Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

5 Passos para a democracia




Eu poderia adicionar essa campanha como pérola, mas é sério demais para isso.

Inúmeros jornais e revistas postam todos os dias modos de combater a corrupção, mas nem sempre isso tem a devida atenção que merece.

Por isso, a xiz-de usa seu pingo de democracia (que já está quase seco) para listar os cinco passos para a democracia:

5 Passos para a democracia:

Passo 1: Não Reeleja
Parece piada, mas é sério. Se sempre elegermos os mesmos candidatos, teremos certeza que a corrupção nunca vai acabar, pois não sabemos quem é o corrupto, mas sabemos que alguns daqueles que estão lá são corruptos. Ou seja, se sempre os mesmos são eleitos, o seleto grupo de corruptos (ou seria a grande maioria) estarão lá novamente pelos próximos anos.
O que as campanhas propõem seria apenas: vote em quem nunca foi eleito. Provavelmente eles serão corrompidos em pouco tempo, mas pelo menos não terão tanta experiencia em robalheiras e terão mais vontade de exercer a profissão do que os veteranos.
Passo 2: Ficha Limpa

O "bem repercutido" caso da ficha limpa já poderia estar em vigor, caso os prórpios politicos não tivessem negado o projeto, com "bons" argumentos (na verdade haveria falta de candidatos). Na minha humilde opinião, a campanha ficha limpa será, com certeza o principal passo da caminhada rumo a democracia brasileiro.
A ficha limpa seria uma lei onde os politicos só poderiam se candidatar se tivessem "fihca limpa", ou seja, que nunca tivessem se envolvido em escandalos e/ou casos de corrupção.

Passo 3: Ficalização

Escolas e meios de comunicação pregam isso o tempo todo. Somos nós que elegemos os politicos, portanto, somos nós que devemos cobrar o que foi prometido.
Não existe a história de enrolação, ou faz ou não faz. Essa deve ser a verdade. Muitos programas humoristicos, tais como CQC criticam a forma politica e cobram de um jeito humoristico os deveres dos politicos. Mas o que o povo não percebe, é que são atitudes como aquelas que realmente obrigam um politico a exercer seu cargo a favor daqueles que realmente deve ser exercido: o povo que o elegeu.

Passo 4: Educação Política

O mundo hoje separou aqueles que conhecem os politicos e os que não tem conhecimento algum sobre o assunto, os chamados ANALFABETOS POLÍTICOS.
São os analfabetos políticos que elegem um candidato, pois a maioria da população na tem conhecimento nenhum de seus direitos.

O governo, numa longa série de anos, vem manipulando a população de uma forma pra que ela pense que está sendo bem atendida e que os governantes tem carinho e apreço por seus eleitores.
Só se aprende sobre política, realmente na faculdade. É muito dificil que, numa escola pública se ouça falar de política da forma que ela realmente funciona.
Para um político é cômodo que as pessoas saibam só o necessário sobre ciencias politicas, que seriam apenas duas: Votar e apoiar. Se todos os brasileiros tivessem um pingo de educação politica, com certeza a coisa não estaria do jeito que está hoje.

Passo 5: Honestidade

Como disse, certa vez, Luiz Carlos Prates, colunista do Diário Catarinense, "Honestidade não é virtude, é obrigação." As pessoas crescem acreditando que a honestidade é virtude. Isso automaticamente se repele, causando um impacto onde a honestidade é rara, é para poucas pessoas.
Temos que ter em mente que ser honesto não é uma opção, mas sim uma obrigação. Não é questão de escolher estar certo ou errado. Se queremos cobrar honestidade de um político, devemos ser honestos desde devolver o troco errado no supermercado até procurar o dono de uma maleta cheia de dinheiro, e que, caso não encontrado, entregar o dinheiro para a polícia.
Se depois disso ouver algum tipo de corrupção, ai a culpa não é mais sua, mas pelo menos a sua parte está feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário