Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Não consigo decidir se te quero


Os perigos do banho-maria. Saiba que você está fazendo alguém sofrer, e muito.


Sempre temos alguém indeciso quanto ao amor. Em vários posts que escrevi, sempre cito eles: pessoas divididas entre dois amores, que estão namorando um e gostam de outro, que querem "viver a vida", mas não deixam o outro seguir seu caminho, sempre puxando a corda de volta. Já falei daquele que é cozido em banho maria, mas agora é hora de dar um recado para o "cozinheiro", que não sabe o que quer.

Dono de alguém

 
Todos sabemos que você se sente bastante confuso com a situação. Você não consegue se apaixonar por essa pessoa. Seja ela seu namorado, ou alguém que você "deu um tempo" pra tentar se decidir.

Acontece que na maioria das vezes, temos o indeciso, que não deixa o outro viver a vida dele. Ele simplesmente "não quer" (não decide se quer), e não deixa ninguém mais querer, porque ele coloca uma corrente no pescoço dessa pessoa: "eu não vou ficar com você, e você também não pode deixar de gostar de mim, porque  até eu me decidir, quero ter uma garantia de que você é meu."

Em alguns casos, o cozinheiro, costuma ficar com raiva se o seu "amado" (aquela pessoa que se arrasta por ele, mas ele não a quer) arranja alguém, ou começa a se interessar por alguém novo. A frase mais comum usada é: "você não gostava de mim na verdade. Todo aquele amor era de mentira, você já está tentando se interessar por outras pessoas". Como assim? Você não quer seu namorado, mas também não quer deixar ele se gostar de outras meninas enquanto você se decide se fica com ele ou com o outro?

Aqui vai o recado: Você não tem o direito de manter ninguém preso a você por sentimentos. Se você não quer alguém ou não consegue se decidir, force uma escolha, pois ela nunca virá enquanto você não "perder" este alguém de verdade.

Nada de ficar ligando ou dando crises de "ainda te amo, mas não posso ficar contigo", toda vez que notar que está perdendo. Isso é covardia!

Decida

Enquanto você espera a paixão chegar, ou os sentimentos renovarem, tem alguém que não dorme direito e pensa em você o tempo todo, dando tudo por uma resposta concreta. Mesmo que esta resposta seja o "não te quero", isso ao menos o liberta para que ele seja feliz.

Sua resposta nunca chegará! Por mais que você fique dando tempo ao tempo, não haverá um momento em que você conseguirá se decidir sem perder algo. Seja lá quem você escolher, sempre sentirá uma pontada no peito como "eu devia ter escolhido o outro".

Quando vamos em uma loja e queremos dois sapatos, mas não podemos nos decidir e temos que levar apenas um, qualquer que seja a sua escolha, você sempre ficará querendo o outro que não foi escolhido.

Portanto, faça uma escolha da melhor forma possível e tire da cabeça a outra pessoa, porque não importa o que você tenha escolhido, você sempre vai querer aquilo que não tem, pois isso faz parte do ser humano.

Aprenda a dar valor a quem te ama.

Dar Um Tempo Existe?

Você recebe um telefonema. O tom de voz do seu namorado não é muito legal e você percebe que tem algo errado. Ele diz que vocês precisam conversar e você já sabe que é notícia ruim. Vocês se encontram mas você ficou remoendo algum problema e já sabe o que ele pode estar querendo. A relação de vocês já não vai muito bem, porém ao invés de terem conversado antes pra tentar resolver a situação, esta será a primeira vez que ambos irão sentar para discutir o que está acontecendo de errado. Acontece que essa não é uma simples discussão pra tentar resolver o problema, mas sim pra fugir dele.


O fundamental nisso tudo, é saber que "dar um tempo" não existe.
Quando queremos dar um tempo, é porque nossa relação está desgastada de certa forma, mas não sabemos simplesmente que podemos ajustar tudo com uma boa conversa e um "plano" de ação para reerguer  esse relacionamento, ou então terminando tudo de uma vez.

Por que Pedimos Um Tempo?

Já ouviu aquela expressão "cozinhar no banho maria"? Você gosta da pessoa, mas não quer deixar de ter alguém apaixonado por você. Isso acontece muito. Todo mundo gosta de saber que tem alguém interessado na gente. Isso faz bem pro nosso ego. Quando se termina uma relação totalmente, estamos "liberando" aquela pessoa pra continuar a viver sua vida e procurar outro alguém pra colocar no lugar. E isso não é muito de nosso agrado, afinal estamos "perdendo" alguém. E se no tempo em que você está dando um tempo, pra ver se  "arranja outro alguém" aí por acaso, aquela pessoa que você estava antes gostar de outro? Muitas vezes por isso damos um tempo. Assim, mantemos um prêmio de consolação ali, esperando por nós, caso a gente falhe nesse "tempo".

Mais Sobre o Assunto: Cozinhar em Banho Maria

Ás vezes damos um tempo alegando que estamos ocupados demais pra uma relação, mas estamos de todo jeito mantendo aquela pessoa acorrentada a nós, sofrendo com a separação, enquanto nos sentimos relativamente bem, por saber que tem alguém ali. Estamos cometendo um erro. Pode ser que esse tempo seja dado também porque amamos a pessoa, mas não sentimos mais paixão. Ambos não souberam manter a paixão acesa, então achamos que a melhor solução é ficar separado por um tempo até sentir saudades e ambos voltarem a ficar juntos de novo. Erro! Quando praticamos a separação para reacender a chama da paixão, é porque não aprendemos a nos relacionar. Não sabemos lidar com a paixão, então praticamos a separação,  a perda, como único meio de sentirmos falta da outra pessoa, e assim, nos sentir apaixonados novamente. Nos apaixonar é  uma arte que precisa ser dominada, e é assunto de outro tópico.

Damos um tempo por algum desses motivos - descubra o seu :


  • Não saber manter a paixão acesa, mas ainda amar aquela pessoa.
  •  É não ter cuidado do relacionamento direito ou não saber/querer se relacionar, mas gostar da situação de ter alguém gostando da gente, mantendo aquela pessoa escrava dos sentimentos até quando convier, por covardia.
  • Querer "curtir" por aí, mas ter alguém (um bobo), esperando pela gente quando a gente se cansar de fazer o que quiser.
  • Medo de responsabilidade ou de nos entregar a um sentimento, achando que está sendo escravo. O que define imaturidade pra se relacionar - mas não quer perder aquela pessoa
  • Relação desgastada e vão procurar na distância, reacender a paixão, por não saber fazer isso de outra forma.
  • Quando um dos dois quer terminar, mas não sabe como fazer isso, porque sabe que o outro não vai aceitar e está muito apaixonado. Então ele usa o "dar um tempo" para que o outro se acostume com a ausência aos poucos. Quando na verdade ele não vai mais voltar.
De qualquer forma, se você foi quem "levou o tempo", acorde e perceba que você será o mais afetado de todos. Se o motivo foi a relação gasta, existe como reacender essa paixão destruindo a rotina, e terminar não é a melhor forma.

Mais sobre Rotina do Casal

De qualquer forma, não deixe que a situação de "dar um tempo" seja real. Se é pra terminar, que a relação termine de uma vez, e ninguém fique escravo de ninguém, vendo os minutos no relógio passando, sem saber quando tudo voltará ao normal, sem poder tocar sua vida pra frente, enquanto o outro se sente livre. Se submeter a essa situação é deixar ser escravizado. Abra os olhos, o que você precisar fazer para reaver o que foi perdido no relacionamento tem que ser feito enquanto os dois estão juntos, pelos dois, e não deixar um sofrendo enquanto o outro se diverte. Também não é ambos darem as costas pra um problema, sendo que vocês se amam, e esperar que o tempo faça tudo sozinho. É sinal de imaturidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário