Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Memórias traumáticas podem ser neutralizadas

Cientistas afirmam que conseguem apagar memórias associadas ao medo.
Memórias traumáticas podem ser neutralizadasCientistas americanos dizem que, quando uma experiência traumática é relembrada, ela pode ser transformada de memória negativa para positiva.
Eles explicam que quando e experiência é relembrada, começa um período de seis horas (chamado de “janela de reconsolidação”) que pode fazer com que a memória seja neutralizada.
No experimento, voluntários foram conectados a eletrodos para que recebessem choques quando expostos a imagens de quadrados com cores diferentes.
O objetivo, que era fazer com que os participantes sentissem medo, de fato ocorreu.
Após um dia, os pesquisadores trabalharam para neutralizar o medo, fazendo com que os voluntários ficassem expostos novamente a mesma imagem, porém sem que recebessem choques.
Os resultados mostraram que a técnica funcionada, porém apenas se o participante é encorajado a recordar a experiência dentro do período da janela de reconsolidação (seis horas) até o início do tratamento.
Além disso, os pesquisadores constataram que o tratamento bloqueou o sentimento de medo apenas em relação ao quadrado com a cor específica, a qual a lembrança estava associada, o que indica que a neutralização da memória é bem específica.
De acordo com a chefe da equipe, Elizabeth Phelps, da New York University, talvez o tempo tenha um papel mais importante no controle do medo do que pensávamos.
Ela explica que a memória reflete o último resgate que fizemos dela, ao invés de um relato exato do evento original.
Phelps acrescenta que os resultados indicam que uma abordagem natural, não farmacológica é mais efetiva para administrar memórias emocionais.
Os pesquisadores esperam que seu trabalho ajude pessoas que sofrem de condições como o transtorno de estresse pós-traumático.
Para Phelps, as pessoas precisam se dar conta de que a memória é amedrontadora e não a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário