Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

10 DICAS PARA MELHORAR A AUTO-ESTIMA


O desejo de mudar é uma grande prova de amor a Deus,
para consigo mesmo e o próximo.”

1º Comece pelo seu lar
Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Inicie pelo guarda-roupa e armários, tire tudo e só guarde o que está realmente precisando. O resto, elimine da melhor forma que encontrar (doando, vendendo, etc.). Faça isso em todas as dependências da casa ou escritório. Lembre-se, só fica o necessário! Roupas e objetos que estão sem uso perdem a função vital e deixa um clima ruim que contribui para que o ambiente não seja agradável. Quando não há este cuidado, a casa adoece e com ela todos são afetados, incluindo você e sua família. Faça isso periodicamente e com a consciência de que também estará fazendo uma faxina emocional.
2º Você é o resultado daquilo que você come

Respeite os momentos das refeições. Preste atenção no que está fazendo. Não assista TV e nem marque negócios para essa hora. Evite falar sobre problemas. Acalme-se, olhe para o seu prato e lembre-se: o que está ingerindo irá para o interior das suas células e será parte de você, tanto física como mentalmente. Seu corpo é 100% natural, uma alimentação artificial é incompatível com a sua natureza. Busque comer aquilo que fará bem para o seu corpo, ele é o templo do Espírito Santo e sua ferramenta para tudo na vida. Lembre-se, como qualquer outro equipamento, o corpo também tem um tempo de vida útil, quanto mais dele cuidamos, maior será o seu tempo de vida útil.
3º Preste atenção na sua mente
Perceba os seus pensamentos. Ao longo do dia você tem milhares de pensamentos negativos e positivos. A Bíblia diz que nós somos aquilo que pensamos ser. Se você tem mais pensamentos negativos, isto demonstra que você é uma pessoa negativa, sua vida vai mal e as pessoas e situações que você atrai também estão na mesma freqüência de negatividade. Você pode mudar a sua vida, mudando a qualidade de seus pensamentos. Quanto aos negativos, você não poderá eliminá-los, mas poderá tirar as suas forças, cultivando os positivos e os elevados. Enquanto você presta atenção no que está pensando, já tem maior autocontrole sobre a energia mental e conseqüentemente sobre sua vida. Procure ler textos bíblicos com frases de afirmações positivas, biografias de pessoas bem sucedidas e use as palavras em seu favor, faça declarações que sejam positivas. Mas quando o pensamento negativo lhe assaltar a mente, repita por vezes: "tudo posso em Cristo que me fortalece". Com o tempo você perceberá que no jardim existem rosas e espinhos e que a felicidade é um presente para quem observa as rosas apesar dos espinhos.
4º Estabeleça alvos
Tenha objetivos materiais e espirituais. Busque sempre melhorar a sua condição financeira, planeje comprar bens, faça investimentos, realize viagens e busque tudo que tiver vontade, mas lembre-se: nunca dependa dessas conquistas para viver emocionalmente bem. Elas não podem garantir isto! O verdadeiro Bem-Estar só é alcançado por meio dos objetivos espirituais. Vá à conquista de se tornar uma pessoa mais paciente, bondosa, serena, confiável e amiga, além de humilde, aberta, sincera, simples e, principalmente, uma pessoa que tenha fé e confiança em Deus e na vida. Esses objetivos, e só esses, podem garantir o equilíbrio, a satisfação e a razão de viver.
5º Mova-se...
Escolha um exercício que lhe agrade, caminhar e nadar são os mais recomendados. Os exercícios estimulam o fluxo de energia vital, gerando além de um melhor condicionamento físico, uma ótima sensação de bem-estar. O mais difícil é tomar a decisão de começar. Mas depois de 21 dias de exercício, ou prática, o cérebro registra como um hábito e tudo fica mais fácil.
6º Use seus talentos
Você tem dons e talentos. Descubra quais são eles e comece a colocar em prática. A saúde física e emocional depende muito desses talentos. Pessoas que não utilizam seus talentos de forma criativa, bloqueiam o fluxo das suas energias física, emocional e espiritual e adoecem física e emocionalmente. Canalize seus talentos com o propósito de melhorar a vida das pessoas. Este é um excelente caminho para encontrar prazer, equilíbrio e crescimento em sua vida.
7º Medite, medite e medite
A meditação na Palavra de Deus é a medicina, para o corpo e mente, mais poderosa do mundo. Além de terapêutica ajuda no crescimento pessoal e espiritual. As pessoas que fazem da meditação das Escrituras Sagradas um hábito diário descobrem a diferença do que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa mais segura e objetiva. Com a meditação você desenvolve a saúde espiritual, emocional e física, porque uma está relacionada com a outra. Você se torna uma pessoa mais disposta e produtiva, mais agradável e serena. Se você quer levar a sério a meditação da Palavra de Deus acabará encontrando a pessoa mais importante do mundo: você mesmo!
8º Pratique a gratidão
Pare já de reclamar. Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Aceite viver nesse planeta azul, e curta a viagem da melhor maneira possível. Lembre-se que ela tem fim, então faça bom proveito. Ajude ao próximo, seja uma pessoa sincera, alegre e procure trabalhar com amor. Aceite sua casa e seus bens. Aceite as pessoas como elas são e, principalmente, se aceite como você é, seu corpo, sua personalidade. Mas aceitar não significa se acomodar com os problemas e dificuldades da vida. Devemos buscar a força para mudar o que podemos mudar, e a aceitação para o que não se pode ser diferente. Viva com espírito de gratidão.
9º Pratique a arte da contemplação
Coloque essa meta em sua vida. Pelo menos uma vez por mês, tire um tempo significativo para contemplar a natureza e ver o quanto Deus é generoso e suas obras maravilhosas. Quem faz isso, com certeza vive com mais leveza e paz de espírito. Mais mar, as cachoeiras, o verde das matas, a beleza das flores, tudo isso contribui para que a vida ganhe mais significado. Às vezes, pisar descalço na terra faz um bem extraordinário. E não se esqueça, você é parte da natureza por isso contribua para a sua preservação.
10º Dialogue com Deus
Costumo dizer que a oração é a respiração da alma, quem não ora morre. Há muitas pessoas que estão vivas, mas espiritualmente mortas. Falar com Deus é uma das provas de que estávamos vivendo e não vegetando. É na oração que a nossa vida ganha sentido e nos faz crescer em todas as áreas da vida.

Um comentário: