Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

A SEMENTE DA HONRA

“Quem me rouba a honra priva-me daquilo que não o enriquece e faz-me verdadeiramente pobre”. (William Shakespeare)
O significado da palavra honra revela o quanto é importante honrar e ser honrado, e o quanto é prejudicial desonrar e ser desonrado. Podemos definir a palavra honra, como, valorizar, ser grato, reconhecer, proteger, cuidar, homenagear, etc. Todos nós nascemos com uma necessidade vital de construir uma auto-estima positiva, de “ser valorizado - honrado”. Só tem valor o que valorizamos. Você já viu alguém colocando uma barra de ouro de um quilo no chão para segurar a porta? Pelo contrário, pedras preciosas sempre são colocadas em lugares especiais, em lugares de “honra”. Só uma criança que não consegue discernir o valor de “uma pedra preciosa” faria isso.
Falando da sogra e do sogro. Por que há tantos conflitos entre sogra e nora? A resposta é simples, elas ainda não compreenderam o que significa “honra”. Faça uma análise dos relacionamentos saudáveis entres sogras e noras, e você chegará à conclusão de que o segredo entre elas está na “honra”. Porque a nora e o genro devem honrar o sogro e a sogra. Reflita comigo. Quanto custa um filho ou uma filha? Eu tenho três filhos, dois já estão na universidade. Todo pai procura fazer o maior investimento possível na vida dos filhos, para que estes tenham um futuro próspero. Por exemplo, a filha passa no vestibular em uma universidade em outra cidade. O pai, então, aluga o apartamento, coloca os móveis, dá o carro, paga o combustível, o seguro, o IPVA, dá uma “mesada” por mês, ainda ajuda nas roupas etc.
Quando a filha está se formando, chega um “candidato a marido”, seduz a moça e os dois firmam um compromisso de namoro. Com quatro meses de namoro, ele diz para ela: “Não gosto do seu pai e não suporto a sua mãe, quando a gente se casar não os quero em casa”. Só entre nós, a vontade que qualquer pai tem ao saber disso, é de colocar esse rapaz em um quarto, pegar uma cinta e aplicar um corretivo. Ingratidão é a forma mais destrutiva para desonrar, e quem semeia desonra jamais terá vida próspera na perspectiva do Eterno. Quando a Bíblia diz: “Honra teu pai e tua mãe...” não está dizendo para fazê-lo se eles forem excelentes pais, perfeitos, generosos etc.; a Bíblia apenas ensina que se deve honrá-los. Se você é casado, como você trata seus pais e os pais do seu cônjuge? Guarde isso, porque aquilo que semeamos na vida dos pais e dos sogros é o que vemos colher amanhã. Li em algum lugar uma frase interessante que dizia: “Se você não gosta do que está colhendo, mude a sua semente.” Quem planta desonra, será um dia desonrado.
A Bíblia diz que devemos honrar a DEUS. “... porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados” (1Sm 2.30).
E como podemos honrar a Deus?
Existem duas formas para honrarmos a Deus:
Primeira: Podemos honrá-lo diretamente, isto é, obedecendo-o, orando, jejuando, estudando sua palavra, valorizando o seu nome, buscando-o, pregando a mensagem dele, sendo dele discípulo, consagrando-se etc. Todas estas são formas de honrar a Deus diretamente, porém, mesmo honrando-o assim, muitas vezes a impressão que temos, é de que Deus ainda não está satisfeito conosco, por isso não somos abençoados como deveríamos ser. Por que? A resposta é que não basta honrar a Deus diretamente se não o honramos indiretamente. Como?
Segunda: Honrando a Deus indiretamente. Lemos em 1Pedro 2.17: “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (Grifo do autor).
Será que o garçom, que está enfrentando problemas com o serviço do restaurante e, por isso, demorou um pouco mais; o frentista novato que ainda está aprendendo o seu serviço, ou ainda a pessoa que está dirigindo à sua frente e anda devagar estarão incluídos no “tratai a todos com honra...”?
Ao estudarmos as Escrituras percebemos que uma das coisas mais importantes para Deus, e enfatizada por Jesus era a valorização do ser humano e a maneira como as pessoas devem ser tratadas. No entanto, não observamos os mandamentos de honrar as pessoas, seja igreja, na nossa vida diária, na rua, no nosso trabalho, na escola etc.
Sabe como se conhece o verdadeiro caráter de uma pessoa? Observando como ela trata os que não lhe trazem benefício algum. Como a pessoa trata um vendedor, um empregado, o porteiro; pessoas que muitas vezes achamos que não fazem nenhuma diferença em nossa vida. Porém, são essas pessoas que servem de canal de bênçãos para nós, porque quando as honramos, estamos honrando a Deus e Deus nos honra. É como se dentro de cada um de nós houvesse um presente que só é liberado quando honramos essas pessoas. Dentro de cada pessoa existe uma benção de Deus para a nossa vida, basta honrá-las.
Honre o seu Líder. “Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria e honrai sempre a homens como esse.” (Fp 2.29)
Marido, honre sua esposa. “... reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito (honra) – (1 Pe 3.7 - NTLH).
Esposa, honre seu marido. “... e a esposa respeite (honre) ao marido” (Ef 5.33). Filhos honrem seus pais. “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa) para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”(Ef 6.2-3).
Os mais velhos devem ser honrados. “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o Senhor” (Lv 19.32 – NTLH e 1Tm 5.1).
Conclusão
Certa empresa teria que preencher o cargo para a vice-presidência, e, pela ordem, a pessoa indicada na carreira era um negro. Mas, por ser negro, foi rejeitado e a vaga dada a um branco que ocupou o cargo. O negro rejeitado aconselhou-se com seu pastor, buscando uma palavra sábia. Deveria ou não entrar em juízo contra a empresa? O pastor lhe perguntou: O que você quer fazer? Ele respondeu: Quero fazer do jeito que Deus mandar. Então, voltou para empresa no outro dia e começou a honrar ao homem que ocupou o lugar dele. Nada aconteceu por um tempo, mas após algumas semanas outra empresa telefonou para ele, e ele disse que não queria trocar de emprego. E eles insistiam, por favor apenas venha ouvir nossa proposta. Ele foi. O chefe desta outra empresa disse: Nós queremos que você vá falar com sua esposa e decidam quanto você quer receber por mês. E mesmo assim ele não queria ir trabalhar com eles. Falou pra sua esposa: Puxa! Eu já construí uma reputação nesta empresa, tenho vários clientes (ele trabalhava em uma empresa de seguros). E ele disse: Vou dizer a eles que nós não queremos, mas, vou brincar com eles, e vou multiplicar meu salário por três, e ver o que eles acham. Eles vão rir da minha cara. No outro dia, a empresa que o queria contratar lhe perguntou: Você conversou com a sua esposa e decidiu quanto quer receber? Sim, foi sua resposta. Pegou o papel no bolso enquanto pensava: Eles vão morrer de rir, pois é três vezes o meu salário... E eles disseram: Nós não queremos ver quanto você quer receber, nós temos uma proposta pra você, e lhe entregaram um papel... Eles queriam pagar quatro vezes o salário dele... E ele ficou chocado, paralisado, olhando para o papel, então os caras da outra empresa acharam que ele não havia gostado e aumentaram mais o salário... E tudo isso porque ele decidiu fazer do jeito que Deus manda, honrando. Quem aprendeu a honrar, será honrado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário