nisso uma confusão entre o conceito de amigo e o de colega, este sim um tipo de pessoa com o qual não há fortes laços de companheirismo, apenas interesses afins.

Amizade entre sexos diferentes

Na maioria das culturas, considera-se normal que os amigos sejam prioritariamente pessoas do mesmo sexo, embora esta concepção tenha mudado bastante na sociedade ocidental do século XX. Ainda assim, a amizade entre pessoas heterossexuais de sexos diferentes ainda é muitas vezes vista com a desconfiança de que não seria nada mais que um mero relacionamento com conotações sexuais, disfarçado. No Brasil frases preconceituosas deste tipo são muito encontradas na cultura popular, tais como "amigo de mulher é viado", ditas frequentemente por namorados ciumentos. Não existe, para a maioria das culturas, qualquer problema, erro ou desvio na amizade entre sexos diferentes, no entanto, é de frizar que existem sempre preconceitos aquando de uma amizade desta forma.

Tipos De Amizade

Amizade colorida

Segundo o dicionário Houaiss, amizade colorida é um relacionamento amoroso e sexual, geralmente passageiro, sem compromisso de estabilidade ou fidelidade. Ou seja, é uma espécie de relação aberta em que pode existir uma intimidade física entre as pessoas, bem diferente de uma amizade tradicional — também chamada amizade preto-e-branco.

No Brasil, é um relacionamento mais típico das últimas décadas, que descreve um relacionamento entre um homem e uma mulher (mas também pode ser aplicado a relacionamentos homossexuais) onde estes são amigos, mas também costumam ter algum tipo de relação de caráter romântico-sexual, sem que tenham realmente um compromisso de namoro.

Este tipo de relação também é descrita em ditados populares modernos, tais como "amigos também beijam".

Embora sejam conceitos diferentes, muitos confundem a idéia de amizade colorida com os conceitos de ficada e relacionamento aberto.
Amizade por correspondência

Amizade por correspondência, e sua versão século XXI, a amizade virtual, são relacionamentos entre pessoas que se comunicam por carta ou internet, e desenvolvem entre si sentimentos idênticos ao de uma amizade tradicional, sem de fato jamais terem se conhecido pessoalmente; ou quando muito, se encontraram poucas vezes.

Amizade entre homem e mulher

Amizade entre homem e mulher sem nenhum tipo de segundas intenções já é um tanto quanto difícil. Se você está de alguma forma interessado em algo mais do que um simples relacionamento onde haja somente reciprocidade de afeto, esqueça tudo isso… Neste caso você tem que investir em outra coisa, e não na amizade!
O relacionamento entre amigos acontece dentro de limites frágeis que se quebrados, podem passar de um sentimento de amizade para outro tipo de sentimento.
Dessa forma o que vou tentar passar aqui é, como não quebrar esses limites:

1 – Nunca fale de opções sexuais: Homem por mais que esteja bem intencionado, não pode ouvir falar de sexo em entonações maliciosas, ainda mais por parte de uma mulher… Ele vai esquecer rapidinho que era só amizade;
2 – Cuidado com a liberdade: Alguns homens confundem liberdade com libertinagem e podem ultrapassar alguns limites por entender que lhes foram permitidos sem ter sido, ex.: A mulher na brincadeira aperta a bunda do homem. Ele vai se sentir no direito de, pelo menos, apertar a bunda da mulher;
3 – Não peça opinião sobre si própria: Nunca pergunte para um amigo se ele te acha atraente ou se sente alguma atração. Por um teria coragem de entrar com dois filés numa jaula de leões sem saber se eles estão com fome ou não?;
4 - Comportamento: Não o trate como trataria uma amiga, ele na certa não ira gosta, a não ser que seja gay… Também neste caso nenhuma das regras se aplicaria. Trate-o como se fosse um irmão, isso faria com que qualquer dúvida se desanuviasse;
5 – Comportamento: Quando estiver com a amiga ou na presença dela, porte-se naturalmente. Não mude seu comportamento só porque ela chegou ou esta em determinado lugar.
6 – Compartilhamento de amigas: Compartilhe suas amizades femininas com ele. Ele entenderá que se você quer o ver com outra é porque não rola nada. Caso seja um amigo com namorada, elogie a namorada dele e faça referências positivas ao namoro deles.

Amizade entre Mulheres

Há quem diga que amizade entre mulheres não existe, que elas na verdade estão sempre tentando apunhalar a outra pelas costas. Outros defendem que a cumplicidade entre mulheres é inigualável. Radicalismos de lado, qualquer relação de amizade pode envolver uma série de sentimentos. E mulheres, como homens, podem sim oferecer fidelidade e amizade entre si, como o contrário, apenas ameaças, inveja e cobiça. Cabe avaliar cada caso em questão, mas estar aberto a uma visão mais crítica dos relacionamentos.
Ter uma amizade do mesmo sexo é muito bom, já que com uma amiga voce pode compartilhar segredos super bombásticos, e tambem falar besteiras que com um amigo menino fica dificil de falar, pois eles reparam muito e podem se assustar.

Como manter uma Amizade

Para se manter uma amizade é necessário que antes de qualquer coisa a compreensão de ambas as partes porque não é sempre que vocês irão concordar nas coisas e não é porque você se tornou amiga daquela pessoa que sempre terá de concordar com ela em tudo, isso é errado, pois ninguém poderá interferir em seus pensamentos e as suas maneiras de pensar, refletir e agir das coisas por isso que antes de qualquer coisa é necessário que antes de tudo se conheça bem a pessoa com que você está a fim de ter a amizade dela, conheça seus gostos e suas vontades.
Mas nem sempre é fácil manter uma amizade porque com o passar de um tempo os problemas vão começando a aparecer os problemas, as indiferenças, enfim ai é que você vai passando a conhecer a pessoa de verdade, mas quando se tem uma amizade verdadeira é possível que esses tipos de confronto entre vocês não seja algo para destruir a amizade de vocês, mas sim para que ambos possam crescer e aprender com isso, por isso o ideal de se ter uma amizade verdadeira é ser sempre sincero independente de qualquer coisa, sempre diga a verdade nunca use mascaras, assim o seu afeto com aquela pessoa seguirá longe e uma coisa muito importante também é sempre respeitar o que a pessoa pensa nem concordando nem discordando, mas dando conselhos e brigando se for preciso mais é claro tudo na hora certa e para que isso sirva somente de aprendizado para aquela pessoa.

Amigos são partículas de alegria, umas maiores outras menores, mas todas tem sua importância única, pois cada um completa sua lacuna e o vazio que temos no peito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário