Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A outra


aoutra.JPG
O que pensam, o que dizem e como agem as amantes dos homens casados? É melhor ser amante ou mulher traída? Existe fidelidade dentro da infidelidade?
Há dez anos, a antropóloga Mirian Goldenberg, da UFRJ, defendeu sua tese A Outra: estudos antropológicos sobre a identidade da amante do homem casado. Agora ela relança o livro sobre o tema, aprofundando a atualizando algumas questões. Vamos a algumas delas:
Eu sou a única
As amantes crêem que os homens com quem têm um caso só fazem sexo com elas, nunca com as suas mulheres. “Todas elas acreditam que seus amantes lhes são fiéis. Confessam que emocionalmente seria insuportável se não fosse assim.”
O amante é um capital
Da mesma forma que um marido é considerado um “capital”, na definição da própria antropóloga, o amante também tem um valor no mercado dos relacionamentos e está longe de ser um mal pelo qual elas estão passando. “O amante, desde que fiel, é considerado um outro tipo de capital. Um pouco menos valorizado, mas ainda desejado.”
Não quero ser invisível
A amante tem amor, sexo, cumplicidade, mas não tem todo o resto. E sofre por isso. “A maior prova de amor que uma amante espera é que o homem casado passe o seu aniversário ou uma data festiva com ela, e não com a mulher”. Uma viagem a dois ou um encontro em lugar público são duas obsessões das “outras”, assim como poder telefonar a qualquer hora. “Ela dizem, ressentidas, que podem morrer nos fins de semana e eles nem vão saber”.
Amantes podem até ser mais felizes
Não viver a rotina e os problemas do casamento não deixa de ser uma vantagem. “Elas dizem que a maioria de suas amigas estão infelizes em casamentos que não as satisfazem. Ter um amante fiel e companheiro pode trazer mais felcidade”.
Não tenho tudo, mas ser enganada é pior
As mulheres pesquisadas preferiam ser as titulares, mas, se não é possível, ser amante é melhor do que ser a mulher traída. “Elas acham que é melhor ser a outra do que uma mulher sem homem. E muito melhor ser a outra do que a mulher casada e traída”.
As amantes pesquisadas fizeram até um ranking das possibilidades femininas (da melhor para a pior):
1- Casada com marido fiel
2- Amante de homem casado fiel e que lhe dê liberdade
3- Sozinha
4- Traída pelo marido
Concordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário