Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Afaste seu filho das crises no casamento Veja como evitar que as crianças e adolescentes se envolvam no ciúme, desgaste e separação dos pais

A notícia pegou a todos de surpresa: depois de 17 anos juntos, os atores Cláudia Raia e Edson Celulari anunciaram o fim do casamento. "Foram quase duas décadas de uma união feliz, com os altos e baixos de qualquer relação entre marido e mulher, que termina agora deixando como fruto a amizade, o respeito e a admiração mútua, além de um casal de filhos lindos e amorosos que nos ligará para sempre através de um amor profundo", anunciou o casal, em nota divulgada aos jornalistas no dia 26 de julho.
nquanto correm especulações sobre o que teria motivado o fim da relação, quem é mãe se pergunta: como ficarão Enzo e Sofia? Os filhos de Cláudia e Edson precisarão de muito carinho e paciência para lidar com essa situação.

De acordo com a psicóloga Maria Tereza Maldonado, a separação não precisa ser traumática. "O casal precisa deixar claro que está se separando como marido e mulher e não como pai e mãe", explica ela. Saiba como criar filhos felizes e saudáveis mesmo que seu casamento passe por uma crise ou acabe.

Como evitar que seus filhos sofram quando....

- Pai e mãe pensam de forma diferente
Como cada um foi criado de um jeito, diferenças são normais, mas não podem virar aquele jogo de empurra, em que um diz sim e o outro, não.

Como resolver:
"O pai tem uma maneira de ver o mundo e a mãe, outra. Os dois precisam conversar e ceder um pouquinho de cada lado, até chegar a um acordo", sugere a psicóloga Maria Tereza Maldonado.

- Um dos dois é ausente
Com a vida corrida, alguns pais só conseguem ver os filhos minutos antes de a molecada ir pra cama. Há também quem esteja em casa, mas inacessível.

Como resolver:
Estar presente "ao vivo" não é a única forma de participar da vida de seus filhos. Tem e-mail, webcam, telefone... Experimente novas formas de se fazer presente.

- Alguém ficou desempregado Quando a mãe ou o pai perde o emprego, a família toda sente o clima pesado. Os problemas costumam surgir com a pressão das contas e a tristeza de se achar inútil.

Como resolver:
Peça a ajuda de todos: "Papai foi demitido e precisa da nossa força. O que podemos cortar?". Isso estreita as relações e faz os jovens se sentirem parte da solução.

- Houve uma traição
Há dois erros comuns nesse caso: tentar esconder dos filhos ou transformá-los em confidentes. Nenhuma das duas saídas funciona e, pior, ainda trazem dor e revolta.

Como resolver: Uma traição pode ser o ponto de partida para reconstruir seu casamento. Reconheça a crise junto a seus filhos, mas não despeje neles sua raiva nem desejo de vingança.

A mamãe e o papai vão se separar

Destaque da Matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário