Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bullying: abuso na escola

Bullying é a palavra em inglês que define abusos psicológicos, físicos ou sociais por parte de “valentões”. Aprenda mais sobre o tema e sobre o que fazer caso você seja a vítima.
O verdadeiro significado dos amigos
Todo mundo já ouviu falar sobre bullying na escola, não é mesmo? Bullying é uma forma de abuso psicológico, físico e social que combina humilhação e intimidação daquelas pessoas que geralmente são mais acomodadas, passivas ou que não têm condições de exercer o mesmo poder sobre uma pessoa ou um grupo. Tanto é que o termo vem da palavra inglesa “bully”, que significa “valentão”.
E embora a gente ache que o bullying só acontece na escola e entre crianças adolescentes, cientistas afirmam que esta prática (a de abuso psicológico, físico e social) também é utilizada por adultos em outros contextos como na faculdade, no trabalho ou na relação entre vizinhos. Basta haver um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas para que o bullying apareça.
No que diz respeito ao ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica; ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas. No entanto a gente também sabe que as práticas do bullying na escola também se referem a agressões de caráter físico. Há casos gravíssimos como o de Curtis Taylor, ocorrido nos Estados Unidos... Depois de três anos apanhando no vestiário do colégio e tendo seus pertences vandalizados, Curtis se suicidou em 1993.
Alguns dos principais problemas associados ao bullying são depressão, ansiedade, estresse, dores em diversas partes do corpo, perda da auto-estima, problemas de relacionamento, abuso de drogas e álcool. O que pode parecer uma brincadeira inocente poder deixar sequelas para toda a vida de quem sofre com abusos físicos e psicológicos. Por isso, se você ou algum amigo estão sofrendo com o bullying no ambiente escolar, comuniquem aos pais e aos diretores da escola e não se intimidem pelos agressores, ok? Este assunto é muito grave e ninguém deve sofrê-lo calado.Denuncie já

Nenhum comentário:

Postar um comentário