Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dos problemas da vida





Se 2010 já tinha terminado mal, 2011 começou pior ainda. Com um susto que me deixou sem forças e com o coração muito apertado. Felizmente, está tudo mais calmo. Ainda não está bem, mas está tudo mais calmo. Eu é que ainda não recuperei as minhas forças totalmente. Por vezes penso que já não me habituaria a uma vida normal, sem sobressaltos constantes, sem aventuras diárias, como tem sido nos últimos meses. Porque, no fim de tudo, quando respiramos de alívio, temos a maior e melhor sensação de todas as sensações. Se calhar é por isso que sempre ouvi dizer que sem dias maus, nunca poderíamos ter dias bons. Mas, pronto, escusavam de ser tão maus.

Ouço diariamente as pessoas a queixarem-se e a lamentarem-se da sua vida só porque partiram uma unha ou um dedo, e canso-me ao fim de cinco minutos. Confesso, já não tenho pachorra para pessoas que arranjam problemas onde não os há, que fazem tempestades em copos de água, só porque não têm problemas a sério com que se preocuparem e criam aquilo para ocuparem a cabeça ou para chamarem as atenções sobre si.

E da mesma forma que já não tenho pachorra para isso, também já não a tenho para contar os meus problemas aos outros, pelo menos à maior parte deles. Percebi que não vale a pena. Porque em geral as pessoas reagem quase sempre das mesmas maneiras. E todas essas maneiras me irritam (apesar de reconhecer que as pessoas até têm quase sempre boas intenções e apenas querem ajudar). Ou fazem logo ali um drama de tal maneira exagerado, que, no final de tudo, nós - os que temos os problemas - é que temos de os estar a consolar, ao invés de ser o contrário. Ou deitam logo um olhar de pena, e só Deus sabe o quanto eu odeio olhares de pena. Ou então ficam, ainda que inconscientemente, satisfeitos, do género - Humm, que bom, não sou só eu que tenho problemas.

Por tudo isto e para o caso de quererem saber como eu estou:
- Está tudo bem comigo, sim, obrigada. E convosco?

   


Chá e bolachas para alegrar e aquecer o meu pobre coração, que está assim como o tempo - frio e cinzento.


Eu juro que tinha aqui um longo texto com um resumo deste ano que terminou, mas deu-me uma travadinha e, não me perguntem porquê, decidi apagá-lo. Por isso, resta dizer-me que este foi o ano mais intenso da minha vida. Este ano deu-me o melhor do mundo. Aquilo que vocês já conhecem - a minha linda Princesinha e o meu lindo Amor. Mas deu-me também o pior. Foram muitas alegrias. Mas foram também muitas lágrimas e muitos dias de desespero, daqueles em que nos sentimos perdidos e sem saber o que fazer. Gostaria de dizer que o que importa é que tudo acabou bem, que tudo acabou bonito, mas não é verdade.

O novo ano está a chegar e com ele chegará a esperança, espero. A esperança de que os que estão doentes (dois deles que eu amo) melhorem. A esperança de que a vida sorria para os que se sentem perdidos. A esperança de que haja um emprego para quem o perdeu. A esperança de que todos encontrem o seu amor.

Portanto, queridos leitores, um ano cheio de coisas boas para todos vocês. Saúde e amor, sobretudo. E, nesta época de crise, um emprego também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário