Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Obama é maior vitorioso com a morte de Bin Laden

Chances de presidente americano se reeleger em 2012 crescem após a morte do número 1 da Al-Qaeda
Vitória para os Estados Unidos, derrota do terrorismo, vingança das vítimas do 11 de Setembro. Seja qual for o saldo da morte de Osama bin Laden, quem mais sai ganhando com o fim do número 1 da Al-Qaeda é o presidente americano, Barack Obama, cujos índices de aprovação vinham oscilando em meio a uma economia em crise da qual os EUA ainda tentam se recuperar.
Segundo especialistas ouvidos pelo iG, a morte de Bin Laden mostra-se uma enorme vantagem para Obama na questão de segurança nacional, no momento em que o presidente inicia sua campanha para a reeleição. “No imaginário, fica como se Obama tivesse alcançado algo bom, que George W. Bush (2001-2009) foi incapaz. Trata-se de uma tremenda vitória política e uma vantagem considerável quando se trata do segundo mandato que busca em 2012”, observou Kirk Buckman, especialista em relações internacionais da Universidade de New Hampshire.
Em pronunciamento na TV, Barack Obama confirma a morte de Osama bin Laden e diz que a "justiça foi feita"
Foto: Reuters
Em pronunciamento na TV, Barack Obama confirma a morte de Osama bin Laden e diz que a "justiça foi feita"
Se a morte de Bin Laden não chega a ser suficiente para garantir a reeleição de Obama, avaliou o especialista, ao menos mudou parte da percepção dos eleitores para 2012. “Ao lado da economia, segurança é um assunto que ainda assombra o eleitorado americano", frisou Buckman.
Democratas
Juntamente com Obama, saem vencedores também todos os membros do Partido Democrata. Os republicanos têm uma reputação de longa data de serem mais fortes do que os democratas em questões de segurança nacional, mas com a operação que matou Bin Laden bem-sucedida, Obama pode clamar esse trunfo para si e seu partido. “Na política americana, os democratas são vistos como fracos no setor de segurança nacional. A morte fortalece os correligionários do presidente e o coloca em uma posição de muito mais força”, avaliou o especialista em terrorismo Zachary Abuza.
Além disso, a morte do islamita saudita congratula os esforços de Obama, que durante a campanha presidencial de 2008 prometeu trazer para casa as tropas americanas que estão no Iraque, ao mesmo tempo em que aumentaria os esforços militares no Afeganistão e na busca pelo número 1 da Al-Qaeda.
A queda do líder da organização terrorista leva a questionamentos sobre o futuro do conflito no Afeganistão, o papel do Taleban no país e o poder de retaliação de membros da Al-Qaeda contra os EUA após a morte do mentor da organização. “Em termos de retaliação, hoje a Al-Qaeda é uma organização mais fraca do que anos atrás. Mais importante são seus braços armados, como a Al-Qaeda da Península Arábica, baseada no Iêmen. São grupos que não necessariamente obedecem a um líder da organização. Eles certamente tentarão vingança, mas é difícil saber se terão sucesso”, disse Abuza.
Omar Bin Laden, um dos filhos de Osama Bin Laden, declarou que, se o seu pai for morto, os membros de alto escalão da rede terrorista al-Qaeda que o sucederão provavelmente serão muito piores. "Até onde eu sei sobre meu pai e as pessoas que o cercam, acredito que ele é o mais bondoso entre eles, porque alguns são muito, muito piores", disse Omar, entrevistado pela emissora ABC News. "A mentalidade deles quer fazer mais violência, criar mais problemas", acrescentou.
Mas Omar, que escreveu um livro sobre suas experiências com o pai com o título de "Growing Up Bin Laden" ("Crescendo como um Bin Laden", em tradução livre), disse que ele e seus irmãos romperam com o líder da al-Qaeda quando ele os incentivou a se tornarem terroristas suicidas.
"Ficamos chocados. Por que nosso pai diria algo assim para nós? Depois que ele foi embora, nós só falávamos sobre isso e afirmávamos que jamais aconteceria, não é o que queremos", destacou.
Osama Bin Laden, que se tornou o inimigo número 1 do governo americano desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, quebrou o silêncio recentemente em uma mensagem de áudio divulgada pouco após o atentado frustrado do nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, no Natal do ano passado.
Na entrevista à rede ABC News, Omar Bin Laden criticou a mensagem de seu pai.
"Atacar pessoas inocentes não é justo, é inaceitável. Se você tem um problema com Exércitos ou governos você deveria combater estas pessoas. Isso é o que eu acho inaceitável na maneira de ser de meu pai", disse. "Meu pai deveria falar com todas estas pessoas, ao menos para dizer a elas que não devem atacar os civis", emendou.
Perguntado se havia algo dos Estados Unidos que o seu pai apreciava, Omar respondeu apenas: "Suas armas".
Quando se permite ser dominado pelo puro ódio, a misericórdia não encontra mais espaço . Infelizmente estas pessoas mergulharam nas mais profundas trevas e não tem volta. É daí para pior. A humanidade deve se preparar para as atrocidades que vem pela frente.
Foto de Osama Bin Laden morto no Paquistão vaza na Internet

.
Sera a foto original ???
O assistente de segurança interna da Presidência dos Estados Unidos, John Brennan, confirmou nesta segunda-feira (2) que o terrorista Osama bin Laden usou uma mulher, “provavelmente sua esposa”, como escudo humano. (…) o fundador e líder da rede terrorista Al Qaeda foi morto com um tiro na cabeça após resistir à prisão,(…)


Peraí… acho que já vi essa história em algum lugar:
Os resultados iniciais do exame de DNA realizado pelas autoridades americanas confirmam a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden.


O teste mostrou "grande nível de confirmação" de que Bin Laden foi morto durante o ataque dos EUA a uma mansão em Abbottabad, cidade militar a duas horas de Islamabad, capital do Paquistão, país vizinho ao Afeganistão. O corpo de Bin Laden já havia sido identificado por outras técnicas, como reconhecimento facial.


Segundo o jornal britânico "The Guardian", a Casa Branca ainda está avaliando se vai ou não divulgar as fotos de Bin Laden morto.


De acordo com a publicação, a Casa Branca considera fundamental divulgar as fotos para acabar com qualquer dúvida sobre a morte do líder da Al Qaeda. Por outro lado, o governo americano considera as imagens muito fortes, com ferimentos expostos na cabeça e em um dos olhos.


A morte de Bin Laden foi anunciada na noite deste domingo (1º) em rede nacional de TV pelo presidente americano, Barack Obama.


O corpo do líder da Al Qaeda teria sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionais islâmicos, afirma a imprensa americana. As redes CNN, MSNBC e Fox afirmaram que um oficial americano confirmou que o corpo de Bin Laden foi sepultado no mar, sem dar mais detalhes. A AFP não conseguiu obter uma confirmação dessa informação junto a oficiais americanos.


O presidente dos EUA, Barack Obama, fez por volta da 0h30 desta segunda-feira (horário de Brasília), um pronunciamento anunciando oficialmente a morte do líder terrorista de origem saudita Osama bin Laden.


De acordo com Obama, o governo dos EUA havia obtido informações na semana passada sobre a localização de Bin Laden em um complexo na periferia de Islamabad, capital do Paquistão.


“Na semana passada determinamos que tínhamos informação suficiente [para conduzir um ataque contra Bin Laden]. Na noite de hoje [domingo], um pequeno time de soldados americanos levou a cabo a operação. Após um tiroteio, esses soldados mataram Bin Laden e capturaram seu corpo. Nenhum americano foi ferido e houve cuidado para que nenhum civil fosse ferido durante a operação”, disse Obama no pronunciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário