Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

A rivalidade e a competição entre as mulheres























Mulheres são naturalmente competitivas e a rivalidade entre nós é sem dúvida nenhuma muito maior do que a rivalidade entre os homens. As mulheres adoram chamar a atenção e costumam competir não só em quesitos como beleza, mas também em inteligência, charme e outros dotes.

É muito difícil conviver em um ambiente onde o número de mulheres é muito superior ao número de homens, pois nestes casos, a competitividade é muito maior e muitas vezes fica insuportável participar de um ambiente cheio de inveja e intrigas.
A competição é até certo ponto uma forma saudável de crescimento, quando estabelecemos metas e objetivos para serem alcançados. Mas a competição exagerada acaba trazendo sentimentos como inveja e baixa autoestima.

Todas as pessoas já foram invejadas ou sentiram inveja de alguém alguma vez na vida. Mas este sentimento pode ser destrutivo, fazendo com que a pessoa se torne obcecada e insegura. A inveja pode causar estresse e depressão, além de impedir que a pessoa trace seu próprio caminho na vida. Aquele que tenta copiar e ser melhor que o outro em tudo não consegue se voltar para aquilo que realmente poderia lhe trazer sucesso.

Geralmente, as mulheres não são muito diretas sobre aquilo que querem e costumam procurar a conquista através de jogos de palavras. Tentando aumentar as suas chances, é comum menosprezarem a adversária perante outras pessoas a fim de se colocar acima da outra. Mas isto na realidade é uma besteira muito grande, pois os outros possuem sua própria opinião e logo perceberão as intenções por trás de tal difamação.

Não podemos dizer que todas as mulheres estão sempre competindo, pois ainda existem muitas amizades sinceras e verdadeiras por aí afora. Mas, infelizmente, mesmo entre amigas a competição acontece  e algumas vezes as confidências feitas para a amiga pode se reverter em uma fofoca ou uma insinuação de que você não é a pessoa certa para alguém ou para alguma coisa, como uma posição em uma empresa ou em uma equipe, por exemplo.

Este comportamento exagerado costuma significar um transtorno de personalidade e as pessoas assim podem acabar sozinhas quando os outros percebem que aquela que aparenta ser uma grande amiga não passa de uma pessoa falsa e invejosa. A pessoa invejosa revela grande sentimento de inferioridade e se sente muito infeliz quando percebe que perdeu a disputa. Afinal, não se pode ganhar todas, não é? 
Realmente a rivalidade entre mulheres é muito grande...!Existem tantas metas e conquistas que as mulheres podem traçar para sua vidas...é claro cada uma dentro das suas possibilidades e estilo de vida! Mas todas nós mulheres, podemos alcançar vitórias as quais nos levarão ao topo da satisfação pessoal...e servirmos de exemplos para outras que não conseguem olhar além daquilo que está ao seu lado lhe encomodando...kkkk

Em épocas ancestrais as mulheres viviam muito unidas, pois tinham a consciência de que a força do elo era o que sustentava a força feminina para ela se manter firme e cada vez mais forte. Desta forma, a sustentação da união era uma missão de comprometimento entre as mulheres e, também, um ponto que as unia e fortalecia. Porém, houve um tempo que isto mudou e o elo entre as mulheres foi rompido e com isto a força feminina se fragmentou, pois uma força necessita de união, caso contrário ela se descaracteriza como força, pois ela se perde, como se ela se esvaísse. 

Até hoje as próprias mulheres falam que não são unidas, que é difícil lidar com as mulheres e que também não são confiáveis. Tudo isto vem de crenças e de valores negativos contra a própria mulher e que por séculos determinou que a evolução feminina caminhasse por um caminho de opressão, limitação em todos os sentidos, dor e sofrimento. A mulher também foi educada para ser muito reservada em relação à sua intimidade de forma que, mesmo vivendo em grupo aprendeu a ser distante das demais, fortalecendo ainda mais a desunião feminina. Há bem pouco tempo ainda era parte de uma educação mais refinada a mulher não compartilhar sua vida e suas dificuldades com outras mulheres até mesmo do círculo familiar.

Infelizmente, com esta desunião as mulheres desenvolveram um comportamento de competição e de rivalidade entre elas e, na atualidade, já não são mais tão reservadas quanto antes, muito ao contrário, passaram de um extremo para o outro. As mulheres hoje levam a fama de: falarem demais; serem fofoqueiras; serem invejosas; sentirem ciúmes das demais mulheres; competirem entre si; chamarem a atenção para si; falarem mal das outras; inventarem mentiras sobre as outras; serem mais unidas aos homens, e preferirem a força masculina à feminina, etc. isto é muito interessante, pois é como se a mulher visse na outra uma oponente, inimiga, realmente uma rival a qual ela necessita estar sempre atenta para não ser atacada ou prejudicada de alguma forma.

Esta rivalidade e competitividade se estenderam para todos os setores da vida das mulheres, atingindo parentes, amigas, relações sociais mais distantes e as profissionais. A rivalidade entre as mulheres nas empresas já é foco de estatísticas que a comprovam e a detectam, trazendo sérios resultados que, muitas vezes comprometem as ações e as metas a serem alcançadas pelos vários grupos de colaboradores. Convido você a ler o artigo “Rivalidade feminina no trabalho: Quem lucra com isto?” da Prof.ª e consultora empresarial do Instituto KVT, Desenvolvimento da Consciência Empresarial Maristela Guimarães André, que aborda este assunto na visão empresarial.

A rivalidade feminina provém da tendência comportamental de competição: a mulher quer estar mais bem vestida do que as outras; quer estar mais bem informada; mais elogiada; mais preferida; quer chamar mais atenção e se preocupa com sua imagem perante as outras de forma exagerada. Não quero dizer que todas as mulheres são assim desta forma, pois isto seria um erro muito grande, pois cada mulher tem sua individualidade e uma consciência, o que lhes confere ser uma pessoa única. Porém, falo de tendências e da incidência destas tendências em relação ao todo feminino, o que caracteriza a rivalidade e a competição entre as mulheres.

Quando uma mulher com tendência à rivalidade vê outra e essa outra está bem vestida, tem o corpo bem formado, é bonita, inteligente e se destaca por sua capacidade, logo vem alguma crítica em relação ao cabelo, por exemplo, ou a cor do cabelo, o jeito desta mulher andar ou falar, o som de sua voz, chegando até a por “defeitos” onde realmente não existem. Infelizmente isto é inerente à imaturidade emocional, visão muito pobre sobre si mesma, auto-imagem e auto-estima frágeis o que leva ao não reconhecimento de si mesma. Desta forma, a mulher sente necessidade de destruir a outra nem que seja somente para si mesma, (coisa que não é tão comum, pois a tendência é falar dentro de grupinhos contrários) para que o seu espaço seja garantido, ou até mesmo garantir o espaço do grupo quando este se sente ameaçado.

Estes pequenos exemplos são muito comuns e acontece com bastante freqüência mesmo que nos incomode e nos pareça impossível disso existir assim desta forma. Eu penso que realmente isto nos causa incômodo e até mesmo certa vergonha, pois nos mostra o quanto nós mulheres necessitamos trabalhar com nosso orgulho e nossa vaidade e crescermos emocionalmente e na consciência do feminino. Penso ainda, que não é mais tempo para esta desunião e que o feminino está pedindo o retorno do elo entre as mulheres.

Você acredita que as mulheres têm capacidade para se unirem novamente e sustentarem a força feminina com dignidade, união e amor verdadeiros? Eu acredito que não ,´´amigas ´´falsas e demais no mundo .
Cambada de invejosa mal caratér e sem futuro
Eu cada dia mais louca da vida como a pessoa que as vezes te diz te amo e tão atriz ,falsa e invejosa.
Xó urubu kkkkk adoro que mente para mim ,pq de bobinha não tenho nada e na melhor hora devolvo em doblo kkkk.
Todo mundo pode falar o que quizer de mim ,mais nunca falo mal de alguém antes que a pessoa se montre a real quem ela é ,chorar,mentir e ser falsa e apenas o começo a casa caiuuuuuuuuuuu ´´AMIGA``.kkkk


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário