Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Guerreiros sempre































INTRODUÇÃO: Todo verdadeiro soldado segue alguns princípios que norteiam a sua vida militar. Sem estes princípios o soldado se encontra inapto para servir sua pátria. Alguns destes princípios são tão importantes que se forem desprezados o soldado pagará com sua própria vida por tal negligência. Proponho um estudo detalhado sobre os aspectos de um Guerreiro da Luz, aspectos do verdadeiro soldado de Cristo. Convido a você para ler o texto abaixo onde traço paralelos e mostro os aspectos de um verdadeiro Guerreiro da Luz.
Tenho certeza que valerá a pena a leitura deste estudo, você poderá aplica-lo em sua vida cristã cotidiana e em seu ministério de Guerreiro da Luz.

Que o Senhor te dê espírito de Revelação e Sabedoria!

Mariel Marra – prmariel@guerreirosdaluz.com.br

ASPECTOS DE UM GUERREIRO DA LUZ

HONRA - O primeiro aspecto que quero estudar com você é o da Honra, pois sem ela o Guerreiro da Luz não poderá entrar em combate. Sem ela nada poderá ser feito, tudo depende dela. Ter honra significa possuir e respeitar um código ético de forma justa e digna. Os Guerreiros da Luz possuem armas da Luz, lutam na Luz e em favor do reino da Luz; Logo não é honrado usar de meios nefastos para obter vitória, pois não usamos armas das trevas para lutar. O Guerreiro da Luz não precisa lutar com as armas da mentira, da prostituição, da impureza, da lascívia, de manipulações, de inimizades, de brigas, de ciúmes, das iras, das discórdias, das dissensões e facções; Os que lutam assim não tem parte no reino da Luz, pois são desonrados e lutam ilegitimamente.

Nosso código de Honra está na Palavra de Nosso Senhor, este código deve ser seguido e respeitado por todo aquele que deseja ser de fato um Guerreiro da Luz.



LEALDADE - Outro aspecto muito importante do Guerreiro da Luz é a Lealdade. A honra não pode ser usada sem a Lealdade. Este valor tem andado muito esquecido no meio evangélico e precisa ser reavivado e principalmente no exército de Cristo.

Ser Leal é ser sincero para com ideais e com as pessoas que os possuem. Ela é imprescindível para cumprirmos a nossa obrigação e mantermos a nossa palavra. A Bíblia diz que nossa palavra deve ser SIM, SIM e NÃO, NÃO, o que passar disso vem do maligno e deverá ser repugnante aos olhos do Guerreiro da Luz.

A lealdade é um sinal de uma verdadeira amizade. A Bíblia diz em Provérbios 17:17 “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão”.

A nossa lealdade a Deus não pode ser dividida. A Bíblia diz em Mateus 6:24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

Ninguém também pode dizer que ama a Deus e odiar o seu irmão. Quem faz assim é mentiroso, pois se ele não ama o irmão a quem vê, como pode amar a Deus que não vê? O Guerreiro da Luz é Leal ao seu irmão de combate. Nunca o abandona e nunca o ataca quer pela frente com acusação ou por trás com a fofoca.

Tenho pensado muito no valor da lealdade, um princípio elementar que tem andado esquecido no meio protestante. Infelizmente os Guerreiros da Luz ainda desconhecem seu valor.

Se não há lealdade entre as pessoas, não há sinceridade e o relacionamento se assenta em castelo de areia. Falta solidez, falta franqueza, falta o cruzar de olhares que não piscam, nem se desviam, porque nada temem. Falta a pureza de alma, o coração aberto, a consciência tranqüila.

Quando alguém não é leal em um relacionamento, tudo é irreal e falso. A alma não se expõe, o coração não se abre, a consciência não se tranqüiliza e tudo o mais não passa de um mundo de mentiras, com valores falsos que induzem ao erro.


A deslealdade é perniciosa, destrutiva, repugnante e só a pratica quem não conhece o valor de ser um verdadeiro Guerreiro da Luz, a importância da sinceridade, da verdade, desses sentimentos fortes que estabelecem relações duradouras, que são positivas, que vem do alto e não de baixo, que constroem e não destroem, que fazem o bem e não o mal.

Deslealdade é fingimento, é dissimulação, é o cultivo de valores menores; O homem desleal só está preocupado consigo mesmo, quer tirar proveito ou desfrutar de alguma vantagem, ou ainda se poupar de qualquer envolvimento em situações que a verdade produz. É cômodo alhear-se, mentir, ocultar, mas será que é bom? Não creio que seja bom nem para quem assim age.

Só a verdade, ainda que dura e cruel, constrói, e nós temos o dever como Guerreiros da Luz de praticá-la, custe o que custar, para o bem do nosso próximo e também para nós mesmos. Ninguém gosta de ser alvo de deslealdade. Logo, conforme a Palavra do Senhor diz não devemos oferecer aos outros o que não queremos que nos ofereçam.

Alguns filmes de Hollywood, se olhados com os olhos e mente de Cristo conseguiremos extrair boas lições para nós. Há pouco tempo tive a oportunidade de ver o filme “O ÚLTIMO SAMURAI” estrelado por “Tom Cruise”. Este filme é extremamente interessante. Ao analisarmos a vida dos samurais naquele filme podemos aprender muitas coisas tais como disciplina, fidelidade, treinamento e lealdade aos líderes. Procuro sempre assistir procurando extrair lições do Senhor. Acabei concluindo que somos Samurais do Senhor. Para você entender melhor o que estou dizendo, traçarei um paralelo entre os Guerreiros da Luz e os samurais do Japão medieval do século X.

A começar “Samurai” em japonês quer dizer “aquele que serve”; A maior função desses homens era servir com lealdade os senhores feudais e em troca disto, recebiam alguns privilégios, tais como terra e alimentos.

Novamente vemos a Lealdade como aspecto de um verdadeiro Guerreiro. Os samurais eram completamente leais ao seu senhor. Davam a vida, se fosse preciso, para proteger o seu senhor. Não importava o risco que tivessem de correr. Eram como os valentes de Davi. O que pude compreender é que nós, da mesma forma, precisamos ser leais aos nossos líderes. Onde estão os valentes de Davi de nossos dias? Tem irmãos que ao invés de apoiar o pastor de sua igreja, vive a falar mal do pastor, falando mal dele por questões insanas e insensatas. Falta lealdade! É preciso que tenhamos este sentimento em nosso coração. Precisamos ler a história de Davi para que saibamos o que é ser leal aos nossos líderes. Precisamos aprender com Joabe e outros valentes que fizeram de tudo para servir ao seu senhor.

DISCIPLINA – Os samurais eram homens muito disciplinados em seu modo de vida. Levavam muito tempo em treinamento com a espada, o arco e a flecha. Para eles não havia tempo ruim, frio ou calor, chuva ou sol, enfim, não havia empecilhos. Treinavam com constância no intuito de alcançar a perfeição. Por este motivo, dificilmente eram vencidos. Semelhantemente, nós, como Guerreiros da Luz, precisamos ser disciplinados na oração, na busca da vontade de Deus, nos estudos sobre Batalha Espiritual, pois quando mais disciplinados formos, mais forte seremos. Infelizmente tem Guerreiros da Luz que não tem disciplina na leitura da Palavra, nos estudos, na oração, no jejum e por este motivo, acaba sendo alvejado no meio da batalha.


DOMÍNIO DA ESPADA – Os samurais não desgrudavam de suas espadas. A espada para eles tinha um significado muito profundo, ou seja, era o seu grande instrumento de guerra. Treinavam horas a fios a fim de manejá-la com perfeição. Como todos sabemos, a nossa espada é a Palavra de Deus. Precisamos manejá-la com destreza e perfeição. O Guerreiro da Luz que não conhece a Palavra é frágil e facilmente é alvejado. Quando mais lemos a Palavra, mas forte nos tornamos. Lamentavelmente, tem muito Guerreiro da Luz que desconhece esta verdade e não maneja bem a Palavra de Deus. Por este motivo, o Apóstolo Paulo advertia a Timóteo “... procura apresentar-te como obreiro aprovado, que maneja bem a Palavra da Verdade” II Timóteo 2:15. A palavra é a nossa espada e vitória.


CONHECENDO O INIMIGO – Os Samurais preocupavam-se em conhecer seus inimigos a fim de avaliar as suas táticas de guerra. Da mesma forma, precisamos ter ciência de que o nosso inimigo está a nos espreitar. Precisamos conhecer os seus ardis. Precisamos saber como ele age para que possamos vencê-lo. Devemos sempre estar vigilantes, tendo a consciência de que ele a qualquer momento pode tentar nos abater. Assim, precisamos sempre nos armar de jejum, oração e a Palavra de Deus, pois sabemos que estas são as nossas táticas e armas de guerra. Conforme está escrito em I Pedro 5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.

PODER DE CONCENTRAÇÃO – Os Samurais possuíam um nível de concentração muito grande. Na hora de batalha, não se preocupavam com a força do inimigo ou com o que estava acontecendo ao seu redor. O seu pensamento era apenas vencer a batalha. De fato, o inimigo sempre busca desviar a nossa atenção, buscando fazer com que nos preocupemos com coisas insignificantes, tais como, medo, distração, debate que não edifica e outras coisas mais. No entanto, precisamos nos concentrar na nossa fé e no poder de nosso Deus que nos garantirá a vitória sempre que lutarmos uma Batalha que Ele mandar.


FORÇA INABALÁVEL – Os Samurais eram fortes a dificilmente se entregavam. Vencer, para eles era uma questão de honra. Para eles era vencer ou vencer. Não desistiam e não se entregavam jamais. Tem muito Guerreiro da Luz que se entrega no primeiro round de uma luta. Desiste facilmente de lutar por seus objetivos, por seus sonhos, pelas vidas aprisionadas. No meio da luta, desiste de lutar e abandona tudo. Todavia, precisamos ter em mente o que o Senhor disse a Josué. “Esforça-te e tem bom ânimo” (Josué 1). Jesus também disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo” (João 16:33). Por este motivo, precisamos ser fortes em meio às lutas. Desistir jamais!

A Coragem é um importante aspecto do Guerreiro da Luz, significa vencer e ultrapassar os nossos receios e medos. Valentia, entusiasmo e vontade estes são pilares da coragem. Lembre-se que o Senhor não nos deu espírito de medo! O medo vem por falta de conhecimento da Verdade, o Guerreiro da Luz sempre vence o medo! Conhecereis da Verdade e ela vos libertará, assim diz a Palavra do Senhor.


REVERÊNCIA A DEUS – Os samurais passavam horas prostrados perante a estátua gorda de ouro do tal Buda. Lamentavelmente, pois se prostravam ante um deus morto, que não podia salvar. Nós, como Guerreiros da Luz, precisamos nos prostrar diante de nosso Deus, o qual é único e verdadeiro. Sermos verdadeiros Adoradores!

Quando mais nos humilhamos a Ele, mais obteremos no devido tempo poder e honra. “Humilhai-vos, perante a potente mão de Deus, e Ele, ao seu devido tempo, vos exaltará” (Tiago 4:10). Somos os Samurais do Senhor. Somos Guerreiros da Luz. A grande diferença é que servimos a um Deus verdadeiro, soberano e onipotente.

Existem outros aspectos de um verdadeiro Guerreiro da Luz que não devem ser desprezados.

BONDADE – Este é um fruto do Espírito Santo que deve estar presente da vida do verdadeiro Guerreiro da Luz. A bondade nos conduz à ajuda mútua e com a atenção dirigida aos irmãos de combate.


HUMILDADE – A bondade não pode ser expressa sem a humildade. A soberba precede a queda conforme a Palavra do Senhor. O Guerreiro da Luz é autêntico e real sem falsas imagens de si mesmo.


JUSTIÇA - Significa ser Justo, ser usado por Deus para aplicar a Sua Justiça. O Guerreiro da Luz anuncia O Juízo e a Salvação. Estes são os atos da Justiça de Deus aos homens. O Guerreiro da Luz segue e cumpre seus deveres como Cristão, anunciando sempre a Justiça de Deus; o Juízo e a Salvação de forma clara e objetiva.


RESPEITO – Sendo Justo, o Guerreiro da Luz terá o respeito dos que o rodeiam. Ele também sabe se comportar perante os olhos da sociedade; Ele não é causador de escândalos e discórdias. É sempre sóbrio tanto no falar como também no vestir, conforme a Palavra do Senhor nos orienta. Quer esteja no meio a cristão ou no meio secular, o verdadeiro Guerreiro da Luz sabe tratar qualquer pessoa com o devido respeito. Logo ele se abstém de vãs discussões que só servem para escandalizar terceiros. Seu comportamento é exemplar perante a sociedade e o resultado disso é o respeito que ganha dela.

AUTO-DOMÍNIO – Este é o ultimo aspecto do Guerreiro da Luz, porém não menos importante. O verdadeiro Guerreiro da Luz é dominado pelo Espírito Santo de Deus. Tem inteiramente suas emoções e temperamento nas mãos do Senhor; Vive uma vida de quebrantamento, total dependência e entrega da própria língua ao controle do Espírito Santo. A língua é um pequeno órgão, mas se não for dominada pode causar grandes estragos conforme diz a Palavra do Senhor.

Muitos sabem dos estragos que uma fofoca pode causar, portanto aos Guerreiros da Luz cabe dominar a própria língua. Não é uma tarefa fácil, mas pela honra e lealdade, pela disciplina, conhecimento da Palavra e do inimigo, pela concentração e força inabalável, pelo temor a Deus, pela bondade e humildade, pela justiça e respeito o Guerreiro da Luz conseguirá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário