Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Você comanda seus sentimentos


Temos o poder de controlar o que sentimos. Deixar ou não rolar os sentimentos?

Nem sempre somos correspondidos quando gostamos de alguém, na verdade, na maioria das vezes não somos correspondidos.

O problema, é que nem todo mundo percebe que somos nós os responsáveis pela manipulação sentimental que existe dentro de nós.


Você manda em você

O tempo todo durante nossa vida, tomamos decisões guiados pela emoção e razão. Mas será que podemos comandar isso?

Sim.

Na prática funciona de forma simples, embora essa "simples" tarefa, seja difícil de se executar. Explico.

Você não queria estar apaixonada por aquela mulher que nunca vai te dar bola, certo? Acontece que o fato de você ficar pensando nela depende de você "deixar" ou não isso acontecer.

Vamos entender melhor na prática.

Você está no banho, no que você pensa? Nela, nele.

O que você faz?

  • Deixa o pensamento fluir:
Fantasia encontros com ela onde tudo dá certo, imagina vocês se beijando, pensa no que você pode dizer pra ela te amar, enfim, sonha acordado.

  • Trava o pensamento trocando ele por qualquer outro assunto: 
Pensa em videogame, futebol, trabalho planos para o dia, e quando ela começar a voltar na cabeça, novamente pensa em outras coisas.
Viu como é fácil? Se você repetir isso ao longo dos dias, toda vez que pensar naquele alguém, em pouco tempo vai ter esquecido o que sente pela pessoa. Aquilo tudo irá diminuir, mas veja bem, depende só da sua vontade.
imagem-getty

Por que se apaixonar é mais fácil que esquecer?

Ficamos apaixonados por alguém num piscar de olhos, mas porque demoramos mais pra esquecer?

Fácil. Sabemos que no processo da paixão estão envolvidos vários fatores químicos e psicológicos que fazem com que a gente se sinta bem, quase como uma droga.

Nós buscamos mais e mais pela sensação gostosa de borboletas no estômago e arrepios, assim tudo acontece rápido demais. Buscamos sempre por aquilo que faz com que a gente se sinta bem.


Ao contrário, quando somos terminados, ainda estamos tentando buscar pela boa sensação, e percebemos que ela não vai mais aparecer.

A perda se torna real, e quando não aceitamos a tal perda, guardamos a pessoa dentro da gente, e ficamos remoendo os bons momentos que não irão mais voltar.

Quanto mais a gente mantém as boas memórias dentro da gente, mais sofremos.

As boas memórias não deviam fazer mal não é mesmo?

Elas fazem porque não irão se repetir com a tal pessoa. Você não está se lembrando daquela viagem que fizeram como uma lembrança boa que aconteceu, mas com uma sensação de que nunca mais terá o momento de volta, sensação de que você não foi relevante na vida deste alguém, de que a pessoa não dá mais a mínima pra você.

Não é mais difícil a gente esquecer do que amar. Acontece que para a pessoa que se separa, que "vai embora", a paixão acaba da mesma forma que começa. Só depende do ponto de vista.

Algumas pessoas nem mesmo conseguem se apaixonar facilmente, enquanto outras, basta um "oi tudo bom", que elas já estão suspirando sem entender o sentimento repentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário