Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Aspectos sentimentais do signo Aquário

Aspectos sentimentais do signo Aquário 
Aspectos sentimentais do signo Aquário

:: Graziella Marraccini :: 

Aquário é um signo de Ar, Fixo, governado pelo planeta Urano e tem como co-regente o planeta Saturno. Como os outros signos de Ar, Aquário é um signo intelectual, um signo de conhecimento.

Ele está principalmente relacionado com ideais, ideais de amor e fraternidade universal, no que diz respeito à evolução da humanidade. O Aquariano é também muito atraído pelas ciências, pelas invenções e descobertas que irão melhorar a condição humana nas gerações futuras. O grito "Igualdade, Liberdade e Fraternidade" é o lema do Aquariano. Porém muitas vezes, este ideal se choca frontalmente com a realidade da condição humana e ele se decepciona com as atitudes dos seres humanos, tão limitados, coitadinhos! Então ele se irrita e pode perder a paciência, considerando os ‘outros’ como seres inferiores que nunca irão chegar lá onde ele chegou!

Apesar dele ser um verdadeiro democrata, respeitando a liberdade de expressão de todos, ele tem ideais, objetivos e um código ético próprio que ele seguirá, custe o que custar. Ele tem também um enorme senso de justiça e se dedica de forma incansável à descoberta da Verdade. Por causa desta luta incansável, ele poderá sofrer com as represálias de elementos mais conservadores da sociedade, que consideram este altruísmo dele tão suspeito! Mas o verdadeiro aquariano é assim mesmo, altruísta, idealista e antes de mais nada justo. O perigo é que, com este seu fanatismo idealista, mais intelectual do que prático, ele pode se tornar um frio e rígido ‘cientista louco’, mais interessado em algum utópico interesse que servirá ao desenvolvimento da humanidade do que na ajuda individual que pode ser dada aos pobrezinhos que vivem em baixo da ponte! 

Com isso tudo, o aquariano típico fica desconcertado quando lida com as emoções e com os sentimentos. Sendo um signo intelectual, ele quer resolver tudo ‘pela razão’, e não se abandona a sentimentos piegas que ele tenta controlar à todo custo. Ele é muito orgulhoso e por demais controlado para deixar suas emoções transparecerem. No entanto ele não é insensível; simplesmente não gosta de demostrar suas emoções, já que elas não podem ser explicadas de forma racional. 

A figura mitológica associada a este signo poderia ser aquela de Prometeu, aquele que roubou o fogo aos deuses para doá-lo aos homens. Por causa disto ele foi condenado a ficar a vida toda acorrentado a um rochedo, onde uma águia iria todos os dias lhe roer o fígado. Hércules o libertou deste sofrimento. O nobre impulso do aquariano de ajudar o desenvolvimento da raça humana o condenaram a ficar acorrentado. Isto pode ser proveniente do lado ‘Saturno’ de seu caráter, que é o símbolo da estrutura, da ordem e dos limites, e que está presente em seu signo para lhe lembrar que o ser humano está acorrentado às suas fraquezas, inerentes à vida terrena. 

O Homem de Aquário

O lado intelectual do signo combina bem com o lado masculino da humanidade, e o homem de Aquário pode mostrar seu potencial se tornando um pensador, um filósofo, um cientista, enfim, um inventor. Só que ele não sabe lidar com seus próprios sentimentos e pode parecer bastante frio nos relacionamentos. E esta frieza pode deixar suas parceiras muito decepcionadas, especialmente se elas forem do tipo ‘romântica incurável". O típico homem de Aquário nunca irá lhe dizer quando você o verá de novo, já que ele preza demais a sua própria liberdade e não quer ‘compromissos’.

Ele prefere relacionamentos abertos, do tipo ‘amizade colorida’, onde cada indivíduo mantenha a sua própria liberdade individual. Uma forma mais adequada de amor, para ele, seria àquela baseado na amizade e no respeito. Assim, a sua parceira precisará aceitar também que ele tenha, além dela, várias ‘amigas’. E se você, por fim, fizer uma cena de ciúme, ele irá ser hipócrita o suficiente para fazê-la sentir-se culpada por ser tão egoísta! Então, para manter um bom relacionamento com ele, você precisará ser bastante imprevisível (para manter seu interesse aceso) e deve respeitar o seu mundo, seus valores e sua liberdade. Sobretudo, não dê muita importância àquilo que ele diz e tente buscar em seus atos as demonstrações de carinho, já que ele, apesar de tudo, é bastante vulnerável emocionalmente.

A Mulher de Aquário

O mito de Prometeu deve ser adaptado ao feminino com o mito de Pandora. Aquela que abriu a caixa com todos os dons da humanidade, mas espalhou, sem querer, também os sofrimentos humanos. O seu espírito de busca desencadeou os males que ela então se esforçará de combater. E ela o faz com muita devoção e sobretudo com a esperança de que, um dia, a humanidade será fraterna e mais justa. 

A mulher de Aquário pode ser do tipo que aplica seus conhecimentos e sua auto-disciplina somente no âmbito pessoal, e vive muito bem sozinha. Por outro lado, existe àquela aquariana que se dedica às obras humanitárias especialmente àquelas ligadas ao desenvolvimento da sociedade. Ela irá então participar de ONGs, sindicatos, movimentos revolucionários, etc. Elas precisam se envolver em alguma causa humanitária para seguir seu próprio destino. Mas no campo emocional elas podem ter muita dificuldade em expressar seus sentimentos, mantendo uma aparente frieza e distância nos seus relacionamentos amorosos. Elas são favoráveis à liberdade, em todos os sentidos, inclusive àquela sexual, e podemos encontrar neste signo as feministas, as lésbicas ou as GLS, publicamente assumidas. Ela não consegue expressar a sua feminilidade da mesma forma que as mulheres dos signos de Água ou Terra, e então dificilmente se realizarão como ‘esposas e mães devotadas’! Se você busca uma ‘Amélia’, não será neste signo que a encontrará! 

Aquário e o Amor

Resumindo, este não é o signo mais fácil para os relacionamentos amorosos, à menos que eles sejam baseados em amizade, respeito e liberdade mútua. Como o Aquário é um signo de idéias, de intelecto, os aquarianos não expressam seus sentimentos, reprimindo suas emoções. No entanto, eles são ‘fixos’, portanto são seres que buscam a estabilidade, e a estabilidade é a base de um relacionamento duradouro. Se ele promete fidelidade, ele será fiel; se ele promete estabilidade, ele será estável, mas não lhe peça para explicar seus sentimentos. Ele não saberá fazê-lo. Não lhe peça declarações de amor. Ele não saberá dizer "Eu te amo", a menos que ele o pense realmente. Um relacionamento baseado na sinceridade, na liberdade e na amizade pode ser muito gratificante.

Os Signos Relacionados

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Com os outros signos de Ar, apesar das afinidades inerentes, não poderá ocorrer um relacionamento amoroso e caloroso. Será mais uma espécie de amizade, com mútuo respeito, especialmente pelas qualidades intelectuais do outro. Um pouco como o amor de Simone de Bouvoir e de Jean Paul Sartre. Dois intelectuais levando a vida juntos mas independentes. 

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes 

Com os signos de Água o relacionamento pode se tornar um tanto difícil já que o frio e racional Aquário irá tentar racionalizar os arroubos sentimentais e emocionais do seu parceiro de Água. Dificilmente os elementos irão se misturar e resultar em relacionamentos harmoniosos. 

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio 

O frio e racional aquariano pode apreciar o lado prático do nativos dos signos de Terra. O relacionamento terá estabilidade e consistência, mesmo se os dois elementos não irão se misturar muito bem. Haverá no entanto um respeito mútuo, especialmente se o nativo de Terra se adaptar ao lado extremamente intelectualizado de seu parceiro. 

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

O Ar alimenta o Fogo e portanto este poderá ser um relacionamento onde o lado idealista de um irá se misturar e alimentar o lado aventureiro do outro. Desta forma os dois poderão se lançar em aventuras e causas, intelectuais ou verdadeiras, e manterem vivos os laços de seu interesse comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário