Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

Bilhete único, O que é, Como fazer, perdi, tipos e dúvidas


bilhete unico em sao paulo Bilhete único, O que é, Como fazer, perdi, tipos e dúvidas em São Paulo

O que é o Bilhete Único

Lançado em 18 de maio de 2004, o Bilhete Único permite que o passageiro faça várias integrações de ônibus pagando uma única passagem dentro do período de três horas. Permite ainda fazer integrações com outros meios de transporte — Metrô e Trem — pagando um preço bem menor do que o valor cobrado. Isso, contudo, só acontece se a integração for feita em até duas horas da passagem pela catraca do ônibus. Vencido esse prazo, o usuário paga o valor normal da passagem

Bilhete único Escolar

O Bilhete do Estudante é requerido pelas próprias instituições de ensino. Informe-se na secretaria de sua escola/faculdade e diga que gostaria de se cadastrar no sistema a fim de receber seu Bilhete de Estudante. Depois precisa comparecer em um dos Postos de Atendimento da SPTrans, efetuar o pagamento do tipo de bilhete escolhido e entregar a fotografia. O Bilhete será enviado para a escola em 20 dias.

Bilhete único para Idoso

O Bilhete do Idoso garante a gratuidade no transporte aos usuários com idade acima de 65 anos. Solicitado através de cadastro nas Subprefeituras

Bilhete único Vale-Transporte

O Vale-Transporte é o bilhete do trabalhador, distribuido pelas empresas. Para pedi-lo,  é preciso que você cheque se a empresa para a qual presta serviços lhe dá esse direito, ir até o Departamento de Recursos Humanos e informar a quantidade de viagens feitas. Depois, é só dirigir-se a um dos postos autorizados e retirar seu Vale-Transporte.

Bilhete único Especial

O Bilhete-Especial foi designado á pessoas portadoras de deficiência, que ficam isentas do pagamento da tarifa em qualquer transporte público da cidade. É preciso checar se o tipo de deficiência dá ao passageiro esse direito.

Bilhete Integrado

Integrado – O Bilhete Integrado dá aos estudantes acesso a ônibus, metrôs e trens intermunicipais. Para tirar suas dúvidas quanto ao preço de tarifas e outros

Bilhete único Comum

O bilhete, o comum, como o próprio nome já diz, é o mais usado e pode ser requerido por qualquer pessoa. É só dirigir-se a qualquer posto autorizado da SPTrans pagar a tarifa de uma viagem (R$ 2,30) e mais 10 reais, que é o mínimo para a primeira carga do cartão. Pode ser adquirido por qualquer cidadão em um dos Postos de Atendimento da SPTrans, Postos Autorizados (bancas de jornal , padarias, mercados e etc.) e Casas Lotéricas, para tanto deve carregar no mínimo cinco (5) tarifas (R$ 11,50).

Onde posso carregar os créditos no Bilhete único?

Organizados por Bairro neste link

Perda, roubo ou bilhete quebrado

Caso seu cartão tenha sido roubado, ou se perdeu, foi quebrado ou inutilizado por alguma razão é preciso que você se dirija a um dos postos autorizados e o bloqueie, pedindo a emissão de segunda-via. É possível restituir os créditos do cartão antigo para o novo.
Caso o titular do cartão não possa comparecer para solicitação de uma segunda-via, ela pode ser feita por terceiros sob as seguintes condições:
- o portador deverá apresentar RG original ou cópia autenticada dele e do titular do cartão e o CPF do titular do cartão além apresentar procuração assinada pelo titular autorizando o bloqueio ou retirada do cartão.  (essa procuração é dada em qualquer posto da SPTrans sem custo). O novo cartão deverá ser retirado, após três dias, em um dos postos da SPTrans.

Onde posso tirar outras dúvidas sobre o Bilhete único ?

Na capital ligue para 0800 771 0118.
O serviço funciona 24 horas.
Demais municípios ligue 0800 055 0121, de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, e sábado, das 7 às 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário