Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Roteiros para curar mágoas


1) Admitir que tem a mágoa;

2) Examinar por que está magoado (a), verificando se também contribuiu pra o evento que o (a) magoou;

3) Aceitar que todos erramos e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. A única coisa a fazer é aprender com ele;

4) Desconcentrar do problema que magoou e concentrar em coisas que gosta de fazer;

5) lembrar que a mágoa é um veneno que se bebe, esperando que o outro morra, segundo meu amigo Fidel Nogueira;

6) Orar a Deus, pedindo forças pra superar;

7) Se tiver algum amigo ou amiga de confiança, compartilhar o problema apenas pra desabafar;

8) Escrever num papel o que houve, ler e depois queimar, dizendo pra si mesmo que "o passado é papel queimado"
"Falar com Deus é mais importante do que falar de Deus." (Santo Agostinho)
Esse texto veio certo pra mim nesse momento em que estou passando, e o que estou fazendo todos os dias pedindo a Deus para que me de forças a cada dia para superar essa dor que esta dificil de ser cicatrizada.


Gostei muito deste texto, aliás, das dicas de superação de mágoas. Mágoa é algo comum a todos nós humanos e muitas vezes não conseguimos dissipá-la a ponto de torná-la um marco na nossa vida. Sei o quanto pode ser difícil superar algumas delas mas o que mais deve nos importar é que ao guardamos mágoas nos envenenamos dia a dia e este mal dificilmente atinge quem nos feriu e isso pode nos matar rapidamente. Meu segredo é orar, fazer preces, quebrar as correntes com pensamentos positivos e persistir em lembrar-se de que felicidade só se constrói quando queremos! Portanto o que vale é querer ser feliz sempre!

sabemos que não é fácil, perdoar requer muito esforço, se o próprio Cristo nos disse que devemos perdoar “setenta vezes sete”é porque em sua divina sabedoria sabia que não só o ofensor, mas também o ofendido possui fragilidade de caráter e igualmente ser perdoado setenta vezes sete.
Portanto esquecendo ou não as magoas,  o perdão é algo  importante para o perdoado, é ainda muito mais para aquele que tem a felicidade de conseguir perdoar,  enão guardar magoas porque, quem perdoa já cresceu no amor... Quem humilde e sinceramente pede perdão... Caminha para o mesmo crescimento...
abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário