Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Orgasmo masculino X orgasmo feminino


Orgasmo masculino X orgasmo feminino
Enquanto nós fazemos questão de um clima romântico, várias carícias e muitas palavrinhas mágicas ao pé do ouvido, para eles bastam poucos minutos entre a excitação e o orgasmo. Por isso é que a maioria deles adia a hora de chegar lá, assim suas parceiras também tem momentos de prazer.
Essa talvez seja a principal diferença entre o orgasmo masculino e feminino, pois não há, por exemplo, um "orgasmômetro" que mensure e, por conseqüência, compare o grau de prazer de cada gênero.
Publicidade
Segundo a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello é algo impossível, pois há uma série de fatores que influenciam a intensidade do orgasmo, para eles e elas - desde o estímulo que cada um recebeu até o parceiro ou a parceira escolhida e o local onde os dois estão. "Cada um tem seu orgasmo; cada orgasmo em uma mesma pessoa pode ser mais ou menos intenso dependendo do momento da relação, da parceria, dos estímulos externos, das condições intrapessoais (estar de bem consigo mesmo, aceitar-se, estar inteiro na relação), tanto em homens quanto em mulheres", acrescenta Sylvia Faria Marzano, urologista e terapeuta sexual.
Mas para as mulheres é sempre mais difícil. "Pelos fatores culturais fomos educadas a fechar as pernas, não se tocar, não ter contato com os órgãos sexuais, além disso, o prazer sempre foi velado", diz a sexóloga. Os homens por sua vez foram incentivados ao sexo e nunca recriminados por isso.
"Eles pensam em sexo pelo menos vinte vezes por dia. Culturalmente eles devem estar prontos para qualquer eventualidade que necessite demonstrar sua performance, então, cada vez que seguram o pênis para urinar e durante aquelas "coçadinhas", o estímulo ocorre e vem o pensamento sexual", aponta a terapeuta. Com o passar da idade, muitos não têm mais essa sensação e, conforme a urologista, eles não se conformam "por não ter mais ereção só de sentir o cheiro da mulher", diz a terapeuta.
Além de chegar lá mais rápido, eles também têm a sensação do orgasmo em menos tempo. Para as mulheres, o prazer chega até um minuto. O tempo deles é de dez segundos, em média. Na maioria das vezes, junto com o orgasmo há a ejaculação e o sêmen acumulado nos testículos é expelido, sendo que nos homens mais jovens a intensidade é maior.

Segundo a sexóloga, a eliminação de um líquido claro pelas glândulas uretrais e o mudança de coloração da glande, isso em alguns homens, são sinais mais visíveis de que o orgasmo está próximo. O que também pode acontecer, conforme Cecarello, é o pênis ficar um pouco mais grosso, pois o esperma está todo dentro do canal da uretra. "Não é algo tão perceptível, mas quando o casal tem bastante intimidade, principalmente no sexo oral, as mulheres se dão conta", detalha.
Entretanto há homens que tem o chamado orgasmo seco, quando não ejaculam, mas tem prazer. A saída do esperma não acontece por conta de razões orgânicas, como cirurgias da próstata, uso de medicação para aumento da próstata ou ainda lesões de coluna. "O orgasmo é uma sensação sensorial, cuja memória está no cérebro", esclarece Carla.
Fingir?
Portanto, orgasmo e ejaculação não são a mesma coisa. "Na verdade são respostas fisiológicas diferentes. O orgasmo é uma resposta sensorial, enquanto que a ejaculação é a eliminação do esperma. É que geralmente eles acontecem simultaneamente", explica a terapeuta.
E como na maior parte das vezes os dois acontecem juntos, muitos homens também simulam o orgasmo. Eles conseguem ter ereção e fingem que estão sentindo prazer. Mas para que a parceira não perceba isso, ou seja, note que a ejaculação não aconteceu, muitos homens que transam com camisinha logo saem de fininho depois da relação e vão para o banheiro retirá-la.
Em uma pesquisa feita pelas revistas Vip, Playboy e Men’s Health, com 285 internatuas, 65% deles admitiram fingir orgasmo porque estavam cansados ou não gostaram da transa. Alguns até se masturbam depois, no caso daqueles que sofrem de ejaculação tardia. Segundo a terapeuta de casais Regina Navarro, estes homens se empenham em proporcionar prazer à parceira, mas só atingem o orgasmo se retirarem o pênis e se masturbarem.


Em contrapartida, os portadores de anorgasmia até ejaculam, geralmente ela é precoce, mas não chegam lá. "Claro que isso é algo raro, dificilmente o homem não vai conviver sem o orgasmo, de alguma forma ele vai buscar o seu prazer",
Leia o Livro O ORGASMO MULTIPLO DO HOMEM: Os segredos do prazer prolongado. Mantak Chia e Douglas Abrams Arava.

Orgasmo - por que é difícil chegar lá?


Orgasmo  por que é difícil chegar lá
Atingir o orgasmo numa relação sexual não é privilégio de todas as mulheres.
Publicidade
De acordo com estudos da ProSex - Projeto de Sexualidade da USP, 50% das mulheres encontram dificuldades para atingir o clímax da relação sexual.E para algumas mulheres sexualmente ativas, a penetração não costuma ser o melhor meio de se atingir o orgasmo, por isso muitas delas acabam recorrendo ao sexo oral e à masturbação. "O orgasmo por penetração é uma questão de aprendizado da mulher", garante a terapeuta sexual Sylvia Manzano.
A falta de conhecimento do próprio corpo também pode dificultar o processo. Por isso, a mulher não pode ter vergonha ou medo de se estimular, de tocar nas próprias genitais. "Muitas mulheres, por falta de conhecimento, acham que o orgasmo acontece sem o mínimo esforço - sem conhecer o seu corpo, sem explorar suas sensações - esperando que o parceiro lhe dê esse prazer", explica Sylvia.
A terapeuta não descarta a possibilidade de o parceiro ter sua parcela de culpa. "Ele pode contribuir para que não ocorra um orgasmo vaginal. Por exemplo, um homem com ejaculação precoce não dará tempo para que a mulher, que é mais lenta na excitação, consiga atingir o clímax".
Questões psicológicas
Sylvia conta que as queixas sobre a dificuldade para atingir o orgasmo começaram a aparecer depois que a mulher entendeu que ela tinha direito ao prazer e teve coragem de reivindicar seus direitos. "Por isso, sabemos que várias delas não sabem o que é ter um orgasmo", afirma.
Diferentes fatores levam a mulher a não "chegar lá", e podem ser tanto físicos como psicológicos. "Dos físicos destacamos o uso de medicamentos para outras doenças, além de cirurgias e dores pélvicas", diz a terapeuta. "Porém, a maior causa é psicológica: desconhecimento do corpo, educação repressora, abusos ocorridos desde a infância, inadequação do casal por brigas frequentes, ciúmes, cobranças, e assim vai", completa. Mas Sylvia garante: "É muito difícil existir uma mulher anorgásmica, ou seja, que não consegue ter orgasmo de forma alguma". Ufa!
Para mudar essa situação, o ideal é procurar um terapeuta sexual. Ele poderá trabalhar os lados intrapsíquico (cognições, crenças errôneas e limitantes) e inter-psiquico (como ela se relaciona com os outros). "Há um grande trabalho de psicoterapia sexual, primeiro individual, depois com a parceria, para que a mulher se permita sentir prazer", explica Sylvia.
A falta de prazer
Apesar dessa dificuldade, a terapeuta afirma que há mulheres que vivem muito bem desfrutando do prazer da relação sexual com o parceiro, sem se importar em saber o que é orgasmo. "Mas aquelas que o buscam e não o encontram, podem passar a se "encolher" no sexo, ou seja, fazer com que o ato não seja importante e até fugir dele, alegando dor de cabeça ou falta de tempo".
O fato de a parceira se preocupar apenas com o prazer do homem também pode não facilitar o orgasmo. "Existe um grande mito de que os parceiros tenham que ter orgasmo simultaneamente. Não é assim. Ao fazer com que o outro tenha prazer, se excite e atinja o ponto alto da relação, a mulher se perde no caminho, não conseguindo chegar lá também", explica.


A dica mesmo é nunca fingir um orgasmo, pois além de estar enganando o parcerio, você estará se enganando também. Isso pode causar ansiedade na performance e angústia que desequilibram o relacionamento.

Orgasmo - exercícios para aumentar o prazer

Exercícios para ter mais prazer

Para algumas mulheres o orgasmo ainda é um mistério. Para outras, uma grande obsessão.

Mas existe mesmo uma fórmula para se atingir o orgasmo? Felizmente essa resposta só você pode descobrir, pois cada mulher tem seu próprio jeito de sentir prazer.Cada um de nós expressa a própria sexualidade de uma forma única. Conhecer cada centímetro do seu corpo e estar confortável com ele é a primeira etapa para ser uma boa parceira sexual e chegar ao orgasmo. A maioria de nós se preocupa com o corpo. E essas preocupações, às vezes, influem em nosso modo de nos sentir em geral e também sexualmente. É preciso encontrar tempo para um diálogo interior. Falar do que a impede de atingir o orgasmo do jeito mais prazeroso para você. Você conhece bem o seu corpo? Seus pontos fortes? Que tipo de toque a excita? Você aceita o seu desejo sexual com naturalidade? Quais são os seus limites sexuais? É importante responder essas perguntas. Procure se conhecer.
Para isso o primeiro passo é deixar o pudor de lado, e encontrar tempo para se descobrir. Existem alguns exercícios para ajudá-la a se descobrir. Lembre-se você vai iniciar a descoberta do seu corpo. Procure tornar o ambiente o mais agradável possível. Você deve estar só e não se preocupar com nada. Desligue-se do mundo, pois este momento é só seu.
Exercício 1 - Imagem Corporal
Esse exercício vai ajudá-la a entrar em contato com seu corpo. Reserve de 45 a 60 minutos, procure um lugar tranqüilo para poder se despir e ficar a vontade. Comece tomando um banho de imersão para relaxar, caso você não tenha banheira, relaxe pode ser no chuveiro.
Enquanto estiver no banho, pare um minuto, fique de olhos fechados e deixe a água correr pelo seu corpo. Procure descontrair-se e agora tente imaginar-se da cabeça aos pés. O que você vê? Como se sente em relação ao seu corpo? Você gosta do que está vendo? Como se sente em relação ao seu corpo. Você mudaria se pudesse? Abra os olhos e olhe para suas mãos, braços, seios, pernas, ventre e pés. Depois de alguns minutos relaxe e termine o banho. Depois que estiver enxuta passe algum tempo olhando-se no espelho (de 10 a 15 minutos) de corpo inteiro. Isso pode ser fácil ou difícil. Você poderá descobrir que tem evitado olhar o seu corpo inteiro, ou então que se acostumou a dar uma olhada rápida, procurando ver só as partes que lhe agradam mais.
Relaxe fique mais a vontade e comece observando sua cabeça, olhe seus cabelos, a forma de seu rosto, a textura da sua pele, seus olhos, nariz, orelhas. O que você vê? O que você mudaria se pudesse? Como tudo isso a faz se sentir sexualmente?
Agora observe o seu tronco, olhe para os seus braços, mãos, dedos, seios, cintura, quadris, pelos pubianos e pergunte outra vez. O que estou vendo? Como eu me sinto com relação ao que vejo? O que mudaria se pudesse? Como essas partes do meu corpo influenciam o modo como me sinto coM relação ao que vejo? O que mudaria se pudesse? Como essas partes do meu corpo influenciam o modo como me sinto em relação a mim sexualmente? Agora vire-se e olhe para a parte de trás de seu corpo. Quando sentir que já se observou por um tempo suficiente, pare alguns minutos para pensar sobre essa experiência:
-Olhar-se foi uma experiência positiva ou negativa?
-Certas partes de seu corpo influenciam a maneira como você se sente em relação a sua própria sexualidade?
-Como você ressalta as partes de seu corpo que se orgulha?
- Quais são as parte s que não lhe agradam?O que você faz para esconde-las?
-De onde tirou suas idéias sobre o que é ou não atraente?
-Alguma vez você se sentiu satisfeita com a aparência do seu corpo? Qual a influencia dessa sensação em sua sexualidade?
As mulheres que fazem do próprio corpo seu inimigo aumentam suas dificuldades para desfrutar da capacidade de sentir e dar prazer, inclusive sexual, que é natural ao corpo
Exercício 2 - Toque
Ao fazer esse exercício procure pensar em seu corpo como um novo mundo a ser descoberto. Passe um pouco de óleo nas mãos e devagar percorra todas as partes do seu corpo, não esqueça nenhuma parte. Veja se consegue se concentrar no que está sentindo. Qual é a sensação que as diferentes partes do seu lhe dão? Vá bem devagar. Toque toda a sua vagina. Qual é a sensação? Sinta o clitóris. Você poderá querer tocar de novo alguma parte de seu corpo para terminar o exercício. Respire algumas vezes profundamente. Inspire devagar contando até três. Expire devagar contando até três. Quando estiver acabado, pense nas seguintes perguntas: Como você se sentiu tocando os seus órgãos genitais? Aprendeu alguma coisa nova sobre si mesma? Comece a descobrir a intensidade e freqüência das carícias que te agradam, e aumentam gradativamente a excitação. Durante essa atividade poderá chegar perto ou até mesmo ter um orgasmo.



Enquanto você se toca procure visualizar situações prazerosas, reforçar fantasias eróticas. Estas estimulações acabam potencializando o estimulo e distraindo a ansiedade e inibições. As fantasias eróticas são fundamentais para que as pessoas vivenciem o verdadeiro prazer sexual. Você só conhece melhor o seu corpo com o passar dos anos, aprenda como relaxar, a hora certa de se ligar e desligar.
Fátima Mourah é "Personal Sexy Trainer", professora de artes sensuais e autora dos livros "Sexo pra mulheres casadas" e "Sexo, amor e sedução". Dá palestras e cursos de striptease, pompoarismo, pole dancing, como atingir o orgasmo e massagem erótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário