Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ciúme, maldito ciúme! Por quê toma conta de mim?

O ciúme patológico é um ciúme, como o próprio nome diz, doentio.
O ciúme patológico é uma experiência emocional complexa e devastadora para ambas as partes. Se você está passando por uma situação dessas tenha bem claro que a raiva, a tristeza e a depressão não são asociadas ao amor. Nem tudo está perdido, há tratamento do ciúme patológico.
Muitas pessoas acham que o ciúme é uma manifestação de amor e outras o consideram um sinal de possessividade. A única certeza é que quando esse sentimento ultrapassa a fronteira do respeito mútuo, se torna um problema que tende a se agravar ao longo do tempo.
Quem sofre de ciúme patológico faz as coisas mais absurdas com suas vítimas. O ciúme patológico geralmente implica em atitudes como desconfiança, vigilância, perseguição, agressão e violência. Também está asociado a pensamentos obsesivos de infidelidade e traição por parte da pessoa amada.
O ciúme patológico se caracteriza pela ausência de razão, sendo resultado de pensamentos irracionais. A origem do problema se encontra no erro de processamento lógico de eventos da vida e particularmente da conduta aprendida na infância com os pais.

Como lidar com o ciúme?

Adultos ciumentos aprenderam a desconfiar dos outros desde pequenos e também aprenderam a pensar de forma negativa sobre si mesmos. Por isso as pessoas de baixa auto-estima são mais suscetíveis a sofrer de ciúme patológico.
Uma boa dica para lidar com o ciúme é : Pense bastante antes de falar logo que a emoção chega, conte até 10 (mesmo!).
Como tratar o ciúme patológico?
O tratamento do ciúme patológico geralmente é feito com medicação e psicoterapia.
Não existem curas imediatas para esse transtorno psicológico. Somente a pessoa que sofre com isso é capaz de entender e resolver esse problema.
Procurar a ajuda de um especialista é a opção mais correta, pois só ele é capaz, por meio de diferentes ferramentas, de ajudar a pessoa a se dar conta dos erros de avaliação que está cometendo.
Outro motivo para procurar um especialista é alterar as expectativas irreais em relação ao amor, fidelidade, relacionamentos e comportamento do parceiro.
Também são aprendidas técnicas de enfrentamento e como controlar emoções desagradáveis como a raiva, a tristeza e a ansiedade. O ciúme patológico está ligado a um amor obsessivo, irracional.
Qual é a importância do tratamento do ciúme patológico?
O ciúme é uma emoção desagradável, que possui uma forma errada de interpretar as situações. Ele é capaz de acabar com uma relação e com a estabilidade emocional das pessoas. O ciúme geralmente faz com que a pessoa se descontrole, causando danos a ela e a seu parceiro. Por isso, se você identifica que possui esses sentimentos pouco saudáveis, procure ajuda de um especialista. Aprenda a lidar com o ciúme. Dessa forma você poderá voltar a ter uma vida mais feliz e tranqüila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário