Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

7 mitos e verdades sobre relacionamentos

Pesquisas revelam a realidade por trás de sete grandes lendas dos relacionamentos. Acredite se quiser: até a máxima "os opostos se atraem" foi por água abaixo!

 

Casal abraçado
Afinidades fazem bem ao relacionamento
 

 

 

1. Os opostos se atraem mesmo?

Na maioria dos casos, não. "Os semelhantes é que se aproximam, pois os pontos em comum harmonizam a relação", diz o psicólogo Thiago de Almeida. Há, inclusive, um nome para isso: o princípio da homogamia. Segundo o psicólogo Ailton Amélio da Silva, autor do livro O Mapa do Amor (Ed. Gente, R$ 42,90), esse conceito foi comprovado por vários estudos. Um deles analisou desde casados a parceiros que se conheciam havia um mês. Resultado: a maioria tinha idade, raça, nível educacional e religião semelhantes. Ou seja: a atração entre esses casais ocorreu devido às afinidades! "As pessoas parecidas trazem lembranças positivas", diz o autor.

O outro lado

No entanto, ser igual pode ser problemático: “Não é saudável quando a pessoa não traz nada de novo à vida do parceiro”, diz Thiago. Portanto, o ideal é dosar: encontrar pontos em comum sem deixar as surpresas de lado. “Ter os mesmos gostos facilita a convivência, mas o que a sustenta é o vínculo afetivo”, afirma a psicóloga Mariana Chalfon.

2. O homem pensa mais em sexo do que a mulher?

Siiiim! "Isso porque o homem vive mais a sexualidade, ou seja, fantasia mais do que a mulher", explica Celso Marzano, urologista e autor de O Prazer Secreto (Ed. Eden, R$ 40). Uma pesquisa feita pela empresa Onepoll, que entrevistou 3 mil ingleses, comprovou o fato: os rapazes pensam em sexo 13 vezes por dia. Já as mulheres, apenas cinco! Além disso, quase um terço dos moços disse que, logo ao acordar, já lembram "daquilo". "Nessa hora, a produção de testosterona, hormônio responsável pelo desejo sexual, é maior", diz Celso.

Sem machismo

Mas não vale a pena levar isso ao pé da letra. Carla Cecarello, sexóloga e consultora da empresa de produtos eróticos Rede Mel*, diz: "Senão, parece que eles podem tudo e nós, nada”=". Afinal, as mulheres também precisam de sexo! "A diferença é que necessitamos de mais para nos motivar. Já o homem se estimula a fazer sexo sem amor - e é isso que passa a impressão que ele pensa mais sobre o assunto!"

3. Morar junto antes de casar diminui a chance de separação?

Nada disso. Em janeiro, o Journal of Family Psychology divulgou um estudo que derruba essa ideia. Foram entrevistados mil casais - juntos há, no máximo, dez anos -, para avaliar o potencial de divórcio. Vale dizer que 40% deles não viveram juntos antes do casamento, 43%, sim e 16%, apenas após noivarem. Conclusão: 19% dos casais que moraram juntos antes do casório pensaram em se separar - contra 12% dos que se uniram após o compromisso e 10% dos que esperaram pela celebração. Os pesquisadores acreditam que a taxa de separação é maior entre quem morou junto devido ao fato de esses casais possivelmente terem optado por oficializar a união por mero comodismo.

Vale tentar

Apesar disso, a psicóloga Sandra Samaritano recomenda que o casal divida, sim, uma casa antes de assinar os papéis: "Ao morar junto, pode-se descobrir o que é, de fato, o casamento. E o melhor: sem rotular a relação".

4. Eles se declaram antes delas?

Por incrível que pareça, uma pesquisa contraria a ideia de que os moços não demonstram sentimentos. Feito pelo jornal inglês Telegraph, o levantamento mostrou que o homem leva sete meses para dizer à parceira que a ama - já a mulher precisa de um mês a mais para se declarar. "Isso tem relação com mecanismos da consciência e do hormônio testosterona", diz o psicólogo Thiago de Almeida. "Esse hormônio, que regula a paixão e o comportamento sexual, está muito mais evidenciado no homem do que na mulher." Ou seja, dominado pela ação dessa substância, ele fala o que está sentindo, sem diferenciar bem o que é desejo sexual ou sentimento.

Vá com calma

Por agir no impulso, o moço pode esfriar a atitude depois. "Ele não chega a falar que ama a parceira apenas pelo sexo. Mas é possível que, depois da conquista, o homem não se comporte da mesma maneira que antes", afirma o especialista.
Casal bebendo em festa
Os casados transam mais do que os solteiros, sabia?

 

Saiba como ativar os cinco sentidos e tenha muito prazer no sexo

Conversamos com um time de sex trainers sobre como usar visão, paladar, olfato, tato e audição para apimentar suas ousadias na cama!


Casal com fantasias
Homens se excitam apenas pelo olhar

Visão


"Homens se excitam apenas pelo olhar, pois têm visão mais focada (já a da mulher é periférica)", explica a sex trainer Rita Rostirolla. Cores quentes - como amarelo, laranja e, especialmente, vermelho - são estimulantes. Abuse dos tons!

Divirta-se!

1. "Use velas e prepare uma bandeja de frutas e drinques para fazer uma noite tropical", indica a sex trainer Fátima Mourah. A intensidade da luz fica a seu critério, desde que ele possa observá-la! Permita que o gato a admire enquanto faz uma dança sensual ou um striptease. Outra tara masculina é ver a parceira se masturbado, um show no qual os dois aproveitam!
2. Use cada dia uma calcinha de cor diferente. Mande mensagens instigando o parceiro a descobrir a cor daquele dia. Se ele acertar, tem direito a um prêmio!

Paladar


Ao usar a boca podemos ativar rapidamente zonas erógenas do cérebro. Turbine esse poder com alimentos como morango e chocolate, considerados afrodisíacos, e terá um festival de prazer e desejo sexual.

Divirta-se!

1. "Para atiçar o paladar, o jogo entre quente e frio é ideal", garante a sex trainer Elis Ângela Medeiros. Cubra os olhos do gato e derrame um pouco de chocolate derretido em sua língua. Em seguida, beije-o com um gelo na boca.
2. Vende o moço e faça-o experimentar alguns alimentos. Em seguida, peça que repita o ritual com você. Vale "limpar", com a língua, gotas de chocolate que escorrerem pelo corpo do parceiro."Canetas com tinta comestível também são uma ótima opção", sugere a terapeuta sexual Fátima Protti.

Olfato


Cheiros atuam no subconsciente. Por isso, um perfume pode ativar nossa memória a recordar pessoas ou momentos de prazer. O mais aguçado sentido na maioria dos animais é essencial no jogo de atração entre homens e mulheres.

Divirta-se!

1. "Experimente pingar um pouquinho de seu perfume na região da virilha", aconselha Fátima Mourah. Assim, toda vez que ele sentir esse cheiro, irá se lembrar de você e desse delicioso momento.
2. Prepare o ambiente com velas aromatizantes, que criam um clima sensual. Use cremes com perfume suave para o corpo ou, se preferir, mantenha seu cheirinho original. Outra dica de Fátima Protti é lavar os cabelos com chá de hortelã natural. Você ainda pode passar perfumes diferentes pelo corpo e pedir para ele descobrir os vários odores.
Morango na boca
Ao usar a boca podemos ativar rapidamente zonas erógenas do cérebro
Foto: Getty Images

Tato


É o sentido mais desenvolvido e valorizado pela ala feminina. "Afinal, desde pequenas somos estimuladas a beijar e abraçar para demonstrar afeto", explica a terapeuta sexual Fátima Protti. Por isso, pode nos dar mais prazer do que o próprio ato sexual!

Divirta-se!

1. Vestida apenas com um robe, peça que ele tire a roupa e se deite. Em seguida, abra o robe e mostre seu corpo nu. Depois de provocá-lo visualmente, peça-lhe que feche os olhos e comece a acariciá-lo, usando mãos e corpo. "Repita três vezes cada movimento", diz Fátima Mourah.
2. Géis que esquentam ou esfriam podem proporcionar sensações incríveis para ambos. Explore o corpo do seu parceiro e permita que ele faça o mesmo com o seu. Entregue-se completamente!

Audição


Há quem menospreze esse sentido, ignorando a enorme influência da audição no desejo sexual. "Frases como 'eu te amo', 'você está linda' ou algo picante ao ouvido podem nos excitar em segundos", atesta a sex trainer Rita Rostirolla.

Divirta-se!

1. Uma ligação no meio do dia, dizendo o que pretende fazer com o gato mais tarde, com voz sensual, já fará sua imaginação ir longe. Outra dica é ligar para o parceiro como se fosse uma atendente de telessexo.
2. Não esqueça os gemidos! "Esse é o diálogo sexual", diz Elis Ângela Medeiros.

Show completo: que delícia!


Pouco antes da chegada do sortudo, coloque uma música que tenha a ver com o clima. A melodia estimula nossa imaginação e criatividade. Vista uma bela lingerie, com a qual se sinta sexy e confiante. Então, borrife no ar um pouco de seu perfume para que ele associe o cheiro a uma boa experiência. Vende o gato e, com um pano ou algemas, prenda-o na cama. Depois, ofereça morangos ou chocolate em sua boca. Permita que ele saboreie esses alimentos afrodisíacos beeem devagarzinho. Tire a venda sem deixar que ele a toque - por enquanto! "Agora, você pode fazer um striptease caprichado ou mesmo uma dança sensual", sugere Fátima Mourah. Para finalizar, solte os braços do parceiro e entreguese! Lembre-se: abusar de todos os sentidos é uma forma de fortalecer a relação, aumentando a intimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário