Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2011

Os terroristas mais ricos do mundo.






Terroristas frequentemente recrutam seguidores e se vendem aos meios de
comunicação, retratando-se como combatentes pela liberdade que defendem os
oprimidos e lutando contra o mal. Isso não é para justificar o injustificável -
a matança de inocentes, homens, mulheres e crianças, e colocar o terror nos
corações de inúmeras pessoas, levando-os a viver com medo. Acontece que
muitos desses terroristas poderiam ter feito muito mais para o oprimido, simplesmente dando as suas
próprias fortunas imensas - em alguns casos herdados, em outros desviados, e ainda em outros casos
construídas a partir das atividades terroristas que dirigem.

Em 25 de dezembro de 2009, Umar Farouk Abdulmutallab embarcou em um vôo de Amsterdã com destino a Detroit com explosivos plásticos na cueca. Os explosivos não detonaram e ele foi detido pelas autoridades. O homem bomba das cuecas veio de uma das famílias mais ricas da Nigéria, onde seu pai era presidente do First Bank da Nigéria. Ao estudar na University College de Londres, ele residiu em um caro apartamento de £ 4.000.000 ($ 7 milhões de dolares ), muito longe dos problemas estudantis que a maioria enfrenta na Nigéria.

Velupillai Prabhakaran fundou o Tigres de Tamil, em 1976, para lutar por um Estado independente para o grupo étnico tâmil. Desde então até sua morte em 2009, Prabhakaran liderou a organização brutal que levou a cabo assassinatos de políticos do Sri Lanka, foi pioneiro no uso de cintos de explosivos em missões suicidas e até mesmo utilizar aviões de pequeno porte nos ataques. Em 2007, Janes Intelligence Review estimou que os Tigres Tamil tinham uma receita anual de US $ 300 milhões - tudo isso direta e indiretamente controlada por Velupillai Prabhakaran.


Patricia Campbell Hearst (San Francisco,20 de Fevereiro de 1954), mais conhecida como Patty Hearst, agora também conhecida como Patricia Hearst Shaw, é uma norte-americana herdeira de um império jornalístico e atriz ocasional.Patty é neta do magnata das comunicações William Randolph Hearst e tornou-se famosa em 1974, quando foi sequestrada por membros do Exército Simbionês de Libertação. Sofreu lavagem cerebral e passou a adotar o nome de Tania, juntando-se aos seqüestradores num assalto a banco. Sua atitude é explicada pela Síndrome de Estocolmo, quando a vítima sente simpatia pelo algoz. Ela foi presa e cumpriu parte da pena, até receber um indulto do presidente Jimmy Carter.Seu império de mídia da família ganha até US $ 5 bilhões em receita anual. Dá para ajudar muita gente.

Osama bin Laden não é apenas um dos terroristas mais conhecidos do mundo, ele é também um dos mais ricos. Membro de uma poderosa e abastada família da Arábia Saudita, ele herdou uma grande fortuna. Após 9 / 11 trouxe a atenção internacional e fez dele um nome familiar, sua fortuna pessoal era estimada em US $ 300 milhões, embora esta avaliação foi rebaixada a uma comparativamente insignificante $ 50 milhões. Se é de US $ 300 milhões ou 50 milhões dólares americanos ou em algum lugar no meio, é certamente bastante dinheiro para viver, embora provavelmente não há muito o que fazer em uma caverna nas montanhas afegãs, ele poderia ajudar muita gente com este dinheiro.

Em 1998, Thomas Murphy perdeu uma batalha de 11 anos de difamação contra o jornal Sunday Times, que o havia nomeado um membro do IRA e organizador das campanhas de bombardeio. Em 2004, a BBC incluiu-o na sua lista de Rich Underworld devido a uma fortuna estimada € 50 milhões ($ 75 milhões), construído pelo contrabando de gado, óleo e cigarros. Mas esta não era a única maneira em que ele estava usando suas habilidades com contrabando, supostamente ele ganhou um alto posto na IRA, pois ele fornecia armas e explosivos para uso em sua luta terrorista contra a Grã-Bretanha. Desde 2008, esteve envolvido em uma série de processos judiciais, tanto com os governos britânico e irlandês relacionados à evasão fiscal, contrabando e lavagem de dinheiro e já pagou £ 1.000.000 ($ 1,6 milhões).


Apesar de ser um Prémio Nobel da Paz, Yasser Arafat foi o fundador e líder da Fatah, uma organização que se juntou com a Organização de Libertação da Palestina em 1967. A OLP foi identificado pelos EUA como um grupo terrorista em 1987 e novamente em 2004, e pelo governo de Israel até 1991. Os membros da organizações da OLP tem cometido atos tão hediondos como bombardeio a ônibus escolares e assassinato de atletas israelenses nos Jogos Olímpicos. Em 2002, o chefe do exército israelense da Inteligência alegou que Arafat tinha um patrimônio líquido de mais de US $ 1,3 bilhão (com algumas fontes dos EUA que sugere que poderia ser tão elevado quanto $ 3 bilhões). Grande parte dessa fortuna pessoal é alegado de ter sido ganha diretamente a partir de fundos que eram destinados a aliviar o sofrimento do povo palestino.

Um dos fundadores do cartel de Medellín, na Colômbia, Carlos Lehder construiu uma vasta fortuna de quase US $ 1 bilhão do tráfico de drogas e de intimidação. Antes de sua queda, isso fez dele um dos homens mais ricos do mundo. Supostamente ligado às Farc e membro fundador de um grupo paramilitar criado para retaliar contra quem quer que prejudique os membros do cartel, ele esteve envolvido em vários assassinatos, seqüestros e atos de terror. Sua queda aconteceu quando o ministro da Justiça colombiano foi assassinado em 1984, e o presidente da Colômbia, preocupado em sofrer o mesmo destino, se rendeu a pedidos de extradição dos EUA. Ele está cumprindo uma pena de prisão de 55 anos nos Estados Unidos, apesar dos boatos persistentes de que ele foi secretamente libertado em 1995.

Um ex-primeiro ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra foi deposto em um golpe militar em 2006. Patrimônio líquido de sua família é estimada em entre US $ 2 bilhões e US $ 3 bilhões, embora muito do que foi congelado desde que ele foi deposto, apesar de sua tática de registrar bens e contas em nomes de várias crianças e seus familiares. Enquanto ele já tinha sido procurado em conexão com acusações de corrupção, em 2010, uma corte tailandesa emitiu um mandado de captura internacional para a Thaksin, acusado de terrorismo, acusando-o de fomentar violentos protestos políticos em que mais de 80 pessoas morreram. Ele permanece foragido.

O homem mais procurado da Índia e uma figura proeminente do crime organizado internacional e lavagem de dinheiro, Dawood Ibrahim é suspeito de planejar atentados de Bombaim de 1993 e a participação em 2008 ataques em Mumbai. Devido a essas alegações, e suas conexões com a Al-Qaeda, ele foi identificado como terrorista mundial pelos Estados Unidos e da Índia e está na lista de procurados da Interpol. Apesar das sanções sobre seus bens e contas bancárias, acredita-se que o seu vasto império é entre US $ 6 bilhões e US $ 7 bilhões, com algumas fontes estimando que poderia ser acima de $ 20 bilhões.

Este senhor da droga colombiano foi um dos mais ricos criminosos que já viveram. Com um patrimônio pessoal de US $ 25 bilhões em 1989, há histórias dele queimando $ 2 milhões em notas de papel para manter sua filha aquecida. Quando, em 1986, ele decidiu entrar na política, ele se ofereceu para pagar pessoalmente a dívida do país $ 10 bilhões. Esta imensa fortuna foi construída através de tráfico de cocaína, e quando o governo colombiano fez barulho sobre a extradição, o Cartel de Medellín, que ele dirigia, começou uma campanha sustentada pelo terrorismo contra o governo. Entre os assassinatos políticos e os assassinatos de policiais e civis, o cartel pode ter matado mais de 3.500 pessoas, e muitos de cujas mortes foram encomendadas diretamente por Pablo Escobar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário