Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Como educar da forma correta Evite dar palmadas, tapas e beliscões nos pequenos. Veja como criar seu filho sem recorrer aos castigos físicos

Educar com violência, não!

A birra da criança no mercado foi feia. O pré-adolescente chega da escola com nota baixa. O jovem marca de chegar em casa à meia-noite, mas só volta depois das 2h...

Motivos para dar umas palmadas no seu filho nunca vão faltar. Seja criança ou adolescente, eles sempre aprontam. E o jeito mais fácil de impor respeito é dar um tapa bem dado, certo? Errado.
Para muita gente, a ''pedagogia da palmada'' é um instrumento corretivo. Porém, está cada vez mais claro que ela não funciona. Pelo contrário. Ao encerrar uma discussão de mãe e filho com um tapa, você mostra a ele que a violência é o meio mais rápido de enfrentar os conflitos, as dificuldades e os erros. E não é isso que você quer, certo?O pior é que esses castigos físicos humilham a criança e o adolescente de uma forma que os afeta para sempre. ''Quando está apanhando, o filho pensa que os pais não gostam dele. E mais: ele reproduz a violência com amigos e irmãos'',

Como educar da forma correta

Evite dar palmadas, tapas e beliscões nos pequenos. Veja como criar seu filho sem recorrer aos castigos físicos

Veja abaixo 3 exemplos da confusão que as agressões causam na cabeça das crianças

1. O irmão mais velho bate no mais novo. O pai vê e dá um tapão no mais velho. O outro diz: ''Você brigou porque ele me bateu e eu sou menor. Quem bate em você?''

A criança que apanha dos pais começa a achar que a violência é um meio de resolver os problemas, principalmente quando está numa posição de vantagem em relação ao outro.

2. Seu filho cresceu e, agora, vai às festas sozinho. Certo dia, chegou em casa bêbado além da conta. Você fica nervosa porque não sabe o que fazer, e tenta dar uns tapas nele. Ele está alterado, não deixa e ainda te ameaça: ''Se me bater, leva também! Agora não vou mais apanhar!''.

Nesse caso, a falta de respeito passou do limite. Uma palmada na infância, uma surra na adolescência... Mas quando ele te desrespeito no início da vida adulta, como você vai se impor? Com uma surra mais forte ainda? Não dá. É melhor manter o bom-senso desde cedo, para não cair nessa armadilha.

3. Você chega cansada do trabalho e seus filhos estão brigando. Você resolve dar uns tapas neles, sem querer saber quem está certo ou errado. Eles pensam: ''É assim, sem conversa?''.

Na maioria das vezes, a violência acontece por impulso, não para ensinar uma lição. A mãe estava estressada, cansada e nem quis saber: encerrou o assunto com violência. Isso faz eles pensarem que o diálogo não é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário