Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Aprenda a estar sozinha

Estamos tão acostumadas a estar rodeadas de amigas, da familia, do nosso namorado e até dos nossos animais de estimação, que no dia que temos que estar sozinhas de verdade nos sentimos péssimas... Não sabemos como estar sozinhas!
contigomisma
Vivemos evitando estar sozinhas e o tempo inteiro ficamos grudadas nas nossas amigas ou pedindo ao nosso namorado que nos acompanhe até a loja da esquina ou que nos faça companhia enquanto estamos estudando.
Simplesmente não gostamos de estar sozinhas, mas quando estamos nessa situação, não temos outra saída a não ser ligar a televisão ou o rádio para nos distrair e escutar vozes - porque um pouco de barulho já ajuda a não sentir tão sozinhas - ou até chamar o cachorro para dormir junto conosco.
A verdade é que também não suportamos estar sem o namorado e, por isso, mesmo que não estejamos super a fim do garoto, preferimos sair com ele a ficarmos sozinhas. Como vamos ficar sem o namorado no fim de semana?
Se isso te parece familiar, então o que está acontecendo é que a sua dificuldade é não saber ficar com você mesma e que é muito importante aprender a estar sozinha, porque não podemos depender dos outros para nos sentir bem. Por outro lado, embora pareça estranho ou óbvio, sempre temos que contar conosco mesmas a cada minuto. Temos que aprender a nos dar o que precisamos, a nos escutar e a nos divertir sem a necessidade de mais alguém. É inevitável, acontecerão milhares de situações que teremos de estar sozinhas, mesmo que não queiramos.

O que você está evitando?

Pergunte-se por que você não gosta de estar sozinha, talvez não queira falar consigo mesma, não queira pensar sobre alguns assuntos e prefere bloqueá-los com qualquer distração, seja com uma amiga ou um programa de televisão.

Divirta-se!

Pense em todas as atividades que você poderia fazer sem necessidade de alguém mais, nem tudo é tão chato, pode fazer ginástica, andar, pensar, desenhar, escrever, ler, arrumar o seu quarto, dar algum presente, tirar fotos, fazer um álbum, mudar o visual, dançar...na verdade podemos fazer de tudo, comer, sair etc.
Reserve um tempo só para você e se proponha a não ligar a televisão, nem a falar pelo telefone. Crie o costume de se sentir tranqüila estando sozinha e encontre, aos poucos, atividades que possa fazer sem grandes complicações para que assim você perceba que sim, é possível se divertir sem a companhia de mais alguém.
Muitas pessoas consideram que a solidão não é ruim e a verdade é que para mim virou uma necessidade, sinto que é um bom momento para pensar em tudo o que tenho que fazer e para refletir sobre alguns assuntos importantes da minha vida.
Lembre-se de que tem momentos para estar com os demais mas também deve existir momentos para nós mesmas.

O que é que te incomoda?

Se de cara você não suporta a solidão, é possível que o que não suporta é estar com você mesma, o que é que te incomoda? Você poderia começar mudando aquilo de que não gosta e se aceitar e se querer como você é.
Por último te darei um bom conselho: às vezes, o que parece óbvio realmente não é, pois se não gostamos de estar sozinhas, poderíamos pensar que a razão é que vamos ficar entediadas mas no fundo, talvez, se deva a que estamos evitando pensar ou sentir algo que nos faz sentir tristeza ou medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário