Mas infelizmente todo mundo deve passar pelo menos uma vez por algo desse tipo.
O Boys and Girls ouviu o psicólogo Alexandre Bez, especialista em relacionamentos, e separou algumas dicas que podem te ajudar a detectar uma amizade falsa antes que o "pior" aconteça - embora ninguém deva ficar neurótico com estes conselhos e desconfiar de qualquer um que se aproximar... Certo?
Apenas reflita:
1 - Seus amigos abusam daquilo que você oferece?
O falso amigo pode estar em qualquer lugar e se aproximar de determinada pessoa por ela possuir algo que lhe traga vantagens, como um objeto de valor, dinheiro para financiar saídas em grupo, boa aparência ou até mesmo a alguém com quem você se relaciona.
O que não significa que você não deva ser generoso: essa é uma virtude das mais nobres e que certamente lhe trará a admiração (e não necessariamente a exploração) de muita gente. Só que é sempre bom abrir o olho, claro!
2 - Existe um sentimento de inveja entre vocês?
Segundo o psicólogo, a inveja é o que norteia uma falsa amizade. Se você possui algo que desperta grande desejo em alguém próximo, existe o risco de essa pessoa - por mais amiga que pareça - um dia se volte contra você.
Não que um sentimento forte de amizade não possa superar essas diferenças, mas nesses casos vale a pena ficar de olho nas atitudes e nos rastros deixados pelos outros.
3 - Ele(a) é uma boa influência?
A amizade é algo tão importante para o crescimento do ser humano que ela chega a ser responsável pelo crescimento ou regressão de uma personalidade. Ao lado de pessoas que querem nosso bem, acontece naturalmente um crescimento mútuo entre ambos, um tende a ajudar o outro.
O que não ocorre em falsas amizades, como entre usuários de entorpecentes. Apenas 1% dos dependentes de drogas iniciam o uso por vontade própria, nos outros casos são convencidos por falsos amigos a experimentar.
E isso também vale para tantas outras "aventuras" em que às vezes pessoas próximas nos envolvem: se você acha que algo é errado, não faça.
É clichê, mas é verdade: um verdadeiro grupo de amigos aceitará você do jeito que você realmente é.
4 - Existe alguma atração física entre vocês?
Outro ponto que gera bastante discussão é a possível amizade entre homem e mulher. Segundo o médico, a amizade entre o sexo oposto existe e é extremamente saudável, desde que ambas as partes não tenham intenções sexuais.
Claro que não há nada de errado entre amigos que ficam sem compromisso e depois voltam a ser amigos normalmente. Porém, para algumas pessoas, isso pode abalar uma amizade para sempre. Então é importante separar atração física e amor das outras formas de carinho quando se quer apenas ser amigo de alguém.
5 - Ele(a) é leal em todos os momentos?
Observe seu amigo quando ele compartilha com você momentos de vitória e conquista. Geralmente o olhar misterioso e discreto vem acompanhado de um sorriso de quem não gostou. "Um amigo falso sente-se na obrigação de cumprimentá-lo e fará com um rápido aperto de mão" diz o psicólogo.
Outra dúvida muito comum é saber se o colega de trabalho é realmente seu amigo e quando ele deixa de ser colega para ser amigo. A partir do momento que são compartilhados intimidades e segredos, o coleguismo é substituído pelo laço de amizade.
Se você possui dúvidas diante de um colega de trabalho, o psicólogo ensina a fazer pequenos testes para verificar se ele é confiável ou não. Para testar seu colega, experimente contar um segredo a ele. Se o assunto não se espalhar pelo escritório nos próximos dias, já é um sinal de que ele pode ser seu amigo verdadeiro.
Para não cair no golpe de falso amigo, Alexandre Bez dá dicas de como identificar ações que podem apontar se uma amizade é verdadeira ou não:
* O corpo fala - verifique se "o amigo" se aproximou de você depois que comprou algo, como um carro, por exemplo.
* Ligações demasiadas também indicam interesse momentâneo em algo
* O tom de pele de um amigo invejoso tende a ser mais para a cor amarelada, pois conforme estudos realizados, a pessoa invejosa não controla sua produção de bile.
Mas essa dica não vale para pessoas de origem oriental
Desilusões acontecem, mas claro que, fazendo por merecer, a vida nos trará muitas amizades verdadeiras.
Após ler esses conselhos você tem duas opções: revoltar-se com todos a sua volta ou valorizar ainda mais os bons amigos que tem.
Última dica: fique com a segunda opção.
Sabe aquela menina que se diz sua amiga, mas que sempre quer contar vantagem em tudo e vive diariamente disputando com você para ver quem é melhor?
Ela não te passa confiança e quando você conta um segredo no dia seguinte a escola inteira já está sabendo.
Cuidado! Você pode estar sendo vítima de uma falsa amiga. Às vezes de imediato fica difícil reconhecer quando a pessoa é falsa e só quer se aproximar porque tem algum interesse.
A estudante Juliana Sargone, de 21 anos, já sofreu muito com isso, pois o seu irmão mais velho chama muita atenção por causa da beleza e as meninas só se aproximavam para tentar ficar com o irmão. “Teve uma menina que se dizia muito a minha amiga, mas quando ela percebeu que meu irmão não queria nada com ela, parou de falar comigo”.
A jovem, hoje, escolhe muito vem os tipos de amigas com quem vai se relacionar. A estudante Aline, de 20 anos, também já viveu um problema como esse. “A garota que eu achava que era minha melhor amiga só queria me boicotar e tinha muita inveja de mim. Além de tudo, fazia fofocas pra me separar das outras amigas. Acabei descobrindo tudo”, contou.
Para o psicólogo Alexandre Bez, além de falsas essas pessoas também são muito invejosas e normalmente só se aproximam de alguém porque desejam conquistar algo ou muitas vezes alguém... “O falso amigo pode estar em qualquer lugar e se aproximar de determinada pessoa por ela possuir algo que lhe desperte desejo, como um objeto de valor ou até mesmo a pessoa com quem você se relaciona”, por isso saber escolher as amizades é fundamental, afirma o psicólogo.
O psicólogo Alexandre dá algumas dicas de como reconhecer e se afastar desse tipo de “amigo”:
• Os falsos amigos começam a desenvolver essa personalidade invejosa e egoísta a partir dos 16 anos;
• Essas pessoas tendem a ser muito influenciáveis, mas só tentam influenciar coisas negativas, como por exemplo, as drogas;
• Observar o comportamento dessa “amiga”, nos momentos de vitórias e conquista é importante, pois normalmente ela não vai conseguir disfarçar a inveja e também não vai comemorar e nem te dar os parabéns;
• Uma amiga falsa também se sente na obrigação de cumprimentá-la e fará isso de maneira muito superficial com um rápido aperto de mão, ou beijo;
• O corpo fala – verifique se “a amiga” se aproximou de você depois que comprou algo, como uma roupa nova, por exemplo;
• Ligações demasiadas também indicam interesse momentâneo em algo;
• Esse tipo de amiga tende a falar mal de você pelas costas. Fique atenta a fofocas. Amigos são pessoas que contribuem muito para o crescimento de uma pessoa, por isso saber selecionar as amizades é fundamental. Nessas horas não vale a quantidade de amigos e sim a qualidade de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário