Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ETIQUETA


Aqui você vai ver como pode ser importante saber de alguns detalhes convencionados pela sociedade como boas maneiras de comportar-se, de receber e de muitas circunstâncias diferentes.
.....Pode não parecer, mas essa é uma diferença que pode fazer toda a diferença. Confira algumas dicas.
 
 
sinônimo de educação
.....Apesar dos governantes procurarem melhorar a qualidade de nossas vidas, procurando preservar algumas preferências aos idosos, grávidas e deficientes, ainda vai demorar a chegar o dia que todos teremos nossos direitos respeitados.
     Porém, se cada um de nós tomar para si uma pequena tarefa na comunidade, as dificuldades podem se tornar mais amenas, o desconforto pode ser diminuído e a vida mais agradável para todos.
     Ser solidário também é ser elegante. Na maioria das vezes, custa pouco, vale a pena e faz um bem danado. Não é necessário que bancos tenham cores diferentes para que nós deixemos esses lugares para idosos, grávidas, deficientes ou pessoas com qualquer dificuldade, num transporte coletivo ou em situação que o valha. Então:
 - Não espere que os mais jovens, homens ou qualquer outra pessoa reaja diante dessas situações: tome para si a responsabilidade de ser educada e ceda o seu lugar;
 - Cumprimentar e agradecer aqueles que nos prestam serviços, ainda que sejam pagos para isso, só nós fará bem e pode significar uma recompensa a quem tem um trabalho estressante;
 - esteja sempre preparada para pagar por suas compras ou serviços, assim você evita filas e desconfortos;
 - fale em voz baixa em ambientes coletivos; os outros também têm direito de conversar e não precisam tomar conhecimento dos seus assuntos;
 - zele pela conservação e pela limpeza do que é público e que a serve também.
     Não custa levar um pequeno presente na primeira vez que for à casa de uma pessoa ou de um casal. Pode ser uma caixa de biscoitos ou de chocolates, uma garrafa de vinho ou outra lembrança impessoal e pouco comprometedora.
     Quando um amigo muda de casa tam é vale a mesma regra e, nesse caso, é muito mais fácil presentear, porque conhecemos seu gosto. Pense em algo que possa ser usado na nova casa.
(Etiqueta e Elegância, de Célia Leão - Manequim, edição 490 )
     Hoje é muito comum casar-se apenas no civil, e preparar um pequeno jantar para os mais íntimos, deixando para depois a tarefa de avisar os demais.
     Como e quando fazer a participação do casamento?
     Essa é uma boa pergunta. Primeiro, você deve cuidar dos convites impressos para o jantar com uma certa antecedência.
     Passadas as cerimônias e a viagem de núpcias, comece a distribuir as participações, em cartões impressos com um texto mais ou menos assim: "Noiva e Noivo participam a união celebrada no dia tal e oferecem sua nova residência à Rua X, nº Y, bairro e telefone".
     Deve-se tomar a iniciativa de cumprimentar alguém que se conhece há pouquíssimo tempo?
     Cumprimentar é um ato atemporal: não importante se você conhece a pessoa há 15 minutos ou há 15 anos. Se você foi a primeira a avistá-la, cumprimente sem receio de parecer intrometida.
     Quanto a dar a mão, essa é uma iniciativa que deve partir dos homens. Aguarde e, sendo o caso, retribua.
(Adaptação do artigo Etiqueta e Elegância, de Célia Leão, publicado na edição 490 de Manequim)


Nenhum comentário:

Postar um comentário