1. Mola Maluca: Quem nunca brincou com uma mola maluca? Pois é, na década de 90, o brinquedo se tornou um verdadeiro sucesso entre crianças e adolescentes. Para se ter uma ideia, sua disseminação acontecia principalmente nos colégios, na hora do recreio. Ainda sobre o brinquedo, sua comercialização já ultrapassa a marca de 300 milhões de unidades em todo o mundo.
2. Fluffy: Criado nos anos 90, o “Fluffy” era adorado por crianças na fase pré-escolar. Feito de borracha, ele era atirado para o alto, e jogado como uma peteca.
3. Walkman: Muito antes da existência do MP3, os chamados “Walkmans” dominavam o mercado. O aparelho em si, permitia que o usuário ouvisse suas rádios prediletas, além de suas fitas cassetes. Ainda sobre o Walkman, é bom que se diga, ele era a prova d’água.
4. Lanches Mirabel: Popular entre as crianças, o lanche era vendido por um preço baixo, com 08 unidades em cada embalagem.
5. Dadinho: Uma das guloseimas de maior sucesso atendia pelo nome de “dadinho”. O alimento, em forma de cubo, era vendido em mercados por um preço bastante acessível.
6. Fitas K7: Como não havia a Internet, era bastante usual que os jovens gravassem músicas ou programas de rádio em fitas cassete. Mais comum ainda, era o fato de muitos desses jovens participarem de atrações interativas nas emissoras.
7. Pirocóptero: Uma das manias dos anos 90 atendia pelo nome de “pirocóptero”. Trata-se do primeiro pirulito voador já criado no Brasil. O brinquedo nada mais era que um pirulito, com o complemento de uma pequena hélice de plástico.
8. Bolinhas de gude: Tradicionais na década de 80, as bolinhas de gude chegaram aos anos 90 em plena forma. Por sua vez, elas eram comercializadas em diversas lojas, de papelarias, passando por mercadinhos especializados.
9. Mini Games: Também conhecidos como “Brick Games”, os “Mini Games”, eram dispositivos eletrônicos capacitados para armazenar diversos jogos em sua memória. Entre os games de maior sucesso, destaque para o saudoso “Tetris”.
10. Patins e skates: No caso das garotas, uma das manias da época era o uso de patins. Já no caso dos garotos, o uso do skate crescia cada vez mais. Ainda nesse período, se podia brincar nas ruas até o anoitecer, sem que houvesse a necessidade de se preocupar com o horário, ou ainda, com assaltos.
L
A cada dia que se passa, alguma coisa que era comum e cotidiana acaba morrendo, sendo substituída por alguma tecnologia ou destruída pela vida acelerada que nós temos desde pequenos.Pensando assim, nós relembramos de algumas coisas que marcaram sua época e hoje pouco são lembradas, principalmente pelos mais jovens:
11– Tazo
Não existe uma pessoa no mundo, que tenhas uns 20 anos de idade, e não tenha jogado Tazo. Esses pedacinhos de plástico foram uma das maiores manias que o Brasil já viu. Bons tempos quando se reuniam os amigos NA VIDA REAL para jogar e apostar alguns Tazos.
12 – Tênis de luzinha era a lei
Hoje em dia, o máximo é usar um tênis com amortecedores, mas antigamente que as coisas eram legais. Você estaria totalmente por dentro da moda, quando estivesse com um tênis de luzinha no pé.
13 – Amigos eram de verdade
Hoje em dia todo mundo conhece todo mundo, mas não conhece ninguém. As redes sociais e a tecnologia são coisas ótimas, mas muitas pessoas deixam de terem amigos reais para ficarem na internet. Atualmente é mais fácil as pessoas se encontrarem online, em um site, do que caminhando na rua do bairro.
14 – Fotos eram recordações
Na época, se quer existiam câmeras digitais e as fotos tinham um valor totalmente diferente. Antigamente, as fotos serviam para imortalizar algum momento importante, hoje em dia as fotos servem só para pôr no Orkut.
15 – Cartinhas
Hoje em dia, quando se quer “passar o papo” naquela menina se manda um scrap, antigamente o negócio funcionava com cartas. Quando alguém queria “mandar um recado esperto” para outra pessoa, ela escrevia uma carta a mão, jogava um perfume no papel e coisa e tal. Hoje escreve: “Famo beja” no Orkut e acabou.
16 – Crianças eram crianças
Garotos e garotas com 11 ou 12 anos brincavam de verdade. Meninos viam Cavaleiros do Zodíaco e brincavam de pega-pega. Meninas olhavam Chiquititas e brincavam de boneca. Hoje, nessa idade, as crianças namoram e tudo mais. Acabou-se a infância.
17 – Merthiolate dava medo
O mundo está realmente de cabeça para baixo, nem os ditados populares valem mais nada: “O que arde cura”, hoje em dia não arde e dizem que antigamente não curava.
Merthiolate era o maior temor que uma criança tinha, passar aquilo no machucado era a mesma coisa que tocar álcool em uma ferida aberta e tacar fogo, aquilo queimava que nem o inferno. Hoje em dia nem se machucar tem mais a mesma graça…
18 – Tamagotchi
Hoje em dia qualquer criança de 4 anos tem um celular, mas antigamente todo mundo tinha um tamagotchi. Esse jogo/aparelho foi outra mania que tomou o pais mais rápido que a gripe suína.
19 – Questionário
Quem não reuniu os amigos, comprou um caderno de 200 folhas e encheu ele com todas as perguntas que podiam imaginar? E depois entregavam o questionário para as gatinhas esperando o retorno do caderno, para saber tudo sobre a vida delas e ter as “armas” para um ataque mais certeiro?
Nossa… quem não fez um desses não teve uma adolescência.
20 – Kinder ovo era barato
Bons tempos quando Kinder e diversas outras coisas legais, eram baratas. Hoje, um Kinder deve estar custando uns 4 reais. Ninguém mais compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário