Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

5 crendices e superstições: Origens

abertura11

gatopreto
Cruzar com gato preto traz má sorte: uma das superstições mais conhecidas é a do gato de pelagem negra, foi durante a idade média, as pessoas acreditavam que as bruxas podiam se transformavam em animais, no nosso caso, o gato preto. Por esse motivo reza a lenda que diz que se você cruzar com gato preto na rua é azar. 02_espelho_quebradoEspelhos: outra crendice popular bastante conhecida é aquela que fala que a pessoa que quebrar um espelho terá sete anos de azar, na Grécia Antiga, inventou-se a catoptromancia, um precursor da bola de cristal. Era utilizada uma tigela de louça com um pouco de água para que pudesse refletir a imagem do indivíduo que desejava saber sobre sua sorte, se no processo caísse a tigela ou quebrasse, significaria que a pessoa teria azar a partir dali ou poderia até morrer.
Mais tarde este método fora adotado pelos romanos que lhe atribuíram a duração de sete anos, pois acreditavam que era o período necessário para se começar um novo ciclo vital do ser humano.
sexta_feira_13_portugal_porreiro
Sexta-feira 13: Sabe-se que no dia em que coincidir dia 13 em uma sexta-feira é sinal mau agouro, ela pode ter tido sua origem no dia 13 de outubro de 1307, quando o rei da França Filipe IV, ordenou a prisão e execução de membros da Ordem dos Templários. Outra teoria pra esta crendice é remetida ao fato de que talvez Jesus Cristo tenha sido assassinado em uma sexta-feira(13), já que a Páscoa dos judeus é comemorada no dia 14 do mês Nisan (março e abril). 1211987736hOplyiObjetos perdidos: O jeito mais prático de achar algo que perdeu ou sumiu é, dar três pulinhos para São Longuinho, o dia de São Longuinho é comemorado no dia 15 de março, sendo conhecido principalmente no Brasil e na Espanha, Longuinho provem de Longinus que por sua vez, vem do grego lonkhe, que significa lança.
De acordo com pesquisadores, São Longuinho na realidade se chamava Cássio. Ele foi um dos responsáveis pela vigia de Cristo na cruz, segundo relatos do padre Aparecido Pereira, na Sexta-Feira Santa, Cássio encravou sua lança no coração de Cristo e foi atingido por um jato de sangue em seus olhos. Ele sofria de problemas de vista, mas depois do incidente foi curado, a partir desse momento converteu-se ao Cristianismo.
2880297343_4326c9125a
Bater na madeira: quando queremos afastar o “azar” temos este hábito, ele surgiu há cerca de 4 mil anos atrás entre os índios da América do Norte, eles notaram que, mesmo com sua imponência, o carvalho era a árvore mais atingida pelos raios. Pensavam, portanto, que a árvore era como a morada dos deuses, e sempre que se sentiam culpados por algo, batiam na madeira para pedir perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário