Páginas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Faça sua progressiva durar mais tempo

Uma progressiva transforma seu verão. Dá para pegar a praia sem neuras, pensando na festa de mais tarde ou no sufoco que seria dar uma ajeitada no cabelo depois de um dia inteiro com ele embaraçado. Mas não é porque os fios ficaram lisos que, agora, estão imunes às agressões. "O alisamento só muda a estrutura do cabelo, não é um tratamento" , afirma a cabeleireira Gabriela Borges, do Sophi Coiffeur.(faça uma avaliação gratuita de beleza)

Para manter o brilho e a maciez dos fios, assim como adiar a necessidade de retoques na raiz, a melhor maneira é caprichar nas hidratações. São necessárias aplicações em casa e no salão , recomenda a especialista. Isso porque os cuidados profissionais são mais profundos, enquanto aqueles que você mesma faz são perfeitos para manutenção. Segundo Gabriela, nas hidratações feitas no salão, são utilizadas técnicas manuais, que aceleram o aquecimento do produto. Isso faz com que o efeito nos fios seja mais eficaz. Também usamos o vaporizador, que aumenta a ação do produto.

Mas também é importante usar produtos de proteção solar, principalmente se o cabelo tem alisamento e tintura , diz. Além do ressecamento, os loiros ficam mais amarelados e os vermelhos ou castanhos, desbotam .(cuidados para pintar os fios em casa)

Dar uma folga no xampu também ajuda e trate de riscar as fórmulas de limpeza profunda da sua lista de compras. Elas, literalmente, fazem sua progressiva descer pelo ralo. Já existem kits de manutenção para progressiva, são produtos que podem ser usados diariamente sem comprometer a duração do tratamento , indica a cabeleireira.

Fora isso, não deixe de reparar nas mudanças que seu cabelo tem apresentado. Isso porque as hidratações são divididas em vários grupos: há aquelas para cabelos sem brilho, danificados, que quebram facilmente e assim por diante. Daí que um bom diagnóstico é fundamental.


Nos casos de ressecamento mais intenso, nem pense duas vezes em investir algum dinheiro num xampu e num condicionador profissionais. Eles realmente são bem mais caros do que os vendidos no supermercado. Entretanto, a diferença de resultado compensa. Eles são bem mais específicos do que as fórmulas populares, além de apresentarem efeito bem mais rápido, característica determinante no caso de um cabelo muito fragilizado , diz a especialista do Sophi Coiffeur. (cortes repicados diminuem o volume)
E, definitivamente, esqueça a idéia de tentar achar uma solução sozinha. Isso só piora tudo. A escolha errada do produto ou mesmo a aplicação indevida podem, simplesmente, não adiantar nada ou, pior, até pôr tudo a perder. O estado dos fios piora muito e a recuperação torna-se cada vez mais difícil , finaliza a cabeleireira.

Progressiva longa-vida1. Use creme com proteção solar
2. Faça hidratações em casa pelo menos uma vez por semana
3. Faça uma hidratação mensal no salão
4. Nunca use xampus de limpeza profunda
5. Analise sempre seu cabelo e use produtos de acordo com o estado atual dele
A mais nova arma contra os cabelos rebeldes é a escova progressiva que, como o próprio nome diz, a escova progressiva é um tratamento gradual, que garante, a partir da segunda aplicação, um cabelo mais liso e brilhoso. O produto pode ser aplicado semanalmente e o alisamento dura cerca de dois meses.

O processo começa com uma lavagem, em que é utilizado um xampu para dilatar as cutículas e, assim, aumentar o poder de absorção dos cabelos. Em seguida, os fios recebem o produto Non-Frisé, que é espirrado em toda a extensão do cabelo, mecha por mecha. Em seguida, o cabeleireiro faz uma escova e, dependendo do efeito desejado, chapinha para modelar os fios. O produto, de forma mecânica, fecha as cutículas, selando a fibra capilar. Para garantir os resultados, é preciso ficar 48 horas sem lavar o cabelo.



Nem tudo é bom

Um tratamento para alisar os cabelos e que se tornou moda nos salões pode causar danos à saúde, segundo especialistas. A restauração capilar ou escova progressiva embeleza, mas é feita com produto muito ácido (contendo ácido fórmico ou formol), que causa forte irritação nos olhos e na garganta. Dermatologistas também dizem que é preciso ter cuidado com esses tratamentos à base de formol e de chapas quentes para embelezar os cabelos. Uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária do Rio fez vistorias em salões da cidade e recolheu amostras do produto. Por lei, todos os cosméticos precisam ser registrados ou autorizados pelo órgão. Só no último mês, a Vigilância recebeu 56 reclamações sobre a escova progressiva.



As primeiras análises do produto indicaram pelo menos 18 substâncias químicas na fórmula da escova progressiva, inclusive formol. Essa substância pode acelerar a queda de cabelo, produzir coceira e descamação do couro cabeludo. Essas fórmulas não foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quem faz progressiva conhece o problema: passados uns dias do tratamento, o cabelo começa a arrepiar e fica com as pontas muito ressecadas, mesmo aplicando máscaras especiais semanalmente. Se você tem algum tipo de colação nos fios, seja tintura, luzes ou reflexo, sofre ainda mais com a falta de brilho e movimento.Para contornar a situação, sem precisar voltar a ser escrava do secador, a escova de flores é uma ótima opção. À base de queratina, produtos ortomoculares e de algumas flores, como rosas e orquídeas, o tratamento hidrata e dá brilho ao cabelo, além de mantê-lo liso por mais tempo.

A escova de flores é ideal para quem está com o cabelo muito ressecado pela ação do tempo ou da química. O volume e os arrepiados diminuem na hora , afirma o cabeleireiro Anysio Estevão, da Clínica Più Bella Capelli, no Rio de Janeiro. O profissional é responsável pelo visual da atriz Ísis Valverde, que acaba de experimentar os efeitos da novidade.

A hidratação profunda chega a durar três meses. Mas esse período pode ser menor se a cliente lavar os cabelos todos os dias, por exemplo, ou tiver os fios muito danificados por químicas recentes , afirma Anysio. A cera e os polímeros encontrados nas flores trazem resultados imediatos. A mulher nota a diferença na hora que deixa o salão, porque o cabelo sai limpo, ela pode até prender se quiser .

Em casa, a manutenção é feita com o xampu e o condicionador indicados para o seu tipo de cabelo. Simples assim. O uso de anti-resíduos está proibido, porque ele abre a cutícula (camada externa dos fios) e acaba fazendo com que os ativos da escova de flores percam o efeito antes do previsto.

O tratamento é bem rápido e sem cheiro ruim. Primeiro, lavamos o cabelo com o xampu anti-resíduos, que deixa as escamas abertas para a penetração da queratina. Em seguida, o excesso de água é retirado com a toalha e o secador. Então, passamos a máscara composta de pétalas e polinizantes de flores. A aplicação é feita mecha por mecha, para garantir uma hidratação por igual. Para finalizar, é feita a escova e a prancha , afirma Anysio.

A combinação de flores, usada no processo, também varia. Ela será de acordo com a tintura ou a cor natural dos fios: os claros recebem uma fórmula feita à base de flores claras. Já as escuras são tratadas com uma combinação de pigmentos de cores fortes. A escova d flores custa a partir de R$ 120, de acordo com o comprimento do cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário